A importância da representatividade negra

Representação negra. Estas duas palavras sempre tiveram um peso muito grande para mim,já que passei parte da minha infância e adolescência encontrando algum tipo de referência negra nos meus pais e alguns familiares. A primeira boneca que ganhei quando criança era um bebe branco e todas as bonecas Barbie que tive também eram. Lembro que quando minha irmã mais nova ganhou uma boneca bebe negra fiquei tão feliz quanto ela e nessa época eu já devia estar com 14 anos de idade.

Começar esse texto com um relato do quanto senti falta de me sentir representada nos brinquedos e em outras aéreas na infância, talvez faça com que você entenda como está sendo importante o surgimento de bonecas negras no mercado. Lançada ano passado pela mattel a boneca inspirada na cineasta Ava DuVernay, é negra com cabelos naturais, usa tênis,acompanhada de uma cadeira de diretora de cinema e a modelo caribenha Mala Bryan lançou esse ano uma linha bonecas estilo Barbie,com a pele negra em diferentes tons,cabelo afro com vários penteados.Os bonecos do personagem Finn (John Boyega )do filme Star Wars,trouxeram um pouco de representação ao meio ‘nerd’.

Imgem Divulgação

O sentimento de felicidade, satisfação e representatividade do menino Matias Melquíades de 4 anos , que ganhou o boneco Finn de sua mãe é expressado na sua fala:“É pretinho igual a mim”. Esse foi o sentimento que tive ao ver a boneca negra da minha irmã há seis anos e vários outros meninos sentem o mesmo, ao perceber que pela primeira vez podem enxergar-se em um boneco.

Instagram John Boyega

Você pode achar que não, mas representação é importante sim e a discussão não é válida apenas no caso da racial. Como crianças negras irão se imaginar sendo médicas, professoras, cineastas, artistas ou qualquer outra profissão,se não enxergam pessoas parecidas com elas nesses cargos ou em representações de filmes?

Na questão do cinema e da TV americana, no ano passado já tivemos algumas conquistas Ava DuVernay, sendo a primeira mulher negra a ter um filme indicado ao Oscar pelo filme Selma,Viola Davis a primeira mulher negra a ganhar o Amy de melhor atriz dramática pela série how to get away with murder e na mesma categoria no Globo de Ouro ganhou a atriz da Tariji P. Henson pelo seu papel na série Empire.

Uma parte do discurso feito pela atriz Viola Davis na premiação do emmy, resume a importância da representatividade: “A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”. A oportunidade de também nos sentirmos parte da sociedade, representados de várias formas, para ter um vislumbre de quem poderemos ser no futuro.

*Originalmente postado no site Vozes do Sul.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Camila Mascarenhas’s story.