Coaching - uma forma simples e eficaz para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Muitas pessoas me perguntam como atingir seus objetivos, alcançar metas e realizar tarefas de uma maneira mais eficaz. Coaching é a resposta!
Todos nós possuímos grandes planos, mas muitas vezes não sabemos por onde começar para realizá-los. Daí surge a sensação de que algo está faltando e a insegurança de seguir em frente para alcançar os objetivos.
Coaching não significa simplesmente dizer às pessoas o que elas devem fazer. O real significado vai muito mais além. É um método que ajuda a estabelecer metas, valores e intenções. O coaching auxilia a pessoa a ir além de seus bloqueios. Baseia-se em um processo lógico, prático, acessível e fácil para maximizar a eficiência de cada um em diversas áreas da vida.
A palavra Coach vem da língua inglesa que significa “treinador’’. Foi utilizada pela primeira vez nos esportes para denominar uma pessoa que ajuda um atleta a melhorar suas habilidades. Todos os atletas profissionais hoje em dia possuem um treinador pessoal. A partir daí, a ideia se espalhou para outras áreas. Um momento significativo para essa expansão foi a publicação do livro de Timothy Gallwey, “O jogo interior de tênis”, livro que utiliza ideias de treinamento de esportes de uma forma muito mais ampla.
Timothy Gallwey é considerado o pioneiro no movimento da psicologia aplicada ao esporte e ao mundo corporativo, e também reconhecido como o fundador do processo de Coaching.
O Coaching funciona como uma parceria entre o coach (o profissional) e o coachee (o cliente).
O Coach é um profissional especialmente treinado para trabalhar o desenvolvimento humano. Ele trabalha a comunicação do cliente através de consultas, diálogos e interações que ampliam sua consciência, habilidades e competências.
Você pode utilizar o Coaching por várias razões, planejamento de uma nova carreira, para o crescimento nos negócios, para se tornar um líder, para aumentar sua confiança e equilíbrio no trabalho/vida. O processo é subdividido em diversas áreas dependendo do enfoque principal de cada coachee, que incluem:
LIFE COACHING
COACHING EXECUTIVO
COACHING DE CARREIRA
COACHING ESPORTIVO
TEEN COACHING
O Coaching não é:
Coaching não é terapia. O processo não se concentra em seu passado, não cura feridas emocionais e não resolve casos de ansiedade ou depressão. O profissional de coaching trabalha para desenvolver um plano com base em valores e metas do cliente.
Coaching não é consultoria. Ao contrário de um consultor, que é contratado para fornecer respostas, o profissional de coaching não possui o papel de saber todas as respostas e resolver os problemas do cliente. No entanto ele deve possuir ferramentas que desafiem o cliente a agir e seguir em direção a seus objetivos, mas nunca lhe dirá o que deve fazer.
Filosofia do coaching — alguns de seus principais conceitos
:: Todos os seres humanos sonham em cumprir seus propósitos e merecem a oportunidade de serem melhores.
:: As pessoas criam a sua experiência de vida e um coach pode ajudar nesse processo.
:: Compreensão intelectual não é suficiente. Mudança significa agir.
:: O fracasso não existe. Se você não consegue o que quer, você encontra outra maneira.
:: Fracassar é apenas uma maneira de dizer que você não conseguiu — ainda.
:: Todos possuem recursos internos. Ninguém está desamparado. O cliente tem as respostas, o profissional tem as perguntas.
:: Um coach é capaz de ajudar aumentar a quantidade de escolhas na vida do cliente.
:: Coaching é uma parceria sinérgica.
Benefícios
Para um indivíduo, os benefícios serão de curto, médio e longo prazo, dependendo da qualidade de vida que desejam ter. Por ser capaz de remover os obstáculos que o bloqueava, resultará em uma vida mais satisfatória e feliz em todos os aspectos. Profissionalmente, se tornará mais qualificado para o seu trabalho e, consequentemente, obterá melhores resultados.
Para as empresas e organizações, o coaching é um investimento para o desempenho dos funcionários e desenvolvimento dos negócios. O Coaching é prova do compromisso da empresa no investimento de capital intelectual e contribui para uma cultura de apoio organizacional mais qualificada.
VÍDEO