“A compreensão é o primeiro passo em direção a soluções que vão levar à mudança e à redenção.” Carol Tavris e Elliot Aronson

Vivemos uma época em que as mais diferentes opiniões se chocam e criam uma realidade constantemente em tensão. Temos dificuldade de ouvir o que outros estão dizendo e nos sentimos compelidos a contradizer, enfatizando nossa própria opinião.

Neste embate, quem perde é nossa capacidade de compreender a nós mesmos e aos outros que pensam de modo diverso, impossibilitando a criação de soluções para a vida de todos.

Este estado de coisas expressa a predominância de uma forma…


“Limites são criados para nos manter seguros, não para controlar a outra pessoa.” Catherine Wilkins

Photo by Rajesh Rajput on Unsplash

Quando falamos em limites geralmente pensamos nas crianças e na educação. Mas o senso de limites não se restringe à infância, nem a um período específico da vida, como bem demonstra o movimento atual das mulheres contra o assédio sexual intitulado ‘NÃO É NÃO’.

Limites fazem parte da vida de todos nós. Em seu sentido mais positivo, um limite define o espaço de cada um de nós neste mundo, seja no espaço físico, emocional, mental ou espiritual.

Num contexto codependente, geralmente queremos colocar limite no…


“Tempo — nós o concebemos, e ele nos retém totalmente em seu curso.” Tarthang Tulku

Imagem de Tomasz Mikołajczyk por Pixabay

O tempo passa muito depressa’, foi uma das afirmações mais frequentes que ouvi ultimamente. E sem dúvida é uma experiência que todos nós estamos vivendo. Mas será que é o tempo que passa depressa? Esta pergunta me intrigou e sempre me vinha à memória o título do livro de Chris Griscom: O tempo é uma ilusão.

Será?

Escrevendo sobre o tempo, o lama tibetano Tarthang Tulku escreve, em Time, Space & Knowledge, que seria importante perceber o tempo como algo variável, intimamente conectado com os…


Os cinco sentidos físicos são os órgãos pelos quais entramos em contato com o mundo físico da terceira dimensão.

Nossos olhos são sensíveis à luz e nos informam sobre a forma, a cor, o brilho do mundo à nossa volta.

Com nossos ouvidos captamos as vibrações sonoras, como os sons e o ritmo dos elementos, dos animais, das palavras.

Nosso paladar nos possibilita reconhecer o sabor dos alimentos, distinguir o doce do salgado, o cru do cozido.

Nosso olfato acolhe os odores liberados pelas plantas, flores e frutos, pelos elementos naturais e artificiais, pelos animais e, especialmente, o dos parceiros…


“Deixe tua alma te levar para onde você deseja estar.” O Fantasma da Ópera

Imagem de 733215 por Pixabay

Nosso ancestrais remotos viviam em íntima conexão com a natureza e se sentiam parte dela. Utilizavam-se dos recursos naturais para sua existência e desenvolvimento do mesmo modo que um recém-nascido se nutre do leite materno.

Doença e sofrimento eram atribuídos à ‘perda da alma’ e tudo que precisava ser feito era encontrar a alma e trazê-la de volta para a pessoa, de modo que novamente ela se encontrasse em conexão harmônica com a alma do mundo.

Ao longo das eras, a relação da humanidade com o…


“Que a beleza que amamos seja aquilo que fazemos.” Rumi

Photo by Evelyn on Unsplash

Deve existir uma boa razão para a que a beleza seja um atributo indispensável ao mundo natural, considerando que a natureza não desperdiça energia à toa.

Beleza é uma expressão de amor e constitui o antídoto do medo. Quando somos cotidianamente confrontados com situações de medo, elas apenas nos mostram a face feia do mundo e ficamos assustados. Mas quando entramos em contato com a beleza de um objeto, um gesto, um lugar, um ambiente natural, nosso coração se abre para o amor.

Beleza é uma qualidade que me afeta…


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imersos na cultura patriarcal, somos permeados continuamente por valores masculinos de tal forma que os assimilamos, até que se tornam nossa segunda natureza. Abrir espaço nesse véu que encobre nossa percepção do mundo, não é tarefa das mais fáceis. Mas, se quisermos realmente participar na transformação do mundo, podemos começar transformando nosso olhar sobre ele.

É preciso olhar para o mundo como se o víssemos pela primeira vez e recuperar o olhar da criança, sua curiosidade, sua energia criativa, para vislumbrar novos modos de nos relacionarmos e pensar novas estruturas sociais, culturais, pessoais, interpessoais.

Olhar como se fosse a primeira…


Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Seduzir, nos explica o dicionário, é convencer com arte e manha. E como todas as artes e todas as manhas, também a sedução pertence ao domínio do belo, do harmonioso, sempre regido por deusas. As Belas Artes lhes deram forma. Verso e prosa lhes deram ritmo. E a religião e a moral as condenaram.

Em seu sentido pleno, seduzir é atrair e unir partes diversas em um campo energético unitário, onde as partes interagem de forma estética e harmônica.

Seduzir é uma ação lúdica, é brincar com as vibrações de um campo unificado, ora se aproximando, ora se afastando, aparecendo…


©Catherine Wilkins em 2006

Se você tem que se tornar alguém outro do que quem você é realmente para obter o amor que você anseia, você nunca ficará satisfeita — isto coloca você em uma situação de perda/perda. Se não funciona, então você tem a prova de que você não é amável.

Amar a si mesmo é uma habilidade que precisa ser praticada. Muitas pessoas tentam se flagelar, até obter um estado de amor incondicional. Toda vez que eles têm um pensamento não-amoroso, eles se punem. Isto simplesmente adiciona um insulto ao sofrimento. …


Imagem de Eveline de Bruin por Pixabay

“Que a beleza que amamos esteja no que fazemos.” Rumi

Você certamente já ouviu um dia o ditado que diz que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe! E se olharmos para nossa experiência, podemos confirmar sua veracidade.

Quando passamos por uma experiência traumática, temos a sensação de que nunca mais vamos nos recompor e talvez isto dure um bom tempo, dependendo da nossa condição de lidar com a vida. Mas com o tempo, o impacto diminui gradativamente e mesmo que nunca passe totalmente, sua força vai diminuindo e começamos a apreciar novamente a vida.

O…

Monika von Koss

Sou psicoterapeuta de abordagem energética transpessoal, com longa experiencia em atendimento clínico. A primeira Fractologista graduada da América Latina.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store