6 Razões Para Ser Startup Mentor
Desde o início da nossa (KiandaHub) jornada na criação e promoção de uma cultura de inovação e empreendedorismo em Angola, temos tido como um dos nossos pilares de acção a mentoria. Reconhecemos que os mentores são parte essencial do ecossistema, pois estes providenciam conhecimento e experiência fundamentais para o sucesso das startups.
É neste espírito que estamos a criar a melhor rede de mentores e investidores para ajudar os nossos empreendedores a vencer. O objectivo é ajudar empreendedores iniciantes de negócios inovadores no momento que eles mais precisam de auxílio, conselhos e direcionamento de alguém com mais experiência.
Assim, os mentores desempenham um papel vital no sucesso das startups, sendo que eles dão suporte e validação que os empreendedores necessitam para ultrapassarem e resolverem os desafios postos às suas empresas.
Mentores efectivos sabem ouvir, partilhar erros, fracassos, fazem perguntas, oferecem objectividade e são experts na sua área profissional. Também ajudam a motivar e a modelar uma boa atitude empreendedora.
Geralmente, a mentoria é uma actividade pro-bono, mas os ganhos em ser mentor provêm do estreitamento das relações entre os mentores e as startups.
Mas então, por que ser mentor? Aqui estão 6 boas razões:
- Contribuir para o ecossistema, o sucesso e crescimento de empresas inovadoras.
- Partilhar conhecimento traz boa reputação, orgulho e satisfação
- Oportunidade de encontrar potenciais bons investimentos
- Networking, não só com os empreendedores mas também com outros mentores.
- Auto-actualização, ensinar é uma boa maneira de aprender
- É divertido e bom para o seu neocórtex.
Acima de tudo, um mentor acaba por conhecer muitos empreendedores apaixonados, inspiradores e com ambições globais.
Ser mentor de empreendedores é um desafio, mas um exercício de constante empatia, no qual o mentor assumirá a responsabilidade pelo desenvolvimento do outro e no final, não haverá melhor sensação do que contribuir para algo inspirador.
Tem o que é preciso para ser um bom mentor?
Faça parte da nossa rede mentores!
Texto por: Vanda de Oliveira