Tipografia, Lettering e Caligrafia: Entenda as diferenças

Cara de uma, focinho da outra


Tipografia

A tipografia (do gregos typos “forma” e graphein “escrita”) nasce da antiga arte de arranjar os tipos para impressão. Esse trabalho envolve a seleção de tipos já existentes para criar novos designs. O arranjo de tipos envolve a seleção de fontes, tamanhos e diversas técnicas de espaçamento (kerning, leading, tracking).

A tipografia é mais conhecida atualmente como o processo de diagramação de textos para livros, jornais, revistas, panfletos, etc. Seu objetivo principal é criar forma e estrutura para toda comunicação escrita.

O curta abaixo explica de forma resumida o surgimento e evolução da tipografia (para ativar a legenda em português, dê o play e clique no ícone de legendas do lado direito, próximo ao logo do YouTube):


Lettering

O lettering é a arte de desenhar letras criadas para um trabalho específico utilizando formas compostas para formação das letras. Pode ser feito tanto de forma tradicional como digital, se desprendendo de limitações e oferecendo a liberdade de criar sem a necessidade de se seguir um modelo de escrita.

Um lettering pode imitar a caligrafia, mas por ser feito à partir do desenho de formas compostas, não será uma caligrafia.

O lettering é usado para criação de logotipos, pinturas de sinalização, posteres, frases para camisetas e uma infinidade de outros trabalhos.

Crédito das imagens: Mary Kate McDevitt (www.marykatemcdevitt.com) — Carla Hackett (www.carlahackett.com) — Julia Bausenhardt (www.juliabausenhardt.com)

Caligrafia

Já a caligrafia (do grego kalli “beleza” e graphẽ “escrita”) é a arte da escrita. Envolve o estudo das letras e de sua execução em um formato e ordem definidos segundo modelos caligráficos. A caligrafia requer bastante treino e seu resultado depende da habilidade técnica do calígrafo e dos instrumentos utilizados em seu trabalho.

A caligrafia pode ser transformada em um lettering, se manipulada posteriormente à mão ou no computador.

A caligrafia é muito utilizada para criação de convites, logotipos, documentos, mapas e em outros trabalhos envolvendo a escrita.

Crédito das imagens: Anina Rubio (www.aninarubio.com) — Molly Jacques (www.mollyjacquesillustration.com) — Lindsey Bugbee (www.thepostmansknock.com)

Originally published at www.krisefe.com on December 2, 2015.