Bitcoin não se importa com você: Um banho de realidade.

V1l$0n @kavanhak
9 min readJan 30, 2023

--

Disclaimer: Esse é um texto base prévio para minha participação em uma live dos #bitcoinheiros, e que a inspiração veio ao ler os textos do Shinobi (@brian_trolz) sobre alguns fatos impopulares que trazem um choque de realidade sobre os princípios em embasa a maneira como é estruturado o #Bitcoin.

O texto é dividido em 3 pontos elementares. Esses são pontos que julgo necessários para que, exista consenso entre diferentes opiniões sobre o papel, uso e definição do #bitcoin.

Os três pontos são:

1 — O Gasto Duplo;

2 — O Bitcoin não se importa;

3 — O Bitcoin não depende de você.

Esses são os “Pontos elementares que temos que concordar, para que possamos discordar em outras coisas não elementares.” Ou seja: Uma idéia vale a pena ser debatida desde que não proponha algo diferente desses três pontos, isolados e em conjunto.

Caso exista discordância sobre esses três pontos, penso, particularmente que é melhor levar o debate para regras e aplicações no mundo FIAT. No mundo FIAT, há espaço para todo tipo de propostas que aliviam a coceira dos ouvidos de pessoas sem esperança.

FOTO SOMBRIA DO CRUCIFIXO DE UMA LÁPIDE COM UM CORVO PRETO POUSADO SOBRE ELA.
“Vaidade de vaidades. Tudo é Vaidade.”

Dito isso, — hum, hum — vamos ao comentário de cada um dos pontos.

1- O problema do Gasto Duplo criou o #bitcoin.

O problema do gasto duplo é um só: A Verificação sem um terceiro de confiança. Uma das coisas mais interessantes sobre esse ponto é que poucas pessoas entende a origem técnica e econômica desse problema.

De maneira simples, pelo lado técnico, precisamos de um mecanismo de regras que impeça alguém de colocar duas vezes a mesma moeda única em transações diferentes de forma que nenhuma outra pessoa consiga verificar se essa moeda está sendo gasta em outra transação simultânea. O lado técnico desse problema envolve uma só questão: Permitir ou não a verificação do Gasto duplo.

FOTO DE CASAL OLHANDO AS CONTAS FINANCEIRAS COM CARA DE SURPRESA SENDO QUE ELA SEGURA O CARTÃO DE CRÉDITO E ELE O NOTEBOOK.
Gasto duplo. Uma hora a conta chega. A casa sempre cai quando chega na hora da verificação.

Pelo lado econômico não é preciso ser muito inteligente para perceber que alguém vai acabar acumulando muito mais recursos quando as transações não forem completadas. O lado Econômico desse problema envolve outro dilema: Centralizar ou Descentralizar a Verificação.

1.a — A Solução? Descentralização por Verificação Criptográfica.

Poucos percebem que o #Bitcoin é uma proposta de solução, que posteriormente foi colocada a prova com Hal Finney e que segue recebendo ajustes para melhoria e preservação do ponto central: Verificação Criptográfica de maneira Descentralizada.

O que pouca gente sabe é que o PoW, ou Prova de Trabalho — conceito já conhecido desde 1993 — foi o caminho pelo qual se escolheu definir as propriedades matemáticas das regras de negócio do #bitcoin, permitindo assim resistir a um ataque de 51%, outro fato conhecido de quem adotou PoW em outros projetos.

FOTO DE ALFAIATE DE BARBA BRANCA MEIO VELHO AO LADO DE UM TERNO FEITO VESTINDO UM MANEQUIM. FUI EU QUE FIZ.
Prova de Trabalho. O Estimado é o Realizado que é Verificado.

Portanto, o #bitcoin é a prova real de que um sistema de moedas digitais pode adotar uma governança descentralizada, por verificação criptográfica baseada em prova de trabalho, conferindo robustez o suficiente para resistir a ataques de 51% de gasto duplo.

1.b — Propagação em Código Aberto.

O mais bacana disso tudo é que a própria publicação da solução proposta adotou os elementos que ela mesmo possui: O White Paper é de Código Aberto (preservando anonimato) para que haja verificação de maneira descentralizada (evitando ataque ao autor).

Essa é, na minha opinião o pilar principal de qualquer nova ideia ou compreensão sobre o #bitcoin: Faças as coisas funcionar com Código Aberto para que exista Verificação por Prova de Trabalho (e de preferência de maneira anônima)

FOTO DE UMA TIGELA DE CERÂMICA COM SEMENTES DENTRO.
Pelo fruto se conhece a planta, então a semente não mente.

Satoshi Nakamoto usou Prova de Trabalho de si mesmo nos textos, não exigindo confiança na sua pessoa ou posição social. Ele desejava que sua proposta fosse verificada de maneira descentralizada, não sendo ele mesmo, o centro.

Ninguém precisa confiar em ninguém.

