Clássico’s diário #19 — Porque as pessoas se revoltam.

João Vitor Alves
2 min readOct 13, 2017

--

Tao Te King — Lao Tsé

O povo sofre, quando é explorado pelos chefes. O povo se queixa, quando os chefes não o deixam em paz. E por isso se revolta o povo nem teme a morte, quando os chefes se arrogam o direito sobre a vida. E isto nasce do fastio da existência. Mais sábio é quem não se apega à vida do que aquele que se apega. — Lao Tsé.

Do governo ao trabalho , não sei se você sente isso, mas é sentir a impressão — as vezes muito real por sinal — de estar sendo explorado, pelos políticos, pelos chefes, pelos pais, pelas pessoas em geral… como disse Lao Tsé: isto nasce do fastio da existência. E eu não sabia o que é fastio segundo Oxford ‘Fastio’ significa: 1) falta de fome, de apetite; 2) sentimento de repugnância ou de aversão; 3) sentimento de enfado, aborrecimento, tédio. Aí Lao Tsé fecha falando sobre não se apegar a vida, acho que ele foi breve. Não sei direito ainda se é uma condição física que leva à essa impressão, ou se é o ambiente que leva a condição física de falta de apetite e tudo o mais, estou apostando as fichas de que seja uma condição física que leva à essa impressão.

Essa impressão — de estar sendo explorada — não entendo ainda direito, por hora estou achando interessante a longo prazo parece desastrosa. Talvez seja por isso que Lao Tsé diz que o mais sábio é quem não se apega à vida do que aquele que se apega.

--

--

João Vitor Alves

26, Brazil 🇧🇷 . Farmacêutico, estudante de acupuntura clássica chinesa e aspirante à Terapeuta Floral.