Fórmula 2 estreia temporada 2021 com novo formato e muitas punições

Karoline Tavares
7 min readMar 30, 2021

--

Reprodução/Twitter.

A Fórmula 2 começou a temporada 2021 no mesmo espaço em que encerrou brilhantemente 2020: no autódromo do Sakir, no Barein. A principal categoria de acesso à F1 estreou um novo formato de fim de semana, com três corridas: Sprint Races 1 e 2 (corridas mais curtas) e Feature Race (corrida mais longa).

Em termos gerais, o grid das corridas é definido da seguinte forma: Sprint Race 1 - formada pela inversão dos 10 primeiros da classificação; Sprint Race 2 - formada pela inversão dos 10 primeiros da Sprint 1; Feature Race - formada pelo grid normal da classificação.

Sprint Race 1

A Sprint Race 1, realizada no sábado, já começou com péssimas notícias para Juri Vips, da Hitech. Devido a uma inconformidade do carro do estoniano com o regulamento técnico de 2021, ele foi desqualificado da classificação, o que o obrigou a iniciar não apenas a Sprint 1, como também a Feature Race da última posição.

O novato Theo Pourchaire, da ART, herdou a oportunidade de começar na primeira posição. No entanto, Liam Lawson, da Hitech, fez uma largada sensacional, saltando de P3 para P1. Pourchaire, que estava na 2ª posição até a 13ª volta, teve problemas e abandonou.

Já na segunda curva, aconteceu o primeiro acidente: Dan Ticktum, da Carlin, atingiu em cheio Richard Verschoor, da MP, o que fez com que o britânico fosse punido em cinco segundos. O brasileiro Felipe Drugovich, da UNI Virtuosi, acabou se envolvendo no acidente e precisando parar mais cedo nos boxes para trocar a asa dianteira danificada.

Alguns “VSC” (Virtual Safety Car) depois, após a excelente largada e boa administração da corrida, o rookie Liam Lawson ficou com a primeira vitória do ano na F2.

Pódio da Sprint Race 1. Reprodução.

Além de Lawson, formaram o pódio Jehan Daruvala, da Carlin, e o também estreante David Beckmann, da Charouz. Também merecem destaque os dois pilotos da Prema, Robert Shwartzman e Oscar Piastri, que conquistaram o 4º e o 5º lugares, respectivamente.

Sprint Race 2

A segunda prova do dia foi marcada por um começo turbulento, com o choque entre Dan Ticktum e Robert Shwartzman. Péssimo início de campeonato para Ticktum, que se envolveu em dois acidentes no mesmo dia, e uma surpresa desagradável para Shwartzman, depois do bom desempenho na Sprint 1.

Quem também não ficou nada satisfeito com a Sprint 2 foi o vencedor da primeira corrida do dia. Lawson foi atingido por Drugovich e teve que abandonar a prova. Momentos mais tarde, o brasileiro foi punido em 10 segundos e terminou apenas na 14ª colocação.

Outra punição de 10 segundos foi dirigida a Christian Lundgaard, da ART, após incidente com Lirim Zendeli, da MP, que também foi forçado a abandonar. O ocorrido gerou uma confusão ao final da corrida, pois Lundgaard passou pela linha de chegada em P2, mas, no momento da cerimônia do pódio, foi avisado de que os 10 segundos seriam adicionados ao tempo final, o que o levaria à 9ª posição. Porém, Lundgaard já havia descontado os 10 segundos em uma parada nos boxes, e o segundo lugar foi recuperado ao final do dia.

Pódio da Sprint Race 2, antes de Lundgaard ser reconhecido como segundo colocado. Reprodução/Twitter.

Confusões e punições à parte, o maior destaque vai para a brilhante prova de Oscar Piastri, campeão da FIA F3 2020 e vencedor da segunda corrida da temporada. Bastante consistente e com muita segurança, teve uma excelente recuperação após largar em sexto. Além dele e de Lundgaard, Guanyu Zhou, da UNI Virtuosi, completou o pódio, formado apenas por pilotos da academia da Alpine.

Feature Race

A última e mais longa corrida do fim de semana foi recheada de boas disputas por posição e estratégias interessantes. Lundgaard teve uma excelente largada e tomou a liderança do pole Zhou. Os embates entre Lundgaard, Zhou, Drugovich e Piastri rendeu bastante emoção do início ao meio da prova.

Antes dos duelos, Roy Nissany, da DAMS, e Alessio Deledda, da HWA, abandonaram a prova, obrigando o carro de segurança a entrar na pista. Shwartzman, que tinha se chocado com Nissany, despencou no grid e, posteriormente, foi punido com um drive-through penalty.

Na 17ª volta, o safety car voltou à pista após o abandono de Gianluca Petecof, da Campos, por um problema com o extintor do carro.

Para fazer coro ao restante do final de semana, Drugovich e Lundgaard também foram punidos, em cinco segundos cada, por infringir o regulamento na presença do safety car.

A duas voltas do fim, Ticktum se chocou com Piastri, que, até aquele momento, fazia mais uma boa prova e lutava pela segunda posição do piloto britânico. O australiano da Prema caiu várias posições e acabou não finalizando a corrida.

Pódio da Feature Race. Reprodução/Twitter.

Guanyu Zhou venceu a primeira Feature da carreira, após largar na pole. Ticktum foi o segundo colocado, e Lawson, o terceiro. Também merecem destaque Richard Verschoor, que participou de disputas interessantes; Marcus Armstrong, da DAMS, que chegou a liderar a prova; e Robert Shwartzman, que mesmo após o incidente do início, teve uma boa recuperação e terminou em 7º.