Por isso você já ouvir por aí:
Não confie, verifique.

2- O #bitcoin não se importa.

Bem, dado o ponto principal, vamos ao secundário: A Causa.

O #Bitcoin é um protocolo que não se importa com a sua opinião, crença, valores, intenções, negócios, desejo, religião, dinheiro, sexo, pátria, partido político, ideologia, cor de pele e quanto você pode pagar por sats.

A causa primária do #Bitcoin são a validação dos blocos de transações da timechain para que todos possam verificar e manterem as propriedades desenhadas na proposição original.

FOTO HONEY BADGER OU CARCAJU MOSTRANDO OS DENTES
BITCOIN NÃO SE IMPORTA.

O que você acredita ou pensa sobre a vida não é relevante para o protocolo. Por favor, pare de ficar colando o #bitcoin em coisas que são importantes para sua vida. O #Bitcoin é APENAS um protocolo matemático computacional.

2.a — O Efeito da verificação é o acesso indiscriminado.

Um dos maiores efeitos da descentralização, é o acesso universal a qualquer pessoa ou entidade que queira fazer parte do ecossistema. Dessa forma, a verificação das transações é aberta a qualquer um que deseje fazer parte da rede, e por consenso, adotar (e preservar) as regras matemáticas que evitam o ataque de gasto duplo.

Ao rodar um nó próprio, cada pessoa pode ter um papel de testemunha sem que haja a necessidade de se identificar ou que possua informações sobre sua origem.

FOTO NÚMERO DOIS DO HONEY BADGER OU CARCAJU MOSTRANDO OS DENTES
Não me importo.

Sabe o porque? Porque o #bitcoin não se importa.

Mas então, em um sistema fechado de regras, o que importa para as pessoas? Simples: A manutenção da prova de trabalho.

2b. — Incentivo a Prova de Trabalho.

Dentro desse ecossistema, a única coisa que o Bitcoin se importa é com a Prova de Trabalho.

Dessa forma, existe uma regra, o Halving (ou Redução Pela Metade) que além de incentivar o uso particular de equipamento computacional para verificação das transações, ainda acrescenta uma segunda camada de propriedades de prova de trabalho: Eficiência e Eficácia Energética para computação de dados puramente Matemáticos.

Desenho de espermatozóides ao redor de um óvulo onde apenas um só entra.
Só pode haver um!

Uma vez que a Mineração (ou verificação incentivada) permite diferentes modelos de uso de energia e capacidade computacional, a recompensa sempre é preservada na rede por cortar pela metade o incentivo da mineração.

Qual o efeito disso? Prova de Trabalho no uso energético. Quanto menos energia você precisar consumir e mais eficiência computacional você tiver, maior são as suas chances de acumular unidades cada vez mais escassas de #Bitcoin.

Dessa forma, o jogo da descentralização continua constante dentro do universo de prova de trabalho matemático por uso energético.

Ok. Mas e quanto as mudanças ideológicas de Satoshi Nakamoto, debatidas no BitcoinTalk? E quanto ao propósito que fez com que Hal Finney se dedicasse aos primeiros testes do projeto?

Foto de Hal Finney correndo, mostrando o numeral de corrida f41584fe com o Hash F4184fc5
SINAIS.

Simples: O #Bitcoin não depende e nunca dependeu de você e nem deles. Eles e nós é que dependemos do #bitcoin. E o Hal talvez, tenha sido a primeira pessoa não anônima a perceber isso, pois se realmente fosse possível preservar PoW resolvendo o Gasto Duplo sem uso de intermediários, isso causaria um impacto muito forte nas relações econômicas e tecnológicas da sociedade.

Portanto…

3- O #Bitcoin não depende de você.

Uma vez que todas as pessoas podem transacionar sem precisar confiar em um intermediário, sem precisar se identificar na rede, basta apenas que exista prova de trabalho entre cada parte dessa rede. Por isso, em algumas conversas na minha época em 2010, nós discutíamos até onde esse anonimato seria possível em uma rede de comunicação digital. O tópico era privacidade digital pareada com genética do corpo.

Em resumo: O #Bitcoin é tão bem estruturado nesses três pontos apresentados até aqui, que até um computador com Inteligência Artificial poderia participar sendo um nó, transacionar e utilizar o #Bitcoin como dinheiro digital. E quando isso acontecer, você nem vai perceber se está lidando com um ser humano ou com uma computação cognitiva do outro lado da transação.

Foto do super computador inteligente Hal 9000 do filme 2001 uma odisséia no espaço.
O Super Computador mais famoso do Cinema se chama Hal 9000.

O #Bitcoin não depende se é você mesmo, se é um robô, se é um político, se é uma empresa, se é um golpista, se é um shitcoiner. Sério, acredite: Não depende de quem usa, pois em sua essência, o Anonimato é ponto central, sendo equilibrado por Prova de Trabalho.

3.2 Anonimato

E é exatamente o Anonimato que provoca a maior mudança para que nós dependemos mais do #bitcoin e reconheçamos que o #bitcoin não depende de nós: A Sedução de um mundo onde as relações de transações de valor não dependem de prova de trabalho.

De certa forma, nós nascemos, trabalhamos, amamos e vivemos em um padrão que aceita relações sociais sem prova de trabalho, baseados em reputação, imagem simbólica por reconhecimento de autoridade. Com o Bitcoin, não só o REI ESTÁ NU, mas nós de certa forma, somos despidos de uma camada de incentivos.

Foto da máscara Vendeta que representa anonimato.
O anônimo que habita em mim, saúda o anônimo que habita em você.

Quando entendemos o #Bitcoin, NÓS ESTAMOS NUS em uma relação de zero prova de verdade. Somos o que somos, e ao nos relacionamos com tudo aquilo que define o funcionamento do #Bitcoin, mostra muito mais como somos, do que o #Bitcoin é.

Você não existe no #bitcoin. (a colher não existe)

3.b Soberania

Nesse ponto, o fechamento da tríade recai sobre um único elo final: A Soberania de cada um de nós, em aceitar uma realidade de regras sem regradores e saber quando decidimos por anonimato ou apresentar-nos como validadores de prova de trabalho.

Bitcoin não muda o mundo. Não muda o sistema financeiro. Não muda a saúde de uma pessoa. Não muda as crenças da pessoa. O #Bitcoin resolve o problema do Gasto Duplo em dinheiro digital entre duas pessoas sem a necessidade de um terceiro de confiança preservando o anonimato de quem deseja assim faze-lo.

Foto de um monitor com várias linhas de texto de programação de código fonte de software.
Código. Texto. Soberania.

O conhecimento prático e tácito que cada um de nós possui, é que verdadeiramente muda o mundo. E o melhor de tudo: De maneira Anônima e Descentralizada.

E essa Soberania é inegociável.

Portanto…

CONCLUSÃO:

O Bitcoin não se importa com quem você é, não se importa se você vai ficar mais rico, não se importa se você quer colocar NFT na timechain.

Também não se importa se você vai holdar tudo por 20 anos, ou se compra na baixa e vende na alta, ou se você vai desistir de desenvolver código aberto de software para a comunidade.

O #Bitcoin não depende da sua empresa de adoção em massa, da sua ONG de educação sobre economia no Padrão #Bitcoin, do seu Fundo de Investimento com exposição em #BTC/USD.

Nós é que nos importamos com o #Bitcoin, e Nó é o que importa para o #Bitcoin.

Procure ser muito mais um Nó e menos Nós.

It´s up to you
(depende de você)

Quem tem ouvidos para ouvir.

Ouça.

“Se você não entende, não tenho tempo para explicar.”

https://www.youtube.com/watch?v=-KJnB7Es7BE

Nine Inch Nails — We are in this together now.

Eu me tornei impossível
Segurando a isso quando
Quando tudo parecia importar mais
Nós dois
Usados e espancados
Observando o destino enquanto ele flutua através do caminho que escolhemos

Você e eu
Nós estamos juntos nisto agora
Nenhum deles podem nos parar agora
Nós conseguiremos ficar juntos de alguma forma
Você e eu
Se o mundo for para quebrar em dois
Até o real fim de mim
Até o real fim de você

Atento ao som enquanto eles descascam a pele
Eles arrancam e eles puxam
Tentando colocar seus dedos dentro
Bem, eles têm que acabar com o que encontramos
Bem, eles têm que odiar o que tememos
Bem, eles têm que fazer isso ir embora
Bem, eles têm que fazer desaparecer

O mais longe que eu caia eu estou do seu lado
Por mais perdido que eu fique eu te acharei
Quanto mais fundo a ferida eu estou dentro de você
Para todo o sempre eu serei uma parte de

Você e eu
Nós estamos juntos nisto agora
Nenhum deles podem nos parar agora
Nós conseguiremos ficar juntos de alguma forma
Você e eu
Se o mundo for para quebrar em dois
Até o real fim de mim
Até o real fim de você

Tudo que nós éramos se foi, nós temos que segurar
Tudo que nós éramos se foi, nós temos que segurar
Quando toda nossa esperança se for, nós temos que segurar
Tudo que nós éramos se foi, mas nós podemos segurar

Você e eu
Nós estamos juntos nisto agora
Nenhum deles podem nos parar agora
Nós conseguiremos ficar juntos de alguma forma

Você e eu
Mesmo depois de tudo
Você é a rainha e eu sou o rei
Nada mais significa algo

--

--

V1l$0n @kavanhak

Online since 1997, AKA l0g4N, Sap∅, Tecuryu Clan *UX Designer since 2009. *PhD. *Ocasional Musician. *Late Pleb.