No atual cenário internacional, o terrorismo, a violação dos direitos humanos e os massacres associados ao conflito armado, nos obrigam a manter uma posição frente esses flagelos.

Aprendemos com a história, que os fundamentalismos de diversos tipos e projetos hegemônicos acabam atropelando a liberdade, os direitos humanos elementares e sobretudo a paz. Hoje… Essa tão falada “paz” é antítese do conflito bélico, é a ausência de perspectiva para quem vive assustado, temendo perder a vida em algum atentado.

Por um minuto, parei de realizar as minhas atividades rotineiras, e pensei em todas as vidas que foram tragicamente roubadas devido a maldade ocasionada pelo terrorismo. Meu coração se encheu de tristezas, e fez as lágrimas mais sinceras. escorrerem pela minha face. Nem as palavras mais bonitas, poderiam trazer algum tipo de alegria para o dia de hoje, o vazio é imensurável.

Penso nas inúmeras famílias que se encontram fragilizadas e incompletas. Não há nenhuma dor que se compare a perda de um ente querido, não há nada que repare o sofrimento ao ver alguém que amamos partir, não há nada que o governo possa fazer para. consolar os corações das centenas de famílias que nessa última sexta feira, assistiram seus entes queridos perderem a vida para o terrorismo.

A vida é composta por mistérios. Nunca poderemos entender o porque da existência de tanta violência, jamais poderemos compreender o motivo que leva um ser humano a tirar a vida de outro, ou porque alguém se oferece para defender uma ideologia que tem caráter exclusivo e deprimente, que visa reprimir quem pensa diferente.

Dedico meus pêsames à toda a população francesa e todas as pessoas que sofrem diariamente pela presença devastadora de grupos terroristas, em especial o estado islâmico e suas ramificações.

-keicy Lopes

#PrayforParis