Como voltar às aulas com disposição

O período de volta às aulas é uma etapa de recomeço. A neurocientista Marta Relvas explica que o descanso é importante, mas devemos manter disciplina e rotina nas férias. Uma dica para facilitar a readaptação é, cerca de uma semana antes de retomar as aulas, começar a organizar os materiais escolares, fazer planejamentos, revisões e acordar no horário da rotina escolar.

PLANEJAMENTO

Escreva uma lista de objetivos que você gostaria de realizar durante o semestre. Estes objetivos podem ser sociais, intelectuais ou físicos. Escrever irá ajudá-lo a organiza-se novamente e acrescentar novas metas pessoais que deseja alcançar.

FAZER UMA REVISÃO

Se você está iniciando o segundo semestre, revise suas lições do semestre anterior. Isso irá ajudá-lo a lembrar de onde você parou nas matérias. Aproveite este momento também para refletir sobre a maneira como você estudou e fez suas lições no semestre anterior e pense em todas as melhorias que você pode fazer em sua rotina.

UM DIA POR VEZ

Estudar envolve a organização de anotações durante a aula, leitura e exercícios. Desenvolva o hábito de estudar pelo menos 15 minutos por dia de cada matéria estudada naquele dia, e não esperar para estudar somente nas vésperas das provas. Leia as anotações das aulas antes de dormir. O processo de memorização é de 24horas: o que foi visto em sala de aula e revisado no mesmo dia terá maior e melhor aproveitamento.

AS VÉSPERAS

Reorganize seu horário de sono. Ao longo de suas férias, você pode ter dormido tarde. Isso pode tornar difícil voltar para sua rotina. Se prepare pelo menos uma semana antes. Mantenha as cortinas do quarto abertas para obter luz natural no período da manhã. Faça uma refeição leve durante a noite e não ingira bebidas com estimulantes, como cafeína e energéticos.

Organize sua mochila com seus materiais e escolha suas roupas na noite anterior. É provável que você ainda esteja se ajustando à sua rotina e escolher a sua roupa na noite anterior lhe ajudará a economizar tempo. Tome um café da manhã reforçado com grãos, ovos, iogurte e queijo. Esses alimentos dão um impulso emocional e irão melhorar a sua memória, os níveis de energia diárias, seu senso de calma, e até mesmo seu humor! 
 
Faça exercícios moderados. Um pouco de exercício antes de se dirigir à escola lhe trará mais vitalidade e fará se sentir bem ao longo do dia. Opte por ir de bicicleta ou caminhando. São exercícios leves mas irão ajudá-lo a acordar e fluir o sangue, fornecendo mais oxigênio para o cérebro, proporcionando nitidez e clareza mental.

E as dicas se estendem também para aqueles que estão voltando ao trabalho.

A autora Laura Vanderkam em seu livro “I Know How She Does It: How Successful Women Make the Most of Their Time” sugere que, caso seu retorno ao trabalho seja na segunda-feira, considere o sábado como o último dia de férias e tire o domingo não só para relaxar mas também para começar a planejar sua volta. O seu primeiro dia não deve ser corrido. Construa uma fase de transição. Coloque seu escritório em ordem, tire um momento para organizar agenda, tarefas e reuniões.

Lembre-se: mantenha a calma, respire fundo, pensamento positivo, se organize e tenha um excelente retorno.