A comunicação e a linguagem dos animais

Quais as diferentes formas de comunicação utilizada pelos animais? Podemos ensiná-los a usar uma linguagem? Eles possuem a capacidade de aprender a língua humana?
A língua é uma característica muito complexa que ocorre entre a espécie humana. É um conjunto de convenções verbais e não verbais que utilizamos para expressar necessidade, ideias e desejos. Os animais, em outras palavras não humanos, demonstram sinais de comunicação de uma maneira diferente. A comunicação natural dos animais está baseada ao cheiro, toque, movimento, postura, gestos faciais e sinais visuais. Eles utilizam sua linguagem para atrair companheiro, afastar inimigos, como sinal de agressão, submissão, alerta e comunicação em busca de alimentos. Esses sinais são instintivos — geneticamente programados — ou ensinados por animais da mesma família ou espécie.
Alguns linguistas afirmam que a linguagem é um comportamento único e exclusivo do ser humano contendo escrita, litura, regras e gramática. E a comunicação animal apenas compostas de gestos e sons para sua sobrevivência. Cientistas e pesquisadores afirmam que os animais sinalizam seus sentimentos mas não possuem a capacidade criativa do ser humano para expressá-los de diversas formas. No entanto, alguns animais demonstraram possuir raciocínio analítico não só para memorizar respostas quanto demonstrar compreensão de conceitos básicos como formas e números. É o caso de Alex, um papagaio africano que aprendeu a reconhecer a linguagem humana e dá respostas corretas a perguntas e objetos, mesmo não tendo os visto anteriormente.
A linguagem dos animais é muito mais complexa do que imaginamos. Os golfinhos, por exemplo, são classificados por alguns estudiosos como uma criança hiperativa de 6 anos. Eles estão constantemente produzindo sons ao nadar e de movimentar. Estudos feitos sobre a comunicação e linguagem desses animais demonstraram que são altamente inteligentes além de possuir o cérebro duas vezes maior do que dos macacos e surpreendentemente semelhante ao de um ser humano.
Estudos linguísticos dos padrões sonoros dos golfinhos levaram a descobertas de que eles podem seguir o mesmo padrão da linguagem humana. Embora ainda não possamos entender o que estão dizendo, podemos afirmar que possuem uma linguagem diferente de tudo o que conhecemos até hoje.