Clássico’s diário #24 — “Não há razão de buscar opiniões de um Cavalheiro que, apesar de aplicar seu coração no Caminho, tenha vergonha da comida simples e de suas roupas pobres.”

Os Analectos de Confúcio — Livro III

João Vitor Alves
2 min readOct 31, 2017

O mestre disse: “Os erros de um homem são condizentes com o tipo de pessoa que ele é. Observe os erros e você conhecerá o homem. — Confúcio.

Porque que é tão difícil conhecer as pessoas? Será que a gente passa tempo demais criando imagens idealizadas delas que quando cristalizadas em nosso imaginário a gente acaba bloqueando o livre fluxo de criatividade de cada um? Será que agente não se dá o tempo necessário para observar seus erros? – Observar sem julgar? QUE DIFICULDADE! Eu não sei… eu não sei. Gostei do conselho de Confúcio, talvez seja isso mesmo… precisamos de aprender a observar mais, escutar mais e falar menos, parece clichê mais é verdade. Talvez assim podemos conhecer melhor o outro e aí quem sabe nos entender também! Mas de qualquer maneira a resposta à primeira pergunta me parece passar pelos meus dedos sem eu compreender nada.

Grande abraço!

--

--

João Vitor Alves

26, Brazil 🇧🇷 . Farmacêutico, estudante de acupuntura clássica chinesa e aspirante à Terapeuta Floral.