Cronoanálise aplicada em BPM e Lean #2

Opa! Que bom que voltou… Tenho certeza que você vai gostar de saber o que pode fazer aplicando a Cronoanálise em sua organização.

Como eu havia dito no artigo anterior, a Cronoanálise é uma ferramenta proveniente da engenharia industrial. Porém, sua aplicação não se limita apenas aos ambientes industriais e de manufatura… Pode ser amplamente aplicada em processos administrativos, serviços, varejo, etc.

Neste artigo quero demonstrar minha experiência pessoal de aplicação da Cronoanálise em conjunto com BPM e Lean, por isso, não vou me ater na apresentação detalhada das referências bibliográficas… Ao final da série dos 3 artigos, indico os melhores materiais de pesquisa sobre o tema. OK?

Lembre-se! O objetivo desta série de artigos é apresentar uma metodologia PRÁTICA.

Vamos lá! Eu aplico a Cronoanálise há mais de 20 anos e meu sócio, que também é meu pai (Ps… é dele a culpa de tudo o que vocês está lendo aqui) a aplica há mais de 40 anos. Durante todo esse tempo, trabalhamos arduamente para aprender mais sobre a ferramenta e aprimora-la, mas não pense que isso fica só na teoria… Lá se vão algumas centenas de projetos desenvolvidos, entre cursos, palestras e consultorias.

Depois de tudo isso que vivemos e estudos, passamos a dividir a aplicação da ferramenta, em dois objetivos distintos:

  1. Medição e Melhoria de Atividades (Projetos)
  2. Medição, Balanceamento e Monitoramento de Atividades (Dia a Dia)

Objetivo 1 — Aplicada quando estamos desenvolvendo um projeto de melhoria e transformação de processos, no momento de estudar detalhadamente as atividades, para:

  1. Medir o tempo das atividades
  2. Melhorar e padronizar a execução das atividades
  3. Medir o NOVO tempo das atividades

Objetivo 2 — Aplicada no dia a dia da gestão dos processos, diretamente em sua execução prática, para:

  1. Medir o tempo das atividades
  2. Balancear o fluxo e carga de trabalho entre as atividades
  3. Monitorar o desempenho operacional das atividades

Opa! Se você chegou até aqui. É porque está achando bacana, certo??? Muito Bom! Espero ter despertado o interesse em você… Esse artigo foi curtinho, mas no próximo é último artigo da série, vou explicar como realizar cada uma das etapas para ambos objetivos. OK?

Um abraço! Obrigado e até o próximo artigo!

www.kruppconsultoria.com
Like what you read? Give KRUPP Consultoria a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.