Como você monitora o uso do seu tempo?

Karen Medina Oswald
Sep 4, 2018 · 6 min read

As pessoas vivem reclamando que “não têm tempo” para nada, não é mesmo? Eu fico sempre curiosa para saber como cada uma destas pessoas monitora o uso do seu tempo e quase sempre a resposta é “eu não monitoro, apenas sei”, ou algo parecido.

Tu sabe me dizer quais são as top 5 coisas com nas quais tu investe teu tempo diariamente? Ou por exemplo, em quais horários tu acessas mais as redes sociais ou em que outros ouve musica?

Monitorar o tempo é a base para medir e melhorar a produtividade.

É difícil criar essa consciência de que o tempo é um ativo — e raro, talvez pela falta de ele ser tangível ou pela percepção de que ele infinito. Pelo contrário, ele é mais finito que o dinheiro. Mas o teu dinheiro tu controlas, certo?

Não é apenas uma questão de trabalho, ou de equilibrio entre vida e trabalho. É uma questão de organização e é uma questão de vida. Aqui, compartilho um artigo da Dorie Clark, que me inspirou bastante a continuar monitorando meu tempo.

Tenho feito isso há 3 anos, e as respostas sobre como estou usando o meu tempo são sempre surpreendentes. Eu sei por exemplo, que tipo de musica prefiro ouvir em que período do mês, ou em que momento do dia estou mais concentrada ou fazendo mais atividades de distração.

Eu adotei algumas praticas que me ajudam a gerar insights, e quero compartilhar com vocês:

1.Rastrear atividades do dia-a-dia

Eu uso bastante a agenda (eu uso do Iphone e Outlook) procuro concentrar tudo ali, separar em blocos de tempo, por exemplo compromissos de saúde, reuniões com amigos, tempo para ler, tempo para preparar algum material. Me ajuda a ter um panorama geral bem confiável. Porque acreditem, a gente esquece — se eu te perguntar agora o que tu fizestes na noite da segunda-feira passada, será que tu vais lembrar?

\\funfact — quem utiliza o Office365, pode ter ainda este tipo de insights aqui abaixo:

Muito legal né? Sei que outras plataformas também disponibilizam, mas desta forma “descomplicada” é a primeira suite de produtividade que eu vejo fazer. (e não é jabá =P)

2. Monitorar o uso de aplicativos

Para saber quais aplicativos eu estou utilizando mais, primeiro eu estabeleci alguns critérios; por exemplo, eu uso as redes sociais para trabalho também, então não quer dizer que se estou no Instagram ou Linkedin, estou em um período de distração. É preciso que antes tu conheças bem a tua rotina e possa definir “o que é o que”.

Depois testei alguns aplicativos que fazem isso, os “timetrackers”, mas percebi que eles consomem a informação a partir do uso da bateria do celular, então passei a usar assim também. Eu tiro um print da tela de consumo da bateria, vendo os 5 primeiros apps e seus percentuais e depois vou comparando.

*antes que vocês perguntem, é uma imagem ilustrativa e não pessoal.

Como eu uso Iphone, as informações são mostradas assim, para 24 horas e dos ultimos 7 dias. Não sei como é nas outras plataformas, mas imagino que não seja muito diferente.

3. Monitorar o tempo no computador

Assim como no Mobile, eu monitoro como passo o meu tempo no computador. Como tenho um trabalho de tempo integral (8am/5pm), alguns projetos paralelos, uma filha e uma vida, é importante manter tudo organizado e usar o tempo de forma digna e justa.

Eu já utilizei muitas ferramentas diferentes, mas a que funcionou melhor pra mim foi o TOGGL porque foi o que mais me adaptei e consegui deixar certinho como preciso.

4. Saber o tempo que fiquei no trânsito

Indiferente do tipo de transporte que você utiliza, se concentrares teus trajetos no Google Maps, depois vai ficar bem fácil de saber por onde você andou e quanto tempo gastou nestas “andanças”.

Para isso, é muito importante que tu lembres de ativar o serviço de “Timeline/Linha do Tempo” — e ´por favor leia os termos de serviço antes de aceitar. É através dele que você receberá os insights e análises. (sem jabá aqui também).

5. Tempo de sono

Por ultimo mas super importante, está o tempo de sono. Descobri pesquisando e conversando com os profissionais da saúde que de alguma forma me apoiam, que o sono é que “regula” a maioria das nossas funções. Ele influencia no peso, no humor e pasme: na produtividade. Não vou entrar aqui nas tantas coisas que se deve saber sobre a relação do sono com nosso tempo e funções, mas vou deixar uma dica: dormir é importante. Mais do que “stalkear” aquela pessoa nas redes sociais ou assistir aqueles 20 vídeos de bebezinhos comendo brócoli e cãezinhos com plaquinha da vergonha.

Existem muitos apps no mercado, mas depois de um tempo percebi que todos eles (os que eu usei) consumiam os dados do próprio app de saúde do Iphone, então passei a utilizar o próprio.

Eu sei que existem muitas outras formas, bem melhores até que estas para fazer as mesmas coisas, mas quis dividir com vocês coisas que eu já faço e que sei que são práticas, resultado de 3 anos fazendo. Monitorar o tempo é trabalhoso, como diz a Dorie Clark no artigo dela, se você não tiver hábitos muito práticos e acessíveis, acaba virando mais uma tarefa e, dependendo do seu nível de disciplina, você pode acabar deixando de lado.

““Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” -

Esta frase é de William Edwards Deming, ele disso isso em 1950 — pelo visto gerenciar o tempo já era uma questão naquela época, e as pessoas nem tinham internet.

cuidem do seu tempo, e divirtam-se sempre.

*este artigo foi publicado originalmente no meu blog: www.empatia.digital

    Karen Medina Oswald

    Written by

    Mother | Gamer | Cultural Hacker | Futurist | Digital Believer 🧠🎧🦄🎮 👩‍💻 www.empatia.digital

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade