Centro Cultural do Descaso: Estado adia pela terceira vez a reforma do CCBJ

O Centro Cultural Bom Jardim está sem atividades. O motivo? Uma reforma que teve início em outubro de 2015 e até agora não foi finalizada. Nesta terça-feira (12), representantes da comunidade tiveram reunidos com o Secretário de Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, para tratar da urgência da reforma e demais atrasos.

Entre os problemas mais reivindicados pelos presentes, está a questão da estrutura do Centro Cultural, levantada numa caminhada pelo local com o secretário Fabiano. Falta de pintura, lâmpadas antigas, entulhos, buracos e parque das crianças com brinquedos inseguros fazem parte da lista de reclamações dos moradores. “Diminuiu o orçamento e piorou a qualidade”, denuncia Francisca Nascimento, integrante do Centro de Cidadania e Valorização Humana (CCVH) e da Rede DLIS.
Uma das integrantes do Fórum de Cultura do Bom Jardim e bailarina, Graça Castro e Silva, questionou o prazo de entregue da reforma. “Eu pensei que ia ser entregue no começo de julho, mas estou vendo que mais vez estão adiando. Isso é um desrespeito. É obrigação da secretaria entregar o centro e os pagamentos atrasados para a classe artistística. É desgastante”, relata Graça, emocionada.
Na ocasião, a Secretaria decidiu que a reinauguração do local será no dia 26 de agosto, às 19h, com a presença da população. Já a finalização dos reparos reivindicados, segundo o secretário, acontecerá até o fim desta semana.


A próxima reunião dos representantes da comunidade com a Secult-CE acontecerá dia 19 de julho, às 19h, no Centro Cultural Bom Jardim. O evento irá levantar assuntos como o plano de ação para o segundo semestre de 2016.


Veja abaixo a nota pública do Fórum de Cultura do Bom Jardim:
O Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim vem a público manifestar sua indignação com o IACC (Instituto de Arte e Cultura do Ceará) e com o CCBJ (Centro Cultural Bom Jardim) pela falta de respeito e de compromisso para com os artistas que se apresentaram ou prestaram serviços nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015, e que até o momento não receberam seus pagamentos.
De janeiro de 2016 até hoje, o Fórum vem questionando com a Gestão Compartilhada (representantes do CCBJ, IACC, Fórum) a demora nestes pagamentos, tanto cachês de artistas como prestação de serviços que deveriam ter sido pagos em 45 dias após a prestação do serviço. Desde o ano passado o IACC e o CCBJ vêm prorrogando o prazo.
Com o equipamento fechado desde o ano passado, praticamente desde janeiro de 2015, o mesmo está funcionando apenas por conta de parcerias com algumas instituições. A partir de agosto de 2015, o CCBJ passou a funcionar de forma itinerante através do projeto Praça das Artes, que funcionou nas praças de forma itinerante. Este tem sido o CCBJ em 2015 e 2016: uma instituição esquecida por aqueles que deveriam preservá-la!
Oficialmente a interdição aconteceu em outubro de 2015, data da assinatura da ordem de serviço que seria de 06 (seis) meses e que vem se estendendo até hoje, com a possibilidade de abertura em agosto.
Cansados de questionar a Gestão Compartilhada e por não ter êxito, nós, do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, viemos a público cobrar aos gestores do CCBJ e IACC que paguem o que devem, e isso não é um pedido, é uma exigência.
Parem de tratar os ARTISTAS como pedintes, pois todos trabalharam e trabalham muito! E não merecem ser tratados com tanto descaso.
Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim.