Quais idiomas as pessoas estão aprendendo?

Um novo infográfico nos mostra, de uma maneira fácil, como os idiomas cresceram e como as influências culturais, econômicas e religiosas estão espalhadas pelo mundo.

De acordo com os dados deste gráfico, a distribuição das línguas segue os padrões de migração humana, colonização e influência religiosa. Os romanos difundiram o uso do latim em toda a Europa. O latim caiu de uso, mas ainda é a base para muitas das línguas mais faladas. E o Império Britânico fez do inglês a língua global que é hoje.

Um total de 335 milhões de pessoas têm a língua inglesa como sua língua nativa; 225 milhões deles são dos Estados Unidos. O inglês é falado em 110 países, mais do que qualquer outra língua.

A história colonial da Espanha na América Latina deixou um forte legado linguístico, também. O espanhol é a língua nativa em 35 países e é falado por 399 milhões de pessoas como primeira língua.

SV (El Savador), GT (Guatemala), NI (Nicarágua), PA (Panamá), UY (Uruguai)

O árabe é um exemplo de outro idioma que se espalhou por toda parte. É falado em 60 países por 242 milhões de pessoas. Ele tornou-se difundido com as conquistas dos exércitos muçulmanos no século VII aC.

Mas qual o idioma mais falado no mundo? O chinês, com o maior número de falantes.

Key: MM (Myanmar — 0,5), MO (Macau — 0,5), PH (Filipinas — 0,7), SG (Singapore — 1,8), TH (Tailândia — 1,2) VN (Vietname — 0,9)

Vários dialetos da China são línguas maternas de mais de um bilhão de pessoas. A maioria deles vive na China continental, mas há falantes da língua chinesa por toda a Ásia.

Então, quais são os idiomas que as pessoas estão aprendendo ultimamente? Dos estudantes pesquisados, 1,5 bilhão estão estudando Inglês e mais de 126 milhões estudam francês, chinês e/ou espanhol.

E você, qual idioma está estudando?

IMAGENS: South China Morning Post