Principais características dos papéis de aquarela

Preparei essa postagem para ajudar quem está começando à aquarelar e tem dúvidas sobre qual papel comprar para começar. Se você já deu uma olhada, ou comprou algum, já notou que ele possui características bem diferentes do papel de desenho ou o papel comum. Abaixo, seguem as características mais básicas que são encontradas nos papéis de aquarela vendidos no Brasil, elas podem variar bastante de acordo com o fabricante.


Texturas

A escolha da textura depende do que você quer pintar

- Rough Grain ou Torchon

O papel rugoso, como o nome diz, tem uma textura mais áspera e rugosa, com pequenos grãos que retém a água na superfície. As aguadas de aquarela ficam com uma textura muito bonita e interessante.

- Soft Grain ou Fin

O papel liso, que na verdade não é liso, possui uma textura levemente rugosa e granulada. Para aquarelar, seu papel sempre será texturizado, pois são esses pequenos desenhos da textura sobre o papel que seguram a tinta e não permitem que ela escorra livremente pela folha causando manchas.

- Satine

É o papel mais liso de todos, sendo a textura quase imperceptível em algumas marcas. Perfeito para quem adora aquarelas super detalhadas e com pinceladas finas.


Tipo de Prensagem

O tipo de prensagem afeta na secagem das aguadas

- Hot Pressed

O papel prensado à quente é quase liso, sem textura aparente e granulação pequena. Isso faz com que a tinta escorra rapidamente pelo papel e seque bem rápido.

- Cold Pressed

Esse é o papel mais utilizado, pois o papel prensado à frio possui as melhores características. É levemente texturizado, segura bem a tinta, mas não de forma demasiada, e tem uma secagem mais lenta que o Hot Pressed.


Cores

Nem todo papel de aquarela é uma brancura total. O tom de branco do papel pode variar muito de acordo com a marca, material e até das especificações do próprio fabricante. O tom de branco pode ser bem frio, quase azulado, ou bem quente chegando à um tom de creme meio alaranjado. Algumas marcas fazem papel de aquarela colorido, em tons suaves.


Gramatura

A gramatura é o peso do papel. Para as técnicas de aquarela o mais usado é o de 300g/m² para cima, existem papéis que chegam até 638g/m². Os papéis de gramatura 300g/m² para baixo precisam ser esticados, para evitar que deformem durante as aguadas. Existem algumas exceções de papéis de menor gramatura que se recuperam depois de secos.


Acid Free — Livre de Ácidos

Isso quer dizer que o papel é livre de ácidos e possui o PH neutro (7) o que não permite que o papel amarele com o passar dos anos. Todos os papéis profissionais são acid free, mas nem todos os estudantes o são.


Sizing — Goma

A goma é uma substância aplicada sobre o papel com propósitos diversos, que ajuda o papel a sugar a água e fixar a cor dos pigmentos. Algumas marcas de papéis utilizam gelatina de origem animal ou sintética. O material utilizado na gomagem do papel, infelizmente, nem sempre consta na embalagem e é preciso entrar em contato com o fabricante ou pesquisar na internet para se descobrir.

Antigamente era preciso preparar a folha antes do uso com uma aguada de água pura em toda superfície para que essa goma se espalhasse. Hoje em dia as melhores marcas já fazem isso por você. Mas caso você note uma diferença no comportamento da aguada sobre o papel, como pequenas áreas que secam mais rápido que outras, é melhor começar a preparar a folha antes.


Bordas

Apenas uma questão estética

Outra característica do papel de aquarela são as bordas. Alguns possuem a borda rasgada e outros possuem a borda lisa. Geralmente a borda rasgada aparece em papéis feitos manualmente, mas nem sempre. Alguns papéis industriais também são produzidos com essa borda. Ela existe mais por uma questão estética mesmo. Alguns artistas deixam ela aparecendo quando emolduram suas obras, já outros preferem cortá-las ou escondê-las.


Formatos: Blocos, sketchbooks, folhas e rolos

Existem papéis vendidos em blocos de todos os tipos ou em folhas separadas. Nenhum é melhor que o outro, e a escolha é feita de acordo com a forma que você deseja pintar. As vantagens da folha individual ou do rolo é que você pode recortar em folhas menores, além do preço ser mais em conta do que comprar vários blocos.

Já os blocos são mais práticos e fáceis de guardar e transportar. Alguns são colados nos quatro cantos, outros em apenas um lado e outros possuem uma linha picotada para destacar a folha.

Blocos são melhores para quem está começando, ainda mais se você precisar levar para algum curso ou aula. Também existem sketchbooks muito lindos de aquarela, ótimos para praticar. Só procure saber que papel foi utilizado nas suas páginas internas para garantir que é apropriado para aquarela.

Os papéis de aquarela não possuem um lado certo ou errado. Ambos os lados do papel podem ser usados, o liso ou o rugoso, e em qualquer direção, ou seja, seu papel jamais estará de cabeça para baixo. Experimente testar os dois lados e veja qual funciona melhor para suas aquarelas.


Marca d’agua

A marca d’agua não influencia em nada na qualidade do papel, algumas marcas a utilizam por questão estética ou para atestar a marca e qualidade do produto. Costuma ser vista nas folhas vendidas individualmente. Deixar a marca ou não? Isso vai do seu gosto e preferência.


Material de fabricação

A grande maioria dos papéis são feitos de algodão, sendo esses geralmente considerados os melhores pelos artistas em geral. Mas existem papéis de outros materiais muito interessantes, como fibra de bambu, de banana, de cânhamo, entre outras, que são de ótima qualidade e podem render trabalhos incríveis.


Finalizando…

Os papéis de aquarela diferem muito de acordo com o fabricante, você vai achar outros tipos de texturas, cores e materiais por aí. Mas sabendo o básico, você já vai entender quando encontrar alguma coisa diferente do que foi citado aqui. Qualquer dúvida, consulte o site do fabricante onde as características de cada papel estão bem especificadas.

Para quem está começando, o mais recomendado é que você busque na embalagem as seguintes características:

Soft Grain — Liso

Cold Pressed — Prensado à frio

Cotton — Algodão

Acid Free — Livre de ácidos

Gramatura de 300g/m² para cima

Bloco ou sketchbook, pela praticidade se você está fazendo algum curso e precisa transportar os materiais.


Espero que tenham gostado da postagem e se tiverem alguma dúvida, ou sugestão (vai que eu esqueci de botar alguma coisa importante!) basta deixar um comentário.

Originally published at www.krisefe.com on April 21, 2015.