Ah.. para cara.. padronizar o design? pra quê? Eu gosto mesmo é de criar!

Karuan Bertoluci
4 min readDec 21, 2016

--

"Adoro design porque gosto de criar… sempre fui ruim com lógicas, por isso fiz alguma coisa na área de humanas." DEZIGUINERS ARTEIROS

Hehe… acredite, não precisamos ir longe para ouvir esse tipo de comentário.

Bom… quero falar um pouco de coisas manuais hoje. Talvez esse é um assunto voltado para nossos amigos visuais.. aqueles que gostam de mão na massa.

Tentarei ser o mais breve possível...

Eu já tenho um tempinho de mercado e vou te falar a verdade.. em todo esse meu rolê "profissa" quase sempre encontrei a bendita da:

I n C o n s I S t Ê n C I a

Destaquei essa palavra toda cagada aqui que é pra doer mesmo.

No texto anterior (você pode ver aqui) mostrei um mundo mágico da responsa do designer com a evolução do mundo.. mas agora, querido companheiro... desculpe. To abrindo o portão do inferno pra você.

Cara, estamos criando coisas inconsistentes. Isso é sério e é um problema!

Tenho certeza que é tudo culpa do espirito criador que tá indo contra a lógica da coisa. Ninguém percebeu que isso tá fodendo? Ninguém sacou que não é só de dribbble que vive um projeto?

Caro amigo designer.. te conheço pouco mas te considero pacas e é por isso que to falando isso aqui. Quem disse que tua profissão não é lógica?

A idealização (ideation para a galera dos termos.. aah… os termos, enfim.) é sim um processo criativo.. precisamos analisar vários aspectos.. entender a fundo problemas e pessoas pra começar a esboçar soluções.. mas veja, estou falando da idealização e não da implementação.

E.. quando falamos sobre implementar o que "criamos", temos sim que falar de lógica. E muita lógica.

Parece que você (designer) esquece que consistência é fator primordial pra manter uma experiência maneira no que você está projetando. Por isso que eu sempre digo:

Começou um projeto sem um framework visual por de trás, vai dar merda… e das brutas!

(leia isso com eco no ambiente ente te…)

Sabe porque vai dar merda? Porque essa paradinha (framework visual) já tem em um pacotinho lindo e maroto cenários que você vai levar anos pra sacar.. é aquela velha história de não re-criar a roda. Ok.. ok.. você pode criar sua identidade, você pode "brisar" em componentes novos.. mas tenha uma estrutura como a base e evolua em cima. Além do mais isso é uma mão na roda do amiguinho dev.

Falando em dev.. quantas vezes você olha para seu projeto pensando:

Como que vão "codar" isso?

Se a inconsistência ferra com nosso usuário.. imagina o coitado do desenvolvedor que vai ter que roer osso pra fazer essa parada rodar, cara… precisamos pensar mais em otimização.

Hehe.. eu sei que dói.. fique tranquilo.. também fiquei incomodado quando me pediram para otimizar o design.
Mas pense melhor: A otimização vem para sermos inteligentes em nossas ações.. mais ágeis para encontrar o caminho mais rápido.. isso é fortalecedor. Ter uma base para nos auxiliar a tomar a decisão facilita tudo! E outra.. o framework visual nos fornece a estrutura para criar projetos escaláveis.

Pense comigo: O mundo é feito para evoluir.. certo? E a evolução precisa de alguma coisa pra ser base e assim, progredir.. certo? Então! O seu projeto é o mundo e o framework visual é a base (e as árvores somus nozes rs).

Outro ponto: Grid! Cara.. sério.. parece ser básico mas precisamos olhar mais para o grid. Acredite.. tem designer visual por ai projetando sem grid e a parada fica doida. O nego tem a pachorra de entregar o "layoutão" tudo torto, sem nenhuma estrutura de alinhamento.. aí meu amigo.. nessas horas os dev literalmente pira.

Eu sei que vai ter muitos designers resmungando:

Porra.. mas assim cê ta limitando a minha criatividade!!! Precisamos sair da caixa… pô!!

Ok.. eu entendo.. mas existe diversos significados para sair da caixa.. e acredite.. você adotando um padrão para seu projeto e entregar de forma extremamente mastigada para o desenvolvedor ja é sair da caixa.. ja é pensar diferente.

Entenda: Se o dev fazer merda na implementação porque você projetou loucura.. a cagada vai cair no colo do usuário.. e meu.. o nosso papo aqui já passou do ponto onde falamos sobre projetar para pessoas, né?

Outro ponto: Tipografia. Meu.. me responda.. porque colocar 5 a 8 variações tipográficas na mesma tela? Você acha mesmo que o usuário vai perceber que a fonte "X" tem corpo 13px e a "Z" tem corpo 14px ? Sério?

Lembra da regra da pelada? Jogar fácil? Então.. facilite.. descomplique.. simplifique. Aposto que chegaremos em resultados excelentes com muito menos que isso.

Enfim.. falei de framework visual, grid e fonte.. a união desses 3 pilares já vai trazer muitas melhorias que trilharão num rumo mais que maneiro no quesito consistência.

Mas calma pequeno gafanhoto.. existem diversos outros problemas que ferram com a consistência e estão presente em nossas vidas, entre eles: cores, pixels quebrados, componentes a rodo, navegação… e por ai vai.. mas acho sinceramente que esses 3 pontos que levantamos ja é um bom começo para nossa jornada.

Valeu? Fica bravo não, tudo isso é por amor!

s2

--

--