Do Django Girls SJC ao DjangoCon Europe

Kátia Nakamura
3 min readFeb 3, 2016

--

Tudo começou em novembro de 2015, aqui mesmo, em São José dos Campos, SP. Django Girls, um evento gratuito durante um final de semana com o intuito de aprender Django, um framework web em Python. Nunca havia tido nenhum contato com Django e não conhecia quase ninguém que participaria do evento.

É engraçado, mas parece que quando as coisas devem acontecer, elas simplesmente acontecem. Um final de semana que conheci pessoas incríveis e um framework que mudaria o rumo da minha vida.

O primeiro contato com Django foi incrível. Passei dois dias seguindo o Tutorial Django Girls, que por sinal é excelente para quem está começando — recomendo muito. :) Nele, aprendemos os primeiros passos para criar o primeiro blog utilizando o framework. Foram dois dias intensos, mas que também pude conhecer e reencontrar pessoas que continuo mantendo contato.

O evento foi junto com a Python Brasil. Por conta disso, pude conhecer não só as meninas da organização do Django Girls, mas também o pessoal que estava participando da Python Brasil.

O que mais me chamou a atenção, com certeza, foi a comunidade em si. O quanto as pessoas estão dispostas a te ajudar, a te auxiliar, tirar dúvidas nos grupos, comunidades, etc. Todos muito receptivos.

Logo após o evento, mantive contato com o pessoal pelo grupo do telegram. E começamos um projeto open source para gerar os certificados das participantes do evento através do Live Coding Pyladies. Nos encontramos online durante dois finais de semana para começar o projeto e em seguida criamos issues no Trello para dividir as tarefas.

Ainda em dezembro, tive uma oportunidade de participar do processo seletivo de uma empresa da República Tcheca, a Skypicker.com. E a empresa trabalha com Python! Era a minha chance. :)

Resumidamente — Passei as noites, depois do meu trabalho e finais de semana estudando Django/Python. Fiz duas provas e no começo de Janeiro recebi a notícia que havia conseguido o emprego! \o/ E já comecei a trabalhar em um projeto interno da empresa que é feito em Django. :)

Ainda em janeiro, a Paula Grangeiro compartilhou um link pelo facebook dizendo: "A DjangoCon está com um programa de ajuