Bom início do Liverpool. Agora vai?

Kauan Silva
Sep 8, 2018 · 3 min read

Com quatro vitórias nos primeiros quatro jogos de Premier League, o Liverpool é o líder da competição com 100% de aproveitamento. Amargando um jejum de 28 anos, os Reds querem voltar a conquistar o campeonato inglês, algo que não acontece desde 1990.

Com a chegada de novos jogadores (Keita, Fabinho, Alisson e Shaqiri), a expectativa é que o time possa brigar pelo título. Além disso, percebe-se maior evolução e melhor nível das ideias de Klopp, que desde a segunda metade da temporada passada, transformou o Liverpool em uma máquina.

Em questões defensivas, problema do time nas últimas temporadas, o Liverpool parece mais organizado, principalmente após a chegada de Van Dijk. Desde a chegada do holandês ao clube, em janeiro desse ano, O Liverpool é o time com mais clean-sheets (11), na Premier League. Vale ressaltar os bons e seguros jogos feitos pelo jovem Joe Gomez. Os laterais, Arnold e Robertson, também estão em um bom nível, dando apoio e equilíbrio para a equipe. Outro problema dos Reds era encontar um goleiro de confiança, com a chegada de Alisson, este problema está sendo resolvido. O goleiro fez ótimas defesas e saiu com clean-sheets em 3 dos 4 jogos do time até aqui. Apesar da falha contra o Leicester, a qualidade no jogo com os pés do brasileiro também será um ótimo recurso para o Liverpool na forma de sair jogando e também na forma de atacar o adversário.

No meio-campo há ótimas opções. Henderson, Keita, Fabinho, Milner, Wijnaldum, Chamberlain, Lallana (que deve ser utilizado mais aberto). Algo que marcou o Liverpool da segunda metade da temporada passada foi a intensidade, versatilidade e poder físico do time no meio com Henderson como primeiro homem do meio, Chamberlain e Milner por dentro. Sem Chamberlain, por conta de lesão, o mais cotado para assumir a vaga é Keita, que além do físico e da versatilidade, também tem um ótimo passe e já mostrou muita qualidade na construção/aceleração dos ataques do time. Wijnaldum, quando joga na posição de Henderson, vai bem, porém, quando tem que jogar por dentro, encontra dificuldades para exercer a função. Fabinho, jogador que pode agregar muito neste estilo, ainda não está sendo relacionado. Klopp disse que o brasileiro jogará quando estiver pronto e adaptado ao clube de Merseyside.

O trio magnífico continua avassalador. 7 dos 9 gols marcados pelos Reds, nessa temporada, foram marcados pelo trio Mané-Firmino-Salah. O senegalês Mané é um dos artilheiros da competição, nesse início de temporada, com 4 gols. Apesar do ótimo entendimento dos três, algo que ficou evidente na final contra o Real Madrid foram as opções de banco pouco confiáveis. A saída de Salah para entrada de Lallana deixou esta questão clara, quando o time perdeu toda a intensidade. Mesmo não sendo titular, a contratação de Shaqiri será muito importante, principalmente nestes momentos. O suíço é uma ótima opção de banco. Sturridge está de volta e já marcou gol nessa temporada.

Óbvio que ainda é apenas um bom incio e muita coisa está por vir, porém, não deixa de ser animador para os Reds. Numa temporada com indícios de maior regularidade, o Liverpool surge como principal concorrente do Manchester City para assumir o trono na Inglaterra.

    Kauan Silva

    Written by

    Futebol internacional.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade