A força do ensino online (na minha vida)

Hoje pela manhã fiz um curso de programação, após o almoço avancei em algumas lições de inglês, agora há pouco participei de uma atividade da pós graduação e assim que terminar esse texto vou relaxar estudando violão com a música “Vamos Fugir”, na versão do Skank.

Eu sempre gostei de estudar, mas toda essa dinâmica (que aconteceu hoje de fato) só foi possível pelo aproveitamento da educação online: cursos e ferramentas para aprender programação, música, inglês e ainda cursar uma pós graduação. E tudo com custo muito, muito mais acessível do que seria possível no modelo presencial.

Segue um pouco da minha experiência nesse novo mundo:

Aprendendo Violão — Cursos de música na MusicDot

Eu e minha esposa começamos o curso de violão da MusicDot e em 30 minutos (isso mesmo) ela já estava conseguindo tirar a primeira música. Eu demorei um pouquinho mais, mas consegui também. =)

A didática é incrível, eu já havia tentado aulas de violão presenciais e por DVD e achei muito desmotivador e chato.

A qualidade das vídeo aulas é excelente, todas muito bem sequenciadas e os materiais de apoio (como playbacks lentos da música) são excelentes. O preço é ótimo também, R$50,00 mensais para ter aulas de música (diversos instrumentos) onde e quando quiser.

Exercitando o Inglês com o Duolingo

O Duolingo é a ferramenta mais usada no mundo para aprender idiomas. Não o vejo como um curso completo, mas é fantástico para manter o exercício da nova língua, aprender palavras e exercitar escuta e pronúncia. E é gratuito.

E o maior diferencial é que é extremamente divertido. O prazer de exercitar um idioma fica muito próximo de um jogo. Hoje mesmo meu motivador para praticar inglês foi minha irmã, que me passou em número total de pontos =D

Aprendendo programação em alto nível com a Alura

Sou desenvolvedor de software e uma grande vantagem da minha área é a riqueza de conteúdos online e abertos, até mesmo pela natureza colaborativa dos programadores. Porém, não é fácil encontrar conteúdos bem organizados, que de fato cadenciam o aprendizado.

A Alura, que conta com quase 400 cursos de tecnologia conseguiu criar um ambiente de bom nível técnico com carreiras de aprendizado relativamente completas e um preço bastante acessível de R$ 75,00/mês (por tudo).

Sempre que quero investigar uma tecnologia nova, de programação, design ou infraestrutura, eu começo pelos cursos da Alura porque sei que eles vão me dar uma boa base teórica e uma experiência prática direta com o assunto, é quase como se tivesse do lado de um amigo me mostrando como funciona algo novo.

Pós Graduação

Há mais de 3 anos que desejo fazer uma pós, ou em tecnologia, ou em educação, duas paixões. Mas a dinâmica de vida com filho pequeno e trabalho em tempo integral não facilitavam a realização deste desejo.

Resolvi recentemente buscar pós graduações online e tive a grata surpresa de encontrar um mercado aquecidíssmo, com as principais universidades do país (e algumas novatas inovadoras) com suas versões online, descobri o excelente IGTI para pós graduação online de tecnologia, o IPOG, referência em cursos de qualidade na pós, SENAC e UNISUL, referências em SC no que se refere à graduação e especialização e muitas outras.

Tive a grata surpresa também de perceber como o EAD facilita em termos de custos também. Fiz entrevistas com coordenadores, investiguei preços, e a diferença é de pelo menos 50% do valor.

Depois de muito investigar, optei pelo Instituto Brasileiro de Design Instrucional — IBDIN, na pós graduação de Desenho Instrucional, justamente pela possibilidade de fortalecer meu lado educacional, de professor, enquanto aproveito a imensa gama de recursos tecnológicos aprendidos nos últimos 10 anos.

Esta experiência começou muito bem, mas ainda é nova para comentar…

E você, estuda online também?
Tem gostado da experiência?