Como me tornei uma freelance
Uma pergunta que sempre ouço é “como me tornei freelance”. Bem, gosto de dizer que eu não escolhi essa carreira, ela quem me escolheu! =)
Eu sempre tive uma escolha muito bem definida: quando eu me tornasse mãe, eu não trabalharia fora mais. Pelo menos, até que meus filhos fossem grandes e “independentes”. E foi essa decisão que fez eu me tornar uma profissional freelance.
Eu me casei em 2011, aos 25 anos de idade. Decidimos, eu e meu esposo, que não queríamos esperar muito para termos filhos e com isso, no nosso 1º aniversário de casamento, nasceu nossa primeira filha. Na época eu trabalhava em uma empresa particular, fazendo serviços de cartório, e tive uma licença maternidade de 6 meses. Para minha surpresa e alegria, poucas semanas antes do fim da minha licença, eu descobri que estava grávida do meu 2º filho. Para mim, foi uma ótima notícia. Para os meus empregadores, não! Eles queriam muito me demitir e até me pediram para fazer uma carta de próprio punho afirmando que não estava grávida, para que eles pudessem me demitir (o que eu não fiz, é claro!). Enfim, meu 2º filho nasceu e quando retornei da 2ª licença maternidade, eles nem me deixaram voltar ao trabalho: no dia que minha licença venceu, eles me ligaram me informando que no dia seguinte eu já seria desligada da empresa!
Foi ai que minha carreira freelance começou. Eu tinha dois filhos pequenos, não queria mais trabalhar fora para poder cuidar deles, mas não queria ficar sem trabalhar: não queria e não conseguia. Sempre trabalhei e adorava trabalhar, não queria parar totalmente. Então, conversando com alguns amigos e familiares sobre isso, meu irmão me falou sobre a Workana. Me explicou como funcionava o trabalho freelance e eu resolvi pesquisar sobre o assunto. Foi então que percebi que eu poderia encontrar uma forma de trabalhar através da minha casa e ainda cuidar dos meus filhos, como eu sempre sonhei! E foi assim que me tornei uma profissional freelance há mais de 1 ano atrás. No início não foi fácil, mas valeu a pena…
No próximo texto eu falo mais como foi minha jornada até conseguir o 1º trabalho e depois, outra longa jornada, até o 2º…. rs