Café Dona Bis

Série - Café filtrado não é tudo igual e podemos provar: Chemex!

Carol Damrat
Nov 4 · 2 min read

Foi pelas mãos do químico alemão Dr. Peter Schlumbohm que a Chemex ganhou vida e fora patenteada nos Estados Unidos no ano de 1941.

Ainda pouco conhecida pelos brasileiros a Chemex é muito querida pelos estadunidenses, inclusive por sua importância histórica no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Tanto carinho envolve essa garrafa com formato de ampulheta que ela possui um espaço exclusivo na exposição permanente do Museu Metropolitano de Arte de Nova York e já apareceu em filmes e seriados como F.R.I.E.N.D.S, estrelando um episódio ao lado da personagem Rachel.

Feita com vidro bem fino e muito resistente a altas temperaturas, a Chemex possui um colar em madeira polida e um laço de couro que complementam seu design único.

O café feito a partir deste método entra na categoria dos Cafés Filtrados, pois para conseguir a bebida é necessário o uso de um filtro de papel grosso, dobrado em formato de cone que se encaixa na abertura da garrafa, ficando com uma parede tripla em um dos lados do gargalo. O filtro de papel nessa técnica garante um café mais leve e limpo, sem resquícios de pó no fundo da garrafa.

Para aprender mais sobre como coar seu café em casa com a Chemex vá até a torrefação e cafeteria Dona Bis, converse com a nossos baristas e tome um cafezinho passado nessa obra de arte!


Se gostou do texto, sinta-se a vontade para clicar nas palmas! Elas vão até 50! Já deixo pra ti o meu Muito Obrigada 💙

    Carol Damrat

    Written by

    Historiadora, carrego no peito a paixão por ler, escrever e contar histórias — não à toa, trabalho com produção de conteúdo para Web e com textos criativos!

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade