The Game of The Coins: só mais um experimento qualquer com criptomoedas (?)

Kellington Neves
5 min readJan 2, 2018

--

Hoje, 1º de Janeiro de 2018, ótimo dia para começar projetos, traçar metas e visualizar o futuro, etc... Eu nunca fui muito de fazer aquela listinha de objetivos para o ano que se inicia. Sempre tive fases de dedicação intercaladas com fases de pura procrastinação, então começo o que for, a hora que for (parando não de forma diferente).

Mas nesse início de ano pensei em começar um projeto novo, um experimento, semelhante a vários outros que tem surgido na internet (veja, por exemplo, os experimentos do Gabriel Kruschewsky e do Brett McLain). A ideia é simples: uma certa quantia de dinheiro, geralmente baixa, dividida entre algumas moedas digitais e mantidas por um ano, o desempenho da carteira é reportado para comunidade semanal ou mensalmente.

Só que, sabendo como eu sou e que eu vou ficar olhando o saldo do portifólio a cada meia-hora, resolvi gamificar um pouco o experimento pra ficar mais divertido, então eis a minha idéia: Dividir 0.12 bitcoins entre 10 moedas digitais. Cada moeda recebe 0.01 bitcoin, mais um bônus de 0.01 bitcoin para as duas melhores moedas. No final de cada semana eu registro o desempenho de cada moeda e redistribuo igualmente o valor da carteira entre todas as moedas, mantendo o bônus das duas melhores moedas. No final de cada mês, as duas moedas com melhor desempenho passam a receber o bônus para as próximas 4 semanas. As duas moedas com pior desempenho saem do portifólio e são substituídas por outras duas moedas. Ficou complicado? Vamos por partes…

A escolha das moedas e divisão do investimento

Pra começar a brincadeira, eu escolhi as 10 moedas abaixo:

Comprei de cada moeda, o equivalente a 0.01 bitcoin. As duas melhores moedas deveriam receber o bônus de mais 0.01 BTC cada, mas como ainda não tenho esse resultado, resolvi depositar o bônus nas duas moedas com maior market share nesse momento, de acordo com o CoinMarketCap, neste caso, a Ripple (14,33%) e IOTA (%1,74). Observe que esse bônus não influenciará no desempenho dessas moedas no final de cada semana/mês, é só uma tentativa de aproveitar melhor o seu potencial e aumentar o lucro final.

Não escolhi essas moedas porque conheço e acredito na proposta de todas elas, na verdade escolhê-las é uma forma de me motivar a ir atrás de informações e me manter atualizado sobre cada uma, algo que todo mundo deveria fazer antes de investir pesado em qualquer coisa. A regra pra escolhê-las foi, basicamente, estar listada na Binance, ter um bom volume de transações ao longo do mês e o preço estar abaixo de 20 doletas. Então com certeza há algumas shitcoins no meio, essas terão que se provar ao longo do mês pra não sair do portifólio, e há moedas que deveriam estar presentes e não estão, essas poderão entrar no futuro. Então, por favor, façam sugestões nos comentários que já irei considerá-las para o próximo mês.

Porque uma Exchange e não um a Carteira? E porque a Binance? A maioria dos outros experimentos semelhantes que vi utiliza a carteira Exodus, que também utilizo e gosto bastante. Também sei muito bem que exchange não é nem de longe o lugar mais seguro para se manter moedas digitais, mas como nesse caso o valor é relativamente baixo (não estamos falando de milhões, ainda) e terei que fazer trades semanais, prefiro correr o risco em nome da praticidade e ficar em uma exchange por enquanto. Já a escolha da Binance foi simplesmente porque já estou utilizando minha conta da Bittrex para administrar um outro fundo que tenho com amigos, pela variedade de moedas e porque gostaria de testá-la devido a notoriedade que tem ganhado nas últimas semanas. Compartilharei minhas impressões ao longo do experimento. Em outra oportunidade, também falarei melhor sobre cada uma das moedas do portifolio e diferencial/proposta de cada uma.

Desempenho Semanal

Com o portifólio "no jeito", agora é hora de esperar uma semana pra registrar o desempenho de cada moeda e redistribuir os valores. Ou seja, a cada 7 dias eu vou anotar o desempenho de cada moeda e redistribuir os valores igualmente entre todas elas, mantendo o bônus das duas primeiras colocadas do mês anterior. Nesse momento eu não prometo escrever/compartilhar nenhum post relatando o desempenho, mas registrarei e vocês saberão no relatório mensal.

O desempenho considerado será com base no Bitcoin e não no dólar, ou seja, quantos porcento a moeda subiu/desceu em relação ao Bitcoin. Simplesmente pra ter uma melhor noção do desempenho da moeda em si e não do mercado em geral e porque meu objetivo primário é aumentar o meu saldo de Bitcoin. Mas, independente disso, pretendo também registrar as informações em dólar.

Desempenho Mensal

Agora é a hora do "vamos ver". A cada 4 semanas, eu vou mais uma vez redistribuir o valor corrente de forma igual entre as moedas, porém aqui pretendo fazer um ranking com base no desempenho das últimas quatro semanas, as duas primeiras colocadas passam a receber o bônus pelas próximas 4 semanas e as duas últimas colocadas são substituídas por duas outras moedas escolhidas previamente.

O Rebaixamento. Ao longo do mês, com base nas sugestões da comunidade, notícias e desempenho no mercado, pretendo selecionar duas outras moedas para entrar no lugar das duas moedas com pior performance no mês. Essas duas novas moedas não necessariamente precisam estar listadas na Binance ou serem 'novas', isto é, podem ser moedas que já passaram pelo portifólio antes. As moedas novas também não precisam estar abaixo de U$ 20,00 para entrar no portifolio, porém levarei o preço em conta na hora de escolhê-las.

Eu sei que, se as moedas estiverem sub ou supervalorizada no momento que entrarem no portifólio, isso pode influenciar o desempenho delas. Pretendo levar isso em consideração, mas ainda não sei como. Talvez levando em consideração a subida/descida nas últimas 24h.

Bem, o portifólio inicial ficou desse jeito:

Acho que acabei complicando algo que era pra ser simples, mas se não for assim não tem graça :)

Que comecem os jogos!

--

--

Kellington Neves

Consultant, programmer and problem solving passionate...