Liderar é uma responsabilidade compartilhada

Agile Hub Consultoria
4 min readOct 27, 2023

--

Passei os últimos 12 meses me desenvolvendo para ser Liderança e nesse meio tempo, aprendi e estou aprendendo muitas coisas, nos quais, eu quero compartilhar aqui neste post.

Em Novembro de 2020 eu fiz um curso sobre Management 3.0 que abordou conceitos sobre Gestão de Pessoas e que eu não compreendia muito bem como aquilo poderia ser aplicável na prática, até que hoje, assumindo uma posição de Liderança, muita coisa fez sentido e eu pude aplicá-los.

Então, o que compartilho aqui tem muito da minha experiência, mas também tem referências de coisas que eu fui lendo, vendo, vivendo e ouvindo por aí sobre o que é ser Liderança.

Percebo que experiências que tive ao longo da minha vida foram determinantes para que eu desenvolvesse, enquanto Liderança, o que preciso passar para as pessoas com quem trabalho direta ou indiretamente hoje. Alguns desses aspectos são: Empatia, Coragem, Resiliência, Criatividade, Autoconsciência e Autenticidade.

O poder da Empatia, Brené Brown.

Dentre esses aspectos, o que para mim, é mais relevante é a Empatia. Porque empatia é mais do que se colocar no lugar do outro, mas entender o porquê a outra pessoa é de tal forma ou o que a faz se comportar de determinada maneira. Maus ou bons comportamentos nunca são fatores isolados. A empatia pode ampliar a sua visão de mundo, abrir espaço para crescer e fazer os outros crescerem. Quando você aprende a se relacionar dessa forma, entende que nem tudo é sobre você. Em uma situação de conflito, nem todo mundo quer te atacar ou te ofender. Às vezes, é apenas sobre ela mesma. Muitas vezes a pessoa só está sendo assim porque ela é assim. :)

Entende onde eu quero chegar com a visão de Empatia?

Para eu me desenvolver como Liderança, precisei me conhecer profundamente, desenvolver a autoconsciência e aceitar as críticas sobre mim ou sobre o meu trabalho. Também precisei ter um propósito definido sobre minha carreira e reconhecer os meus limites. Tem muitas coisas que eu não sei, tem coisas que eu não vou conseguir dar a minha opinião e tá tudo bem. Eu não preciso saber sobre tudo. Eu estou aprendendo constantemente. Lidar com o desconhecido também depende de Coragem.

Para algumas coisas houve um processo de tentativa e erro, e quando eu errava entendia que por ali não era o melhor caminho para seguir. E nessa caminhada eu fui descobrindo algumas ações e ferramentas que me ajudaram na missão de conectar o time que eu precisava liderar. Porque afinal, liderar é isto, certo? Fazer com que as pessoas se sintam felizes fazendo o que elas fazem.

Todos os dias eu pensava sobre “como eu posso fazer com que as pessoas aproveitem o máximo todo esse tempo dedicado no ambiente de trabalho?”
São 8 horas por dia, durante 5 dias da semana. Se fizermos as contas passamos mais tempo das nossas vidas trabalhando do que qualquer outra coisa. Tem que valer a pena esse tempo gasto. É a sua vida.

Comecei então por conhecer o time e deixar que eles me conheçam. Fui mostrando minhas vulnerabilidades, meus medos e anseios e humanizando nossas relações. Eu posso errar em muitos momentos, pedir desculpas assim como qualquer pessoa. E apesar de ser a Liderança deles, alguém em que eles podem enxergar como melhor do que eles, eu na verdade, só estou ali para apoiá-los em seu desenvolvimento pessoal e profissional e ensiná-los algo que eu venho aprendendo há um tempo, que é Liderar.

Acredito que em muitos contextos as Lideranças são ruins porque elas apenas se preocupam com elas mesmas, mas Liderança é uma responsabilidade compartilhada. É preciso se importar de verdade. Liderança não é bem um cargo, mas uma forma de direcionar as pessoas para objetivos da empresa e ainda, conectar o potencial delas para resultados esperados. Não adianta esperar que elas façam algo sem motivação, só porque elas estão sendo pagas para te entregar um trabalho. Os tempos mudaram, os estilos de trabalho são outros, e agora todos devem ter algo em comum: a satisfação com o trabalho. Aliás, o que é um bom trabalho para você? (E eu nem estou falando de benefícios). Mas o que te motiva além do dinheiro? Essa foi uma das perguntas que respondemos juntos quando eu integrei à equipe.

Alguns fatores também foram determinantes para que eu pudesse evoluir profissionalmente e até pessoalmente no ambiente de trabalho, como a Segurança Psicológica, Autonomia, Espaço para errar e Comunicação. Mas além de ter isso no ambiente em que atuo hoje, em toda minha vida tive algumas lideranças, pessoas que me inspiravam, e que confiaram em mim, pessoas que acreditaram no meu trabalho e isso fez toda a diferença para que eu me desenvolvesse.

Para mim, Liderar é como uma corrente. Se você teve boas lideranças, provavelmente você será um bom líder. E se você teve apenas chefes, você provavelmente será só mais um chefe. É tudo questão de referência. Liderar não se aprende apenas no livros, em cursos, mas na prática do dia a dia e por exemplo de outras pessoas.

Você se considera uma boa Liderança?

Então, pergunte aos seus liderados como você os influencia a serem pessoas e profissionais melhores no dia a dia.

--

--