O que empreender tem a ver com sereias?
Já ouviu falar do mito das sereias? A mitologia grega diz que a sedução provocada pelas sereias era através do canto. Os marinheiros que eram atraídos pelo seu canto e se aproximavam o bastante para ouvir seu belíssimo som, descuidavam-se e naufragavam.
Empreender é isso! Parece tudo lindo e belo, mas se não tomar cuidado ele vai te levar pro fundo do oceano. E por água abaixo vão suas economias, sua saúde, seu tempo, sua família…

Minha geração, os millennials, são aqueles que nasceram no advento da internet. Todos conhecemos o estereótipo: idiotas, amarrados aos seus telefones, incapazes de realizar as tarefas mais simples sem olhar seus feeds do Instagram.
Ah claro, também somos conhecidos por ser muito ambiciosos… Basicamente somos idiotas com ambição. Queremos trabalhar pouco, criar um app de sucesso, ficar ricos da noite para o dia e salvar o mundo como as meninas super poderosas. Simples assim, não?
Pelo pouco que aprendi até aqui: NÃO! Tem muita coisa que os empreendedores de palco ainda não te falaram, e acredite elas são simples e muito importantes. Essa moda de abrir empresa é o novo substituto para quando, adolescente, você fazia uma banda. E bem… se está lendo isso acho que já não tem mais uma banda!
Não há como prever se vai dar certo, ou se você está no caminho. Se essa é sua primeira vez empreendendo você vai errar 1x, 2x, 5x ou 20x. Se acertar logo de cara meus parabéns e esse post não é para você!
Você pode ler todos os livros de empreendedorismo, negócios, vendas e marketing; ir a dezenas de palestras; fazer parte daquele grupo bacana onde vários empreendedores de sucesso se reúnem toda quarta; ter mentoria com o CEO da maior companhia da sua área ou até aquele MBA cobiçado lá fora… Na hora de fazer sua ideia funcionar você vai precisar de coisas bem mais conservadoras lá da época do seu avô.
- Acorde cedo: Quer que dê certo? Seja o primeiro a chegar e o último a sair, SEMPRE!
- Trabalhe muito, nem pense na CLT ou na reforma trabalhista, sua jornada será de 12 até 13 horas por dia.. ah e no final de semana também. Férias são algo que nem preciso mencionar. Correto?
- Corrija na velocidade da luz. Se já identificou o problema todos os segundos são cruciais para o seu negócio.
- Pare de medir seu tempo ou usar técnica pomodoro! Ao invés disso seja o dono do seu tempo, faça o que tem que ser feito AGORA.
- Tenha foco, teste e meça cada resultado. Deu certo: REPLIQUE!
- A ideia é sua e já dizia minha avó: “Quer bem feito ou do seu jeito? Faça!”. Só assim você vai dar valor ao trabalho do outro.
- E por último: Sim, você é responsável pelo sucesso ou fracasso, fatores como equipe, ideia e grana podem até influenciar mas basicamente você é quem tem o controle de todas essas as coisas, então…
Hmmm.. Posso desistir agora? Não! Se você é empreendedor, você é o último que desiste. Esteja ciente de cada um desses itens antes de começar e se começar saiba que não há como nadar contra a maré. Uma vez aqui só há duas possibilidades: Ou você é mais forte que o canto da sereia ou ela vai te seduzir.
Basicamente esse é um conselho de vô e vó... Pode falar com os seus e não vão negar absolutamente nada. Aliás fica um agradecimento aos meus! :)
As sereias são um mito e o charme do empreendedorismo também. Não tem forma carinhosa de dizer: Se quer emagrecer, precisa se alimentar melhor e se exercitar; se quer viajar o mundo, precisa fazer as malas e ir; se quer sair da casa dos seus pais, precisa achar um emprego e alugar um canto; se quer passar em uma matéria difícil, precisa estudar; se quer empreender, precisa ter foco e fazer acontecer.
Sua vida é basicamente as decisões que você toma e como encara os resultados delas. Não há segredo, isso é assim desde que o mundo é mundo, seja você um millennial, um baby boomer ou um australopithecus!
