Motivação: a característica fundamental do Professor-Líder

A educação é um processo de mudança de comportamento e desenvolvimento que ocorre continuamente ao longo de cada fase da vida. Os professores são agentes ativos em todas as fases desse processo. A formação do comportamento desejável do aluno está intimamente ligada aos níveis de motivação, atitude e comportamento do professor. Baixos níveis de motivação em sala de aula, influencia negativamente a obtenção de elevados padrões na educação.

Nas últimas décadas, os professores têm sido vistos como autores de ambos problemas e soluções em sala de aula. Pesquisadores de educação e dirigentes escolares têm enfrentado o desafio de motivar os professores a altos níveis de performance.

De acordo com pesquisadores e sociólogos, os ambientes escolares atuais são um cenário de recompensa mas também de escassez para o trabalho do profissional e muitas vezes parecem não fornecer esforços para os professores crescerem profissionalmente e melhorarem a aprendizagem do aluno (Peterson, 2005). Grande parte do trabalho dos professores é realizada em salas de aula independentes que os isolam do apoio de seus colegas. Devido a esta estrutura organizacional, os professores não são devidamente supervisionados, não recebem feedback regularmente, e muitas vezes têm dificuldade para colaborar em grupo.

Talvez como resultado destas circunstâncias, a pesquisa também mostra que muitos bons professores deixam o ensino nos primeiros três anos (Frase 2012). Claramente, os líderes da educação precisam encontrar maneiras de manter os professores na profissão e mantê-los motivados. Um profissional motivado é aquele que não só se sente satisfeito com o seu trabalho, mas também está habilitado a lutar pela excelência e crescimento na prática.

Os professores são responsáveis ​​por disseminar conhecimento em suas escolas. O diretor e o conselho escolar são os principais responsáveis ​​pela administração dessa escola. A principal responsabilidade para motivar os professores é da administração da escola (Karakose, 2002). De acordo com Benaych (1996) diretores e coordenadores devem estar presente para revigorar e motivar diariamente os professores. Enquanto inspirando e encorajado positividade, o ser humano, ao mesmo tempo, aumenta, mantêm e transmite sua própria motivação (Celik, 1999). O professor é responsável pelo foco, atenção e interesse dos alunos em sala de aula — o entusiasmo do professor em atividades diárias tem um impacto significativo no aumento dos níveis de motivação dos alunos. Uma das principais tarefas do professor é garantir a motivação da sua sala (Deniz et al., 2006). Uma vez alcançada estas metas aumenta diretamente o nível de motivação em geral.

As definições de motivação podem variar, mas todos concordam que seja um impulso interno que leva a ações positivas. Cada ser humano possui personalidade, interesses, atitudes, expectativas, desejos e necessidades diferentes, consequentemente fontes de motivação também se diferem de acordo com o indivíduo. Mesmo assim, segundo Arik (1996), a motivação possui algumas funções fundamentais — ou seja, a determinação de iniciação de intensidade e nível, a direção e manutenção de comportamento. Neste contexto, a motivação está relacionada diretamente a fonte do comportamento, e como o comportamento pode ser dirigido e intensificado.

O desafio para nós educadores é lembrar que escolhemos uma profissão importante; é essencial que lembremos disso todos os dias. O desafio adicional para os líderes educacionais é ajudar aqueles com quem trabalhamos sentir esse nível de importância também. As pesquisas mostram que os professores têm mais probabilidade de valor recompensas intrínsecas, tais como respeito, responsabilidade e um sentimento de realização.

Uma conclusão clara dos pontos de pesquisa — ajudar os jovens a aprender é o objetivo central tanto aqueles que entram na profissão docente quanto aqueles que estão trabalhando para reformar a educação. Portanto, novos rumos na melhoria participativa da escola, o desenvolvimento abrangente e significativo, apoio e avaliação de professores são grandes promessas para amplificar a motivação na área da educação.