Liderella — liderança ensinada por Cinderella
O novo filme da Disney seria uma oportunidade para atualizar o velho princesinha-tem-necessidade-de-resgate do tema e injetar um pouco de poder. Em vez disso, vi uma mulher dentro de um espartilho, pacientemente à espera de seu príncipe a chegar.
Em uma época onde as mulheres ainda estão lutando para ser reconhecidas e pagas por suas habilidades de liderança, é uma mensagem frustrante que sua melhor chance de elevar seu status é esperar pacientemente pela oportunidade de aparecer. Ao invés de sentar e esperar uma fada madrinha para entregar magicamente sua próxima promoção, aqui estão cinco passos de inspiração do filme você pode tomar para provar que você é um líder capaz e elevar seu status no trabalho:
1.Tenha coragem e ser gentil.
Cinderella recebeu alguns conselhos para a vida de sua mãe, que lhe pediu para “ter coragem e ser gentil.” Infelizmente, Cinderella não teve a oportunidade de demonstrar um monte de coragem ou bondade no filme (é difícil quando você vive em um sótão e seus únicos companheiros são ratos). Mulheres de negócios que pode, encontrar um equilíbrio entre a coragem e bondade tendem a ser recebidas com maior respeito do que aqueles que são vistos como manso (pense Cinderella) ou agressivo (acho que a Madrasta má). Embora seja irritante que as mulheres são frequentemente julgadas com mais rigor do que os homens quando se trata de estilo de liderança, a realidade é que a coragem e gentileza são qualidades importantes de todos os líderes, independentemente do sexo.
2.Aprenda a dizer não.
As mulheres são frequentemente socializados para ser agradável e dizer sim a qualquer solicitação (pense em Cinderella sorrindo enquanto ela faz todas as tarefas para suas irmãs de criação). Esta prática é muito boa na esfera executiva. Você precisa dizer sim para as coisas que permitem que a você e sua organização atender aos seus objetivos declarados e dizer não a quase todo o resto.
3.Não seja a ajudante de copa.
As mulheres são frequentemente solicitadas para ajudar. Se alguém está lutando pelo seu trabalho, é natural pedir ajudar. As mulheres gastam uma quantidade desproporcional de tempo quando comparado com colegas do sexo masculino, segundo Sheryl Sandberg e Adam Grant, no que se referem a “o trabalho doméstico de escritório.” Muitas vezes, esse trabalho não é reconhecido e, na verdade, pode ser usado contra você, se isso tome tempo de suas outras responsabilidades. Se você achar que gasta muito tempo em atividades que são fora do seu escopo, certifique-se de que seus esforços estão sendo notados e recompensados. Você não quer ser o único varrer a lareira quando todo mundo está no baile.
4.Construir uma equipe.
Cinderella não chegou ao baile por conta própria. Além da Fada Madrinha, contou com a ajuda de ratos, lagartos e um ganso, para ir ao baile e voltar para casa novamente antes do último gongo da meia-noite. Líderes dependem dos outros para ajudá-los a chegar onde eles querem ir. Cerque-se de pessoas excelentes e invista neles para que a apoie quando você precisar.
5.Aprenda a assumir riscos.
A única vez que Cinderella mostrou alguma faísca foi quando ela escapou para o baile, apesar de o risco piorar sua situação com a madrasta. Há uma percepção de que as mulheres são mais avessas a riscos do que os homens, e isso muitas vezes fica no caminho de sua promoção a cargos de liderança onde o risco é parte do trabalho. Tome riscos calculados e confortáveis; Ao contrário de Cinderela, o seu treinador não vai se transformar em uma abóbora à meia-noite.
Você tem uma melhor chance sobressair os preconceitos de gênero e subir para o topo da sua organização se não ficar a espera do príncipe encantado ou da fada madrinha. Atire esses sapatos de vidro (é mais difícil subir na carreira com eles!). E comprometa-se a fazer o seu próprio final feliz.
Adaptado de: http://www.huffingtonpost.ca/jen-lawrence-/live-action-cinderella_b_6772006.html