Como aplicar o GTD na prática

Kevin Couto
Aug 22, 2017 · 6 min read

O GTD tem um papel fundamental na construção de um Kevin produtivo e organizado e seus efeitos colaterais refletem diretamente na minha evolução como ser humano. O principal benefício do GTD foi me permitir viver uma vida que sempre sonhei. Uma vida com tempo para minhas principais prioridades e livre de distrações que frequentemente tiravam meu foco.

Não foi fácil. Tentei diversas vezes aplicar o GTD e outras metodologias de produtividade pessoal com recorrente frustração. Pareciam que simplesmente não funcionavam ou que não eram para mim. A procrastinação e a preguiça ainda prevaleciam. Se você tem vivido essas frustrações e tem tido dificuldade de aplicar o GTD na prática continue lendo, esse artigo pode ser a guinada que você precisa.

Preciso deixar claro que minha intensão não é falar o que é o GTD ou como eu utilizo a metodologia no dia a dia. Já existem milhares de artigos, vídeos e posts sobre o assunto (inclusive muitos escritos pelo próprio autor). Alguns deles indicarei no decorrer do texto. Assumo que você já sabe ou que irá buscar um meio para entender o que é o GTD e como ele funciona.

O GTD é um método

Dois pensamentos mudaram radicalmente minha forma de entender o conceito do que é um método e foram fundamentais para a “volta por cima” em colocar em prática o GTD como estilo de vida. Para que você os compreenda claramente, precisaremos primeiramente recorrer ao significado da palavra método. Eis a definição segundo o dicionário:

Procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa, esp. de acordo com um plano.procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa, esp. de acordo com um plano.

Trocando em miúdos, método é o mapa da mina para se chegar ao baú tesouro. Alguém teve um árduo trabalho de descobrir um processo que funciona, desenhou o caminho e criou o mapa.

No caso do GTD, o David Allen, criador do método, passou anos estudando o modelo de como as pessoas poderiam se tornar produtivas, viverem mentalmente saudáveis e felizes e fisicamente organizadas. A partir dos seus resultados, criou um processo para seguirmos e desfrutarmos desses benefícios.

Queremos um método, mas não queremos seguí-lo

Somos ávidos por métodos, porém quase sempre não estamos dispostos a seguí-los a risca. Já parou para pensar nisso? Enquanto lia algumas postagens no Facebook, um colega postou:

Melhor que ter metas é ter sistemas

No momento que li essa frase uma chave rodou no meu cérebro. Pensei: tenho um sistema? Pouco tempo antes estava assistindo uma palestra de empreendedorismo e o empresário contou que uma das grandes falhas dos empreendedores que iniciavam seus negócios era não seguir a receita do bolo (o método) de construir um negócio.

Tudo parecia fazer sentido. Conhecia vários métodos de produtividade pessoal, de construção de negócios, de vendas, mas nunca tinha seguido nenhum a risca e por consequência não tinha conseguido resultados ao implementá-los.

Conversando com muitos simpatizantes do GTD e que sofriam do mesmo mal de não conseguir aplicar o método descobri que tinham o mesmo problema. Não seguiam o método do jeito que foi desenhado para ser seguido. Você que está lendo provavelmente não aplicou o método a risca.

O meu primeiro passo para a libertação foi mergulhar a fundo na metodologia e seguir cada detalhe de como ela foi desenhada. Isso inclui esclarecimentos constantes, revisão semanal, execução e muitas minúcias que são deixadas de lado. Nada de adaptar e fazer o que acho melhor ou que funciona para mim.

Ah, mas… Não tem “mas”. Quer ter resultado? Quer ter motivação? Quer vencer a preguiça? Não adapte. A flexibilidade é a grande inimiga do sucesso. A falta de um método claro gera frustração. A frustração causa desânimo e o desânimo te tira do método. Aqui mora o principal problema da maioria das pessoas que tem insucesso com o GTD ou qualquer metodologia.

Decida seguir o método exatamente como ele foi criado.

Estou seguindo o método, mas o Netflix fala mais alto

Existem dois grandes fatores que fazem o Netflix (leia-se qualquer forma de procrastinação) falar mais alto que a constância de seguir o método. O primeiro e mais simples é o famoso “não tenho tempo”. O segundo tem a ver com a própria energia que seu corpo precisa para colocar algo novo em prática.

Não ter tempo é a pior desculpa que você pode usar para não estar aplicando o GTD. Primeiro porque tempo é uma variável que, apesar de não podermos ter controle absoluto, nós quem escolhemos como o utilizamos. Priorizar é uma das palavras mais recorrente no GTD e é o que precisaremos fazer se realmente estivermos afim de avançar.

