O Legado do Warcraft 3

É difícil subestimar o impacto que a Warcraft 3 teve nos jogos atuais. Ele abriu o caminho para a popularidade maciça de World of Warcraft e ao mesmo tempo semeou as sementes do gênero MOBA com o herói como centro do jogo. No seu auge, Warcraft 3 foi uma estreia no mundo eSport que operava em uma era antes de Twitch e antes de YouTube serem um sucesso que é hoje e que apesar disso arrastava multidões que financiavam os torneios.

Agora, 14 anos após seu lançamento, Warcraft 3 ainda está encontrando uma maneira de permanecer relevante. Se você seguir Yoan “tod” Merlo no Twitter, então você já sentiu rumores de algo grande acontecendo:

ToD é um ex-profissional Warcraft 3 campeão e um lendário jogador da raça humana. Foi com apenas esse tweet que gerou um hype na comunidade. Agora, o torneio patrocinado pelo público e hospedado por Ting e Matcherino com apenas um mês de seu inicio já chegou a US $ 3,350.09 de sua meta de US $ 9.000. Até o jogador profissional da Blizzard Kim Phan (que costumava ser um comentador Warcraft 3) apoiou o torneio sob a forma de uma contribuição de US$ 500.


O torneio está rapidamente mostrando quem é Warcraft 3 e qualquer pessoa que nunca viu o jogo jogado em um nível competitivo deveria tomar conhecimento. Warcraft 3 é diferente de qualquer outro RTS e as habilidades micro e macro necessárias para ter sucesso estão em um nível diferente do que o que os jogadores modernos estão acostumados.

Como o torneio tem como objetivo uma premiação maior e tem metas de crescimento, mais jogadores famosos irão participar. A lista de jogadores atual é a seguinte: 

Se você não reconhece esses nomes, aceite minha dica: este é um torneio repleto de estrelas recentes e lendas old-school.

Onde Assistir (transmissão em inglês): twitch.tv/esl_wc3

O Renascer:

Embora Warcraft 3 tenha mais do que uma década de idade, não seria o primeiro eSport a fazer um retorno graças a um torneio de base. Fãs de Super Smash Brothers vai se lembrar do “Renascimento do Melee”, um torneio com todos os grandes nomes da época de sucesso que se juntaram e fizeram o torneio no tempo quando o jogo estava em sua absoluta menor popularidade. O resultado foram algumas das partidas mais épicas da história do jogo e um torneio que praticamente sozinho reacendeu a faísca de uma eSport que não foi completamente terminado ainda.