Você é um Scrum Master 2.0?

Kelvin Weiss
3 min readMar 26, 2019

--

Sabe como identificar se você é ou não?

O que eu tenho notado é que muitos Scrum Masters atuam como Scrum Masters 1.0. É aquele profissional que embora conheça bem regras, eventos, papéis e artefatos do Scrum, age com posturas, ainda que de forma inconsciente, que inibem a auto-organização e o empoderamento do time.

Dentro destas posturas posso destacar a de “herói do time” onde ele precisa da adrenalina e do reconhecimento de que é indispensável; e a postura de Scrum Police, quando ele força as regras do Scrum ao invés de explicá-las ao time ( “a daily passou 5 min, não pode hein pessoal”, “a discussão está muito boa mas a time-box acabou. Vamos voltar ao trabalho….”).

E este tipo de postura 1.0 faz com que os times executem um Scrum Mecânico.

O time segue o Scrum mas você sente que é artificial (reuniões diárias parecem ser todas iguais, melhorias não são colocadas em práticas, time sem comprometimento, entre outros efeitos visíveis).

O time também fica cada vez mais dependente do Scrum Master e quanto mais tempo o Scrum Master se dedica ao time, mais tempo é necessário, efeito justamente contrário ao que se espera. Quanto mais auto organizado e empoderado o time for, menos tempo do Scrum Master demandará. O foco do SM 1.0 passa a ser somente o time de desenvolvimento e por consequência ele não serve ao Dono de Produto e a muito menos a Organização.

Desta forma impedimentos organizacionais que atrapalham o time não são tratados. A falta de tratamento (e de alguém para tratá-los) destes impedimentos organizacionais atrapalham o time no dia a dia, gerando mais trabalho para o Scrum Master e por consequência mais dependência. Entra num ciclo vicioso.

Este Scrum Master acaba se tornando ineficaz.

Deve-se então quebrar este ciclo vicioso e para isto é necessário novas posturas que elevem o Scrum Master de 1.0 para 2.0, transformando-o em um Scrum Master EFICAZ, aquele que de fato é um líder servidor, que ajuda a empoderar o time, e a realizar um Scrum autossustentável.

Para ser um Scrum Master 2.0 EFICAZ é necessário agir com posturas mais adequadas, como Coach, Mentor, Professor, Removedor de Impedimentos e Agente de Mudanças.

O seu principal papel torna-se então tornar os problemas transparentes e não necessariamente resolvê-los.

Apenas como exemplo, tente o seguinte: não chame a atenção de alguém que não compareceu na reunião diária. Ao invés disto, durante a retrospectiva pergunte ao time se algo poderia ter ido melhor se todos tivessem participado das reuniões diárias. Ensine o time a resolver seus próprios conflitos e a confiar uns nos outros.

O time irá ficar mais empoderado e auto organizado, liberando o Scrum Master para atuar mais no nível da organização, ajudando a remover os impedimentos organizacionais que inibem a agilidade.

Conforme definido no Scrum Guide, o Scrum Master deve servir ao time de desenvolvimento, ao Dono de Produto e a Organização. Como muitos atuam como Scrum Master 1.0, acabam não atuando no nível organizacional, criando o mito de que Scrum Masters trabalham no nível do time e Agile Coachs trabalham no nível organizacional e ainda que Scrum Master é um Agile Coach júnior. Não é.

Scrum Master não é Agile Coach Júnior. Agile Coach não é a evolução do Scrum Master.

Scrum Master e Agile Coach podem até ter atuação diferente, mas trabalham em uma mesma camada. Agile Coach não é a evolução do Scrum Master, mas isto é assunto para outro artigo.

Quando o Scrum Master atua como Scrum Master 2.0, potencialmente alguns efeitos poderão ser notados, como a redução do time-to-market, aumento da felicidade do time, um Scrum autossustentável e aumento da satisfação de clientes.

Scrum Master é então um fator chave para um ambiente de Scrum Profissional.

--

--