Inverno no Yosemite National Park

Foto: Ozéias Sant’ana

Como já falei em alguns posts, vários lugares que visitamos aqui nos EUA precisam ser visitados em todas as estações do ano. Cada estação deixa o lugar com uma cara nova e você sente como se nunca estivesse o conhecido antes. Logo que voltamos de Montana não estava nos meus planos já viajar de novo, mas meu marido não estava pensando da mesma forma. Me convidou para aproveitarmos o ferido de Martin Luther King e “conhecer” o Yosemite no inverno, eu como uma amante dessa estação não poderia negar um convite para mais neve e mais frio nos meus dias.

Yosemite Village

A primeira vez que conhecemos o Yosemite foi no Outono. O inverno me surpreendeu com a mistura de neve e gelo que encontramos, geralmente quando a neve é recente permanece fofa por alguns dias, mas nesse caso a neve na maioria dos lugares era apenas uma rocha dura branca, eu acredito que devido a grande umidade a neve se transforma em gelo mais rápido, mas talvez seja apenas na minha cabeça que isso faça sentido, essa mudança nos leva a outro cenário incrível, as árvores meio que cristalizam e ficam maravilhosas como na primeira foto, brancas e literalmente congeladas, o formato da neve também vária bastante tem momentos que parecem vários espinhos no chão.

Dessa vez não fomos para escaladas enormes ou caminhadas exaustivas, fomos apenas para apreciar o que a natureza tinha feito nos pontos mais acessíveis. Essa igreja é um dos lugares bastante visitados, tem mais de 130 anos e ainda continua com suas funções normais de adoração, ensinamentos e casamentos.

Yosemite Valley Chapel

Essa paisagem é magnífica, difícil de acreditar que durante todo o tempo você está embutido dentro desse vale andando pelas ruas, olhando desse ponto as árvores encobrem as passagens criadas pelos homens e deixa tudo como se fosse um lugar inacessível.

Tunnel View

Em uma das manhãs geladas, quando olhei para dentro da floresta tudo estava encoberto por um nevoeiro, deixando um ar de mistério parecendo um cenário de filme.

Não importa onde você olha, todos os ângulos te encantam, um desses momentos foi essa paisagem com o reflexo de uma das cachoeiras no rio que já estava lindo com suas texturas de vegetação e neve.

Reflexo de umas das cachoeiras do Yosemite.

Valley View é o mesmo lugar da primeira foto, essa foi tirada apenas na tarde anterior, em questão de horas tivemos outra paisagem para admirar.

Valley View of El Capitan

Alguns dos cuidados que você precisa tomar antes de conhecer o Yosemite no inverno é ter um carro 4x4, a maioria dos lugares um carro 4x4 chega sem precisa colocar correntes nos pneus, o que facilita sua vida demais. Pneus de neve também ajudam bastante, mas se você precisa alugar um carro, dependendo do lugar é difícil de conseguir. Os pés também precisam de cuidados extras, lembre-se, o chão é praticamente todo o tempo com gelo, cair é coisa mais fácil, o bom é sempre se preparar antes de frequentar lugares diferentes do seu cotidiano, existe inúmeros calçados no mercado com garras boas e acessórios que você encaixa no calçado e te proporcionam maior estabilidade nas caminhas. Sem segurança a diversão com certeza acaba.

Espero que esse post tenha feito você viajar um pouquinho comigo e te inspirado a marcar a próxima aventura. Até breve!


Originally published at Chillipink.