Bom início do Liverpool. Agora vai?

Com quatro vitórias nos primeiros quatro jogos de Premier League, o Liverpool é o líder da competição com 100% de aproveitamento. Amargando um jejum de 28 anos, os Reds querem voltar a conquistar o campeonato inglês, algo que não acontece desde 1990.
Com a chegada de novos jogadores (Keita, Fabinho, Alisson e Shaqiri), a expectativa é que o time possa brigar pelo título. Além disso, percebe-se maior evolução e melhor nível das ideias de Klopp, que desde a segunda metade da temporada passada, transformou o Liverpool em uma máquina.
Em questões defensivas, problema do time nas últimas temporadas, o Liverpool parece mais organizado, principalmente após a chegada de Van Dijk. Desde a chegada do holandês ao clube, em janeiro desse ano, O Liverpool é o time com mais clean-sheets (11), na Premier League. Vale ressaltar os bons e seguros jogos feitos pelo jovem Joe Gomez. Os laterais, Arnold e Robertson, também estão em um bom nível, dando apoio e equilíbrio para a equipe. Outro problema dos Reds era encontar um goleiro de confiança, com a chegada de Alisson, este problema está sendo resolvido. O goleiro fez ótimas defesas e saiu com clean-sheets em 3 dos 4 jogos do time até aqui. Apesar da falha contra o Leicester, a qualidade no jogo com os pés do brasileiro também será um ótimo recurso para o Liverpool na forma de sair jogando e também na forma de atacar o adversário.
No meio-campo há ótimas opções. Henderson, Keita, Fabinho, Milner, Wijnaldum, Chamberlain, Lallana (que deve ser utilizado mais aberto). Algo que marcou o Liverpool da segunda metade da temporada passada foi a intensidade, versatilidade e poder físico do time no meio com Henderson como primeiro homem do meio, Chamberlain e Milner por dentro. Sem Chamberlain, por conta de lesão, o mais cotado para assumir a vaga é Keita, que além do físico e da versatilidade, também tem um ótimo passe e já mostrou muita qualidade na construção/aceleração dos ataques do time. Wijnaldum, quando joga na posição de Henderson, vai bem, porém, quando tem que jogar por dentro, encontra dificuldades para exercer a função. Fabinho, jogador que pode agregar muito neste estilo, ainda não está sendo relacionado. Klopp disse que o brasileiro jogará quando estiver pronto e adaptado ao clube de Merseyside.

O trio magnífico continua avassalador. 7 dos 9 gols marcados pelos Reds, nessa temporada, foram marcados pelo trio Mané-Firmino-Salah. O senegalês Mané é um dos artilheiros da competição, nesse início de temporada, com 4 gols. Apesar do ótimo entendimento dos três, algo que ficou evidente na final contra o Real Madrid foram as opções de banco pouco confiáveis. A saída de Salah para entrada de Lallana deixou esta questão clara, quando o time perdeu toda a intensidade. Mesmo não sendo titular, a contratação de Shaqiri será muito importante, principalmente nestes momentos. O suíço é uma ótima opção de banco. Sturridge está de volta e já marcou gol nessa temporada.
Óbvio que ainda é apenas um bom incio e muita coisa está por vir, porém, não deixa de ser animador para os Reds. Numa temporada com indícios de maior regularidade, o Liverpool surge como principal concorrente do Manchester City para assumir o trono na Inglaterra.
