Admirável mundo novo?

Durante o século XIX, ocorreu uma conflagração que envolveu as grandes potências mundiais, houve um grande impacto no desencadear da história mundial e pode se afirmar que, a partir daí, o mundo não foi mais o mesmo. Essa conflagração é denominada de Primeira Guerra Mundial.

A etapa que vai do começo da Primeira Guerra até o final da Segunda Guerra, dura 31 anos e, de acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm, consolida a formação de pensamentos como o Nazismo, Capitalismo, Socialismo e o Comunismo, que contribuíram para outras conflagrações como a Revolução Russa que marcou a ascensão da ultra direita, Nazismo e Fascismo.

O preço da guerra é pago sempre pela população mais pobre que sofre com as mortes em massa de pessoas inocentes. Além disso, toda a produção é voltada para a guerra, deixando as pessoas passarem necessidade de coisas básicas, como roupas e alimentos.

No final da primeira guerra a Alemanha, que no inicio era poderosa, estava destruída. Foram quase cinco milhões de mortos. Além da humilhação por ter perdido a guerra, o Tratado de Versalhes fez com que a Alemanha pagasse aos países vencedores — especialmente Inglaterra e França — uma indenização de guerra, seu território foi diminuído e suas colônias foram “roubadas”. A Alemanha conheceu a inflação e a crise pós-guerra espalhou-se por toda Europa.

A Europa pós guerra ficou arrasada, porém os Estados Unidos não sofreu tanto quanto os outros países. Os EUA haviam se tornado uma das grandes potências mundiais. Após a Primeira Guerra, novas potências se estabeleceram e, depois de 21 anos do seu término, ocorre a Segunda Guerra Mundial, resultado da humilhação dos países que perderam a Primeira Guerra com as disputas imperialistas dos mesmos.

20 de agosto de 2014

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.