Há algum tempo, li esse artigo pela indicação de alguém (obrigada pessoa que não lembro quem) e achei tão maravilhoso que decidi traduzi-lo para que a mensagem possa chegar a mais pessoas.

Eu aproveitei e fiz algumas adaptações para tentar deixar a linguagem mais neutra de gênero.

Artigo original: There are no adults in the room

Querida nova pessoa desenvolvedora,

Um das coisas mais chocantes que eu aprendi quando eu iniciei minha vida profissional é que não há adultos na sala.

Isso não significa caluniar a todos na sua empresa que trabalham duro para ajudar a tornar o lugar bem-sucedido.


Oie gente, quero contar para vocês um pouco da minha transição para o cargo de Tech Manager. Para isso, acredito que seja importante contar um pouquinho da minha trajetória. Prometo que será rapidinho!

Nuvens ao fundo. Uma mão que segura um tablet que tem no visor um foguete e um botão "Start" que está sendo tocado.
Nuvens ao fundo. Uma mão que segura um tablet que tem no visor um foguete e um botão "Start" que está sendo tocado.
Vector de Negocios creado por freepik

Primeira contato

Entrei para o mundo da tecnologia em 2006 quando comecei o curso de Sistemas de Informação em Fortaleza-CE. Minha primeira experiência profissional relevante, veio em 2009, um estágio na empresa onde eu trabalharia pelo próximos anos. Nesse período, tive oportunidade de passar pelas áreas de desenvolvimento em backend, mobile, Business Intelligence, relatórios e frontend. …


Edit: Eu não trabalho mais na empresa. Por isso, pedidos para benchmarks e perguntas mais específicas devem ser encaminhados para marketing@nubank.com.br.

Obrigada. =)

— — —

O Nubank é a maior startup da América Latina e teve um crescimento impressionante desde a sua fundação em 2012, chegando a ter 5 milhões de clientes em 2018. Para garantir uma escalabilidade saudável e sustentável desse crescimento, houve um planejamento muito bom da arquitetura do backend, associado a uma forte cultura de pessoas e processos.

Há diversas metodologias de desenvolvimento ágil de software pelo mundo (eu não conheço a Crystal, por exemplo), que…


Olar.

Este ano percebi que há muitas pessoas, que já tem uma carreira em outra área ou até na área de TI, mas sem trabalhar diretamente com tecnologia, querendo aprender a programar.

A área de TI se divide em muitas sub-áreas, como deve acontecer com muitas outras áreas também, e o que geralmente acontece é escolher uma delas para se aprofundar e trabalhar (pelo menos por um tempo). …


Gostaria de contar uma pequena (talvez não tão pequena) história, com um simples intuito: começar a escrever. Há alguns anos eu coloco como resolução de fim/começo de ano "escrever mais sobre tecnologias para documentar o que estou estudando" e acabo sempre deixando para depois. Porém…em 2017 foi muito marcante para mim.

Eu trabalhava em uma empresa há 8 anos (sim, isso tudo) e já tinha passado por vários momentos de desmotivação que eu conseguia contornar facilmente por conta da paixão que eu sentia pela companhia. Eu sempre pensava "existe muita coisa pra aprender aqui ainda". E era verdade. …

Kete Martins Rufino

Software Engineer, FrontEnd Developer, Student and a different person every day.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store