É possível conquistar o mundo com uma flecha só

Antes de olhar para o céu, salve este mundo inteiro que há dentro de você.

O dia começou. Aquela caixinha chamada celular exige o seu tributo em forma de notificações. Correndo para o trabalho, o café da manhã apressado, um gole no café frio, o frio do ponto de ônibus, amontoado com outras pessoas, sem calor e sem paixão. Quantos pensamentos acelerados estão acontecendo ao mesmo tempo? Quantos estão olhando, de soslaio, pensando que qualquer um está em situação melhor, menos você?

Um milhão de textos sobre a robotização já foram feitos e mais um milhão serão criados. Um milhão de narrativas questionando a própria realidade serão esboçados. Queremos todos nos comunicar, queremos ser ouvidos, queremos dar sentido a este pedaço de existência que nós somos.

Mas você sabia que é possível conquistar o mundo com uma flecha só?

O objetivo. O objetivo está ali, aguardando. Alguns objetivos se movem, alucinados, tão enlouquecidos quanto os ditames nervosos desta dita Era da Informação na qual estamos imersos. Outros objetivos estão parados no tempo e no espaço, aguardando um pequeno empurrão para se tornarem vivos e ativos novamente. A maioria provavelmente está nesse meio termo. Qual é o objetivo que você nasceu para alcançar? O que você mais deseja realizar antes de chegar a sua hora?

Dizem que temos de ter planos B, C, D, X, Y, Z. Dizem que temos de ter sempre os dois pés fincados no chão. Dizem que temos de esquecer essa coisa de sonho, porque sonho é só pra quem é rico, só pra quem tem herança. Meritocracias, discursos, ideologias. Polarizações. Na extrema falta do que fazer, estamos sempre buscando a próxima pauta para nos digladiar.

Não há receita de nada. Não há sentido real para nada. Não existem duas realidades que sejam exatamente iguais. Não tem manual prático de coisa alguma aqui. Ninguém aqui vai dizer pra você largar tudo e ir buscar os seus sonhos. E as contas pra pagar? Se vira.

Então… o que você quer? O que você almeja alcançar? O que é que você precisa realizar, de algum jeito, antes que chegue a sua hora de deixar o mundo?

É possível conquistar o mundo com uma flecha só. Seja o que for que você deseja fazer, faça. Há maneiras. Há caminhos. Há soluções. Quais? Você é quem tem de descobrir. Desvendar a sua jornada faz parte da sua missão para consigo mesmo. Desbravar as veredas que levarão à realização do seu sonho cabe a você, e a ninguém mais.

Portanto, foque. Não adianta tentar se enganar com atalhos. Não adianta continuar mentindo para si mesmo que não é possível sem nem mesmo tentar. Ao mesmo tempo, respeite as suas próprias limitações. Nem tudo pode ser superado única e exclusivamente com força de vontade. Excesso de cobrança não adianta nada, só atrapalha e te coloca pra baixo. Como equilibrar? Eu não sei, ainda estou buscando entender. Se vira. Respeite o seu tempo. Aliás, o tempo possui o seu próprio tempo…

A sorte foi lançada. Atire a flecha.

Depois, me conte o resultado…