Conseguiria Deus?

Kennedy Noia
Aug 29, 2017 · 2 min read

Cá estou a tentar dormir, sem êxito, e logo começo a divagar sobre meus pensamentos e problemas não resolvidos. Geralmente coisas que me desafiam a pensar em outras senão possibilidades e soluções.

Certa vez li em algum lugar alguém lançando a seguinte pergunta:

Conseguiria Deus, criar uma pedra tão pesada, mas tão pesada, que nem mesmo Ele conseguiria levantá-la?

Como diria minha esposa: brother, essa é difícil. Percebam, meus queridos, que a questão é uma famosa espada de dois gumes, que tem como finalidade cortar dos dois lados. Explico: se você respondeu com a máxima de que "Deus tudo pode", e que, sim, Ele conseguiria criar tal pedra, pois bem, isso implicaria em também afirmar que Ele não conseguiria levantá-la, logo, Ele não poderia "tudo". Mas se a pedra criada for levantada, então, também significa que Ele não conseguiu criar uma pedra ilevantável.

Quando o problema é muito difícil eu gosto de transformá-lo numa forma mais simples, aplicando analogia sobre algo de fácil assimilação, mudando talvez o que está em questão, mas mantendo a mesma fórmula para tentar aplica-la de volta e concluir o pensamento.

Pois bem, minha reflexão é que este é um experimento de longo prazo e que não tem uma resposta lógica, binária ou de fácil dedução. Para a pedra ser ilevantável, imaginemos que a mesma possui uma unidade de medida de peso infinita, e como já disse Einstein:

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana.

Já podemos, então, dizer que temos duas pedras ilevantáveis? Vejamos: nem nós, nem Einstein, temos certeza quanto ao universo. E por mais infinita que seja a estupidez humana, ainda assim caberia dentro deste universo, que nem podemos afirmar com absoluta certeza que é infinito. Complicou né? Vamos simplificar? Deixaremos de lado o universo e voltaremos nossa atenção apenas para a estupidez humana.

Sim, meus queridos, Deus tudo pode, nós é que teimamos em aprender as coisas, mais facilmente, da forma mais estúpida possível: errando.

Vamos direto ao ponto em que quero chegar: imaginemos que Deus criou uma pedra chamada humanidade e que a cada pecado, que cada ser humano comete, é acrescentado um quilo ao peso da nossa pedra. Pois é, dá pra imaginar o tamanho da carga que criamos? Ainda que tentássemos calcular apenas durante um século, uma geração ou um dia sequer, mesmo que baixemos o peso do pecado para um grama, não conseguiríamos mensurar o peso da nossa pedra.

Com a nossa estupidez fica fácil compreender o impossível. Nutrimos um ilevantável fardo, que tanto cresce, como ainda é suportado e carregado pela Sua infinita misericórdia.

)

Kennedy Noia
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade