O Grande Mistério

Monika von Koss
2 min readApr 17, 2019

--

“O Grande Mistério vive em Tudo, é Tudo, engloba Tudo na Criação. Sendo a Fonte Original da Criação, o Grande Mistério criou todas as coisas em beleza, harmonia e interdependência. Cada faceta da Criação Foi, É, e sempre Será. As formas externas podem até mudar, mas a energia da Criação é auto-regenerativa e eterna.”

Consultando as As Cartas do Caminho Sagrado de Jamie Sams, o que faço esporadicamente, fiquei muito feliz ao encontrar o texto acima, referente à carta nº 37. Finalmente havia encontrado a Grande Deusa na tradição xamânica dos nativos-americanos, tão difundida entre nós. Apesar de possuir este livro há anos, nunca havia me dado conta deste ensinamento da tradição Sêneca.

Entre os povos vermelhos, a fumaça do Cachimbo é portadora das preces e desejos humanos de harmonia e paz, através da aceitação do Grande Mistério. Este instrumento sagrado, que possibilita entrar em contato com o Grande Mistério, foi trazido aos humanos pela Mulher Búfalo Branco.

A ideia do Grande Mistério corresponde à concepção que tenho da Deusa: a fonte original da criação. Até então, só havia ouvido falar do Grande Espírito que, como diz Jamie Sams, foi criado pelo Grande Mistério

“para direcionar a corrente criativa dos Unimundos, que englobam todos os universos, todos os níveis de consciência, todos os tipos de compreensão e todos os gêneros de vida.”

Como em muitas outras tradições, a Deusa que tudo abarca contém em si os princípios masculino e feminino, ela mesma constituindo a totalidade anterior à manifestação.

Quando os nativos tentaram transmitir sua língua e seus ensinamentos aos primeiros brancos que se mostraram interessados, a ideia do Grande Mistério foi o mais difícil de ser compreendido por eles, terminando confundida e misturada com a do Grande Espírito, bem ao sabor da tradição patriarcal.

Este Grande Mistério das origens — que não tem como ser revelado pois está em um perpétuo estado de criação e mudança — está presente nas cosmologias das mais diversas tradições e está além da dualidade do mundo manifesto, mundo este que ela contém e cria incessantemente. Não há como definir ou representar a Grande Criadora, apenas vivenciar e participar de seu movimento contínuo de mudança e crescimento, do qual somos parte.

Monika von Koss

--

--

Monika von Koss

Sou psicoterapeuta de abordagem energética transpessoal, com longa experiencia em atendimento clínico. A primeira Fractologista graduada da América Latina.