Desempenho dos brasileiros

O fim de semana foi bem decepcionante para os três brasileiros da Fórmula 2. A melhor colocação foi um 9º lugar de Felipe Drugovich na Feature Race, mesmo após a punição por infringir regras com o safety car na pista. Guilherme Samaia, também no segundo ano de F2, ficou em 11º, 11º e 16º lugar, respectivamente, nas três provas, enquanto o rookie Gianluca Petecof conseguiu um bom 13º lugar na segunda corrida, mas abandonou na Feature por problemas com o carro.

Dois meses de espera

Agora, a Fórmula 2 retorna apenas em Mônaco, entre os dias 20 e 22 de maio. Antes do retorno oficial às pistas, a categoria terá novos testes de 23 a 25 de abril, em Barcelona.

Resultado da Sprint Race 1

1. Liam Lawson — Hitech
2. Jehan Daruvala — Carlin
3. David Beckmann — Charouz
4. Robert Shwartzman — Prema
5. Oscar Piastri — Prema
6. Christian Lundgaard — ART
7. Guanuy Zhou — UNI Virtuosi
8. Dan Ticktum — Carlin
9. Lirim Zendeli — MP
10. Juri Vips — Hitech
11. Guilherme Samaia — Charouz
12. Roy Nissany — DAMS
13. Bent Viscaal — Trident
14. Matteo Nannini — HWA
15. Marino Sato — Trident
16. Felipe Drugovich — UNI Virtuosi
17. Gianluca Petecof — Campos
18. Alessio Deledda — HWA

Resultado da Sprint Race 2

1. Oscar Piastri — Prema
2. Christian Lundgaard — ART
3. Guanuy Zhou — UNI Virtuosi
4. Jehan Daruvala — Carlin
5. Richard Verschoor — MP
6. Theo Pourchaire — ART
7. David Beckmann — Charouz
8. Marino Sato — Trident
9. Matteo Nannini — HWA
10. Marcus Armstrong — DAMS
11. Guilherme Samaia — Charouz
12. Bent Viscaal — Trident
13. Gianluca Petecof — Campos
14. Felipe Drugovich — UNI Virtuosi
15. Roy Nissany — DAMS
16. Juri Vips — Hitech
17. Ralph Boschung — Campos

Resultado da Feature Race

1. Guanuy Zhou — UNI Virtuosi
2. Dan Ticktum — Carlin
3. Liam Lawson — Hitech
4. Richard Verschoor — MP
5. Marcus Armstrong — DAMS
6. Jehan Daruvala — Carlin
7. Robert Shwartzman — Prema
8. Theo Pourchaire — ART
9. Felipe Drugovich — UNI Virtuosi
10. Matteo Nannini — HWA
11. David Beckmann — Charouz
12. Christian Lundgaard — ART
13. Juri Vips — Hitech
14. Marino Sato — Trident
15. Ralph Boschung — Campos
16. Guilherme Samaia — Charouz
17. Bent Viscaal — Trident
18. Lirim Zendeli — MP

Campeonato de pilotos

1. Guanuy Zhou (UNI Virtuosi): 41 pontos
2. Liam Lawson (Hitech): 30 pontos
3. Jehan Daruvala (Carlin): 28 pontos
4. Oscar Piastri (Prema): 21 pontos
5. Dan Ticktum (Carlin): 19 pontos
6. Richard Verschoor (MP): 18 pontos
7. Christian Lundgaard (ART): 16 pontos
8. Robert Shwartzman (Prema): 16 pontos
9. David Beckmann (Charouz): 12 pontos
10. Marcus Armstrong (DAMS): 10 pontos
11. Theo Pourchaire (ART): 8 pontos
12. Felipe Drugovich (UNI Virutosi): 2 pontos
13. Lirim Zendeli (MP): 2 pontos
14. Marino Sato (Trident): 1 ponto
15. Matteo Nannini (HWA): 1 ponto
16. Juri Vips (Hitech): 0
17. Guilherme Samaia (Charouz): 0
18. B. Viscaal (Trident): 0
19. Roy Nissany (DAMS): 0
20. Gianluca Petecof (Campos): 0
21. Ralph Boschung (Campos): 0
22. Alessio Deledda (HWA): 0

Campeonato de equipes

1. Carlin: 47 pontos
2. UNI Virtuosi: 43 pontos
3. Prema: 37 pontos
4. Hitech: 30 pontos
5. ART: 24 pontos
6. MP: 20 pontos
7. Charouz: 12 pontos
8. DAMS: 10 pontos
9. Trident: 1 ponto
10. HWA: 1 ponto
11. Campos: 0

Calendário da temporada 2021 da Fórmula 2:

Sakir, Barein: 26–28 de março (ok)

Monte Carlo, Mônaco: 20–22 de maio

Baku, Azerbaijão: 4–6 de junho

Silverstone, Grã-Bretanha: 16–18 de julho

Monza, Itália: 10–12 de setembro

Sochi, Rússia: 24–26 de setembro

Jeddah, Arábia Saudita: 3–5 de dezembro

Yas Marina, Emirados Árabes Unidos: 10–12 de dezembro

EN: Formula 2 starts a new season with a new format and several penalties

ES: Temporada 2021 de la Fórmula 2 empieza con nuevo formato de fin de semana

--

--