Amadurecer, uma simples palavra

Quando criança parece ser somente uma palavra idiota dita pelos adultos, que nos deixa irritado e faz querermos chegar a maturidade o mais rápido possível e conquistar o tão aclamado amadurecimento, o que talvez seria muito mais simples e fácil, se soubéssemos o que ela é!

Ninguém consegue explicar a simples palavra, somente dizem que os mais velhos a detêm, pois, a experiência de vida lhes tinha feito chegar a esse novo e totalmente diferente nível de jogo. A crianças crescem e em sua juventude, a ansiedade de larga escala, arrogância, estupides e idiotice, entre outros adjetivos que podem dizer como uma cabeça de um adolescente é confusa e propensa a fazer coisas irresponsáveis para não serem ditas outras palavras, vivem a pensar que são maduros o suficiente para enfrentar tudo que a vida está para colocar na sua frente.

“Maduros o suficiente…”

Então chegamos ao ponto em que se compreende que a expressão não se trata de uma simples ter ou não ter, ser ou não ser, e sim que todos temos, e o que diferencia o menino do ancião, seria a quantidade de maturidade e não a sua existência ou ausência do mesmo.

Ao mais curiosos surge a pergunta;

“Mas e quando o novo é mais maduro que o velho? ”

A questão pode ser respondida com a solução de uma simples confusão, tende a se pensa que maturidade vem das experiências ao longo de nossa existência e não está errado de certo modo, porém o mais certo a se dizer é que a quantidade de aprendizados que obtidos a partir de sua bagagem que se constituí a sua maturidade, dessa forma existem pessoas que vivem a errar e cometer os mesmos erros uma, duas, três, quatro vezes, antes de conseguir aprender.

Novamente outro questionamento vem a se formar na cabeça;

“Essas pessoas que demoram a aprender, seriam menos espertas que a demais? ”

Uma pergunta tão normal, tão arrogante, e totalmente necessária, pois a maturidade além da perspectiva quantitativa, existe dentro da qualitativa, um exemplo seria; uma pessoa pode ser totalmente madura para relacionamentos e não ser nada maduro profissionalmente, ou seja, cada um detêm uma facilidade ou uma sequência de experiências que a tornaram mais maduras em determinadas áreas do que outras.

O mundo é grande e você poderá procurar outra resposta se não gostar dessa, contudo depois de tanto falar e pensar cheguei à seguinte conclusão: Maturidade é tudo aquilo que você aprendeu com as experiências que viveu ao longo da vida, sobre determinado assunto, que lhe permite vantagem na hora de tomar ação. Termino com uma frase, que obtive de meu tempo de aprendizado;

“Não existe maturidade suficiente no quesito vida, pois ela nunca vai deixar de lhe ensinar”