O que eu quero ressaltar nesse ponto de “não tenho tempo” é que a grande maioria que usa dessa justificativa, enganando a si próprio, tem tempo para Netflix, cinema com amigos e outras dezenas de atividades de lazer. A pergunta a ser feita é: estou realmente querendo aplicar o método? Se sim, sem sacrifício não há vitória. É hora de sacrificar

E quem sente que está sem energia para seguir o método? Este é um caso complicado de lidar de forma genérica. Há quadros clínicos que realmente são necessários mais que uma metodologia para lidar. Se você não está bem consigo mesmo ao ponto de não ter controle o ideal geralmente é se tratar antes de buscar um método. Recomendo este vídeo da Thais Godinho falando sobre “Organização ajuda quem tem depressão?”.

Agora se você entende o método, está seguindo sem adaptações e flexibilidades, mas a preguiça continua falando mais alto que sua força de vontade, temos geralmente um caso de falta de energia acarretados por: alimentação inadequada, quantidade insuficiente de tempo de sono e/ou falta de atividade física. Para se ter sucesso, constância e disciplina é fundamental ter um corpo energizado. O Gerônimo Theml explica bem como ter energia com foco.

Aplicar o método exige foco e disciplina. Coloque seu corpo em ordem para estar melhor preparado.

E como começar?

O melhor material para começar a aplicar o GTD é o próprio livro do David Allen, mas antes de falar sobre ele preciso te esclarecer um ponto: antes de adentrar em qualquer método tente entendê-lo de forma genérica. Faça um teste: explique para você mesmo em até 20 palavras o que é o GTD. Conseguiu?

Se não conseguiu, pesquise primeiro e entenda o que é o GTD. Esse vídeo resumo do Seiiti Arata explica de forma resumida. Veja o vídeo, pesquise mais e só avance depois que souber de forma rápida e concisa do que se trata o método e qual a mecânica geral dele.

Entendendo o que é um método e o que é GTD saiba que para atingir fluência em qualquer conhecimento que desejamos nos especializar precisamos estar envolvidos constantemente com aquilo.

Como imergir no GTD?

Depois de entender o método de forma genérica vá para o livro. Se você ainda não comprou deixo aqui meu link de afiliado para comprar na Amazon. Leia aplicando o método e entendendo. O livro é escrito pelo autor do método e tem praticamente tudo que você precisa. Será seu guia.

E entre não ler e ler de forma corrida o que você recomendaria? Já li algumas vezes essa pergunta. Eu recomendo não ler. Em tempos de overload de informação, economize o seu tempo caso não esteja afim de mergulhar no GTD.

Começando a ler e a aplicar você sentirá uma necessidade de estar sempre envolvido com o método e nesta etapa entra um importante aliado: conhecer e trocar figurinhas com outros praticantes. Essa necessidade ocorre do fato que o ser humano naturalmente busca se associar com semelhantes.

Procure artigos, vídeos, grupos no Facebook (o grupo do GTD Brasil é muito ativo) e comece a ser ativo (comente, converse, adicione pessoas) em cada um desses locais que você passará a conhecer muitas pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades que você e outras que já estão um passo a frente.

Pessoas que estão no mesmo nível que você vão gerar identificação e vão dar motivação para você seguir em frente. Pessoas que já estão um pouco mais a frente serão verdadeiros mentores que vão te ajudar nos próximos passos.

Cercado do livro e dos materiais de GTD disponíveis, fazendo pesquisas constantes, conhecendo praticantes do método e criando vínculos com o método suas chances de sucesso aumentam bastante.

Espero que o artigo tenha te ajudado a entender o que ainda está te travando no método e que agora você consiga aplicá-lo com sucesso. Lembrando que a constância de estar dia após dia vivendo o GTD te fará uma pessoa menos estressada e muito mais organizada e disciplinada. Confio em você!

Bônus

Segue uma lista de páginas, grupos e materiais que auxiliarão sua imersão no GTD:

  1. Grupo GTD Brasil no Facebook
  2. Blog da Thais Godinho (instrutora certificada do GTD)
  3. Canal do Seiiti Arata
  4. Canal do Gerônimo Theml
  5. App para te ajudar a formar hábitos: Momentum
  6. Artigos sobre O que é o GTD
  7. Palestra sobre gerenciamento do tempo no TED
  8. Aplicativos e ferramentas populares entre os praticantes: Todoist, Evernote, Omnifocus (minha predileta), One Note e o famoso papel e caneta.
)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade