Do Django Girls SJC ao DjangoCon Europe

Tudo começou em novembro de 2015, aqui mesmo, em São José dos Campos, SP. Django Girls, um evento gratuito durante um final de semana com o intuito de aprender Django, um framework web em Python. Nunca havia tido nenhum contato com Django e não conhecia quase ninguém que participaria do evento.

É engraçado, mas parece que quando as coisas devem acontecer, elas simplesmente acontecem. Um final de semana que conheci pessoas incríveis e um framework que mudaria o rumo da minha vida.

O primeiro contato com Django foi incrível. Passei dois dias seguindo o Tutorial Django Girls, que por sinal é excelente para quem está começando — recomendo muito. :) Nele, aprendemos os primeiros passos para criar o primeiro blog utilizando o framework. Foram dois dias intensos, mas que também pude conhecer e reencontrar pessoas que continuo mantendo contato.

O evento foi junto com a Python Brasil. Por conta disso, pude conhecer não só as meninas da organização do Django Girls, mas também o pessoal que estava participando da Python Brasil.

O que mais me chamou a atenção, com certeza, foi a comunidade em si. O quanto as pessoas estão dispostas a te ajudar, a te auxiliar, tirar dúvidas nos grupos, comunidades, etc. Todos muito receptivos.

Logo após o evento, mantive contato com o pessoal pelo grupo do telegram. E começamos um projeto open source para gerar os certificados das participantes do evento através do Live Coding Pyladies. Nos encontramos online durante dois finais de semana para começar o projeto e em seguida criamos issues no Trello para dividir as tarefas.

Ainda em dezembro, tive uma oportunidade de participar do processo seletivo de uma empresa da República Tcheca, a Skypicker.com. E a empresa trabalha com Python! Era a minha chance. :)

Resumidamente — Passei as noites, depois do meu trabalho e finais de semana estudando Django/Python. Fiz duas provas e no começo de Janeiro recebi a notícia que havia conseguido o emprego! \o/ E já comecei a trabalhar em um projeto interno da empresa que é feito em Django. :)

Ainda em janeiro, a Paula Grangeiro compartilhou um link pelo facebook dizendo: "A DjangoCon está com um programa de ajuda de custo para apoio à diversidade. Basta se inscrever neste link e torcer para ser um dos 20 selecionados para participar da conferência com tudo pago!".

A DjangoCon é um evento comunitário e sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir diversos grupos de curiosos, apaixonados e "Djangonautas" todos os anos para aprender, compartilhar e se encontrar.

Sabe aquela sensação de que nunca vai acontecer com você? Pois é, foi assim que eu me senti. Porém, a diferença é que mesmo assim, no fundo eu sempre tenho uma esperança de que pode dar certo. Meu ano já tinha começado tão bem, já tinha conseguido o emprego que eu queria, por que não tentar? :)

Me inscrevi e escrevi sobre a minha participação no Django Girls SJC. Sobre a experiência incrível de ter participado do evento e sobre meu novo emprego para trabalhar/iniciar com Django. E que estava super empolgada! :)

Eis que ontem, voltando de uma viagem, super cansada, abri meu e-mail e vi o título da mensagem: "DjangoCon Europe 2016: Result of your scholarship application". É claro que no primeiro momento pensei que seria um e-mail dizendo que infelizmente não tinha sido desta vez, e abri sem nenhuma pretensão. E a primeira frase que eu leio:

"Dear Kátia,

Good news! Your application for the DjangoCon Europe 2016 Scholarship Programme has been successful. YAY! (…)"

"Querida Kátia, boas notícias! Sua solicitação para o Programa de Bolsas da DjangoCon Europe 2016 foi bem sucedida. YAY! (…)"

Na hora, congelei. Não sabia se tinha lido errado, se era alguma brincadeira. :P Foi uma sensação indescritível. Contei ao pessoal do grupo ainda sem acreditar. Mas é verdade. Já me registrei no evento e logo vão me adicionar em uma lista de e-mails com todos os participantes que foram selecionados. :)

Tenho certeza que será uma experiência fantástica! E já prometi para as meninas do Django Girls que vou compartilhar tudo com vocês — este post é o primeiro passo! :)

See you in Budapest! ;)