Clássico’s diário #23 — Os melhores são aqueles que nascem com conhecimento. Em seguida vêm aqueles que adquirem conhecimento por meio do estudo”.

Os analectos de Confúcio.

João Vitor Alves
2 min readOct 27, 2017
google.com

O mestre disse: “Existem, presumivelmente, homens que inovam sem possuir conhecimento, mas essa é uma falha que não tenho. Faço amplo uso de meus ouvidos e sigo o que é bom daquilo que ouvi; faço uso dos meus olhos e retenho na minha mente o que vi. Isso constitui o melhor substituto para o conhecimento inato”. — Analectos de Confúcio.

Presumivelmente há pessoas que já nascem com conhecimento, conhecimento de berço, acho que é uma educação familiar, cultural, memes culturais?!; e outras que correm atrás para compensar com o estudo. O texto dado a Confúcio instrui à prática da educação: 1. fazer uso amplo dos ouvidos e seguir o que é bom daquilo; e 2.fazer uso dos olhos e reter na mente aquilo que se viu.

Preste atenção no Yoda, se precisar volte à imagem acima. Repare nas duas orelhas grandes e largas, sempre prontas para ouvir — mais do que para falar (perceba a boca pequena). O casaco aberto e o peito pronto para abraçar e acolher novas ideias, sem a teimosia típica daqueles que ouvem apenas a si mesmos. Contemple as unhas grossas e longas, numa importante referência à passagem do tempo, à velhice e à experiência de quem já passou por muita coisa. Perceba seu cajado, sempre mantendo uma conexão de seu corpo com a terra.

Precisamos de outros arquétipos.

Os analectos foram traduzidos do inglês por Carolina Chang de um texto traduzido do Chinês para inglês por D. C. Lau. — É uma língua realmente bem difícil de se compreender. A descrição do Yoda ‘eu roubei’ do Felipe Miranda da Empiricus Research com toda admiração e respeito.

De qualquer maneira, obrigado pela sua atenção, estou a disposição, conecte — se.

--

--

João Vitor Alves

26, Brazil 🇧🇷 . Farmacêutico, estudante de acupuntura clássica chinesa e aspirante à Terapeuta Floral.