Sign in

Lucas Santos
Brazilian Programmer, caught between the black screen and rock n' roll 🤘 — Cloud Advocate @ Microsoft
Photo por Glenn Carstens-Peters no Unsplash

Recentemente estive passando pelos tópicos no DEV Community e encontrei um excelente artigo sobre algumas dicas para pessoas que queiram começar a escrever artigos técnicos. Então resolvi escrever um artigo com a minha própria opinião sobre o assunto e também referenciar algumas partes deste conteúdo sensacional.

Algumas das dicas e referências a seguir serão copiadas deste artigo somente para fins práticos, para evitar que o leitor tenha que buscar o conteúdo no artigo original. Porém, as opiniões sobre ele são próprias.

Por que escrever?

Todas as pessoas, sendo programadoras ou não, deveriam escrever sobre o que fazem e sobre o que estão aprendendo…


Photo by Josh Redd on Unsplash

Em um artigo anterior, comentei como poderíamos criar um backend GraphQL completo apenas usando uma imagem Docker e um arquivo de configuração. Tudo isso hospedado no Azure. Agora vamos aprender a automatizar os deploys que são feitos para a nossa hospedagem e a atualização automática do nosso backend!

Este projeto todo visa criar um backend para meu futuro arquivo de conteúdo que estará presente no meu site. Mas sempre que eu atualizar o backend ou mudar o schema do GraphQL vou ter que fazer todo o deploy do serviço novamente.

Então, ao invés disso, eu gostaria que, a cada push…


Há um tempo atrás, fiz um post em meu Medium onde falo tudo sobre o protocolo Iterator e sua interface de uso. Porém, além de APIs como Promise.finally, o ECMAScript 2018 trouxe para a gente uma outra forma de tratarmos os nossos iterators. Os async iterators.

O problema

Vamos nos colocar em uma situação bastante comum. Estamos trabalhando com Node.js e temos que ler um arquivo, linha a linha. …


Créditos: fransciskim.com

Promises são um conceito essencial do JavaScript. Elas estão presentes em praticamente todo o ecossistema da linguagem.

Promises são um padrão de desenvolvimento que visam representar a conclusão de operações assíncronas. Elas não eram nativas do JavaScript até o ES6, quando houve uma implementação oficial na linguagem, antes delas, a maioria das funções usavam callbacks.

Neste artigo vamos estudar a fundo o que é uma Promise e como podemos entender seu funcionamento.

Vamos usar uma ferramenta muito legal chamado Promisees criada pelo Nicolás Bevacqua para podermos visualizar a execução de nossas Promises em tempo real de forma visual.

Antes de…


Esse post é parte de uma série de entrevistas para o Training Center sobre o que um(a) profissional pode dizer a respeito da sua área de atuação visando mostrar para outras pessoas como é trabalhar no que fazem, esclarecendo para algumas pessoas se elas se dariam bem trabalhando na área ou mesmo só para mostrar para outras pessoas como é trabalhar com isso.

O entrevistado desta vez será um dos co-organizadores do meetup do Training Center em SP, Luiz Felipe Limeira!

Um pouco sobre você…

Luiz Felipe Limeira

Sou formado em Ciências da Computação desde 2015 e trabalho como desenvolvedor desde 2011, atualmente trabalho no Pagar.me utilizando…


Depois de algum tempo fora do ar, volto para apresentar a vocês um mistério, na verdade, nem tanto mistério, mas um tipo primitivo do Javascript que já existe há um tempo, mas nunca ficamos sabendo deles. Os Symbols.

Symbols? É de comer?

Symbols são um tipo primitivo do Javascript desde o ES6, mas eles já existiam antes disso. Symbols são usados para definir valores chaves para o funcionamento da linguagem há muito tempo, mas eles não eram acessíveis por ninguém, somente pelo próprio runtime e pelo interpretador. O que mudou foi que o ES6 tornou possível que nós, meros programadores, pudéssemos acessar esses tipos.


Se você já ouviu falar de GraphQL (ou até usou) sabe que esta é uma tecnologia que, se emplacar como as demais, poderá mudar a forma como todos nós vemos o "mundo das APIs".

Se você ainda não sabe o que é o GraphQL, existem muitos artigos (e até séries inteiras) de como utilizá-lo e como fazer sua API ganhar super poderes através dele.

Uma breve introdução

Trocando em miúdos (e falando muito simplificadamente), para todos os que nunca ouviram falar nisso, o GraphQL não é uma ferramenta e nem uma biblioteca Javascript, muito menos um framework. Ele é literalmente uma query language


Desde o início da humanidade procuramos relacionar coisas em objetos de chave e valor, por exemplo, uma lista de convidados de uma festa, listas de presença de aulas, contagem de praticamente qualquer coisa e por ai vai.


Herança. Você com certeza já deve ter ouvido falar desta palavrinha que aparece em praticamente todos os livros e todas as aulas de programação orientada a objetos.

Em OOP, herança refere-se a habilidade de um objeto acessar métodos e outras propriedades de outro objeto. Estes objetos então herdam essas informações de outros objetos e podem utilizá-las da forma que preferirem. No Javascript não temos uma herança propriamente dita, mas ela funciona através do que são chamados de protótipos, esta forma de herança é conhecida como herança prototípica (ou prototypal inheritance).

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso.

Global Functions

O Javascript por…


Você sabe o que é um generator?

Generator? É de comer?

Generators são algumas das muitas adições que o EcmaScript6 trouxe para nossas vidas simples de desenvolvedores. Basicamente uma função que é um generator é chamado de, pasmem, generator function e o que ela retorna? Bem, generator objects. Simples não?

Generator functions (e objects)

Basicamente uma generator function é uma função que, quando declarada, vai sempre retornar um generator object. Imagine que g é um objeto do tipo generator , este objeto pode ser iterado usando qualquer tipo de construto de repetição, como Array.from(g) , [...g] ou também loops do tipo for valor of g .

Uma generator…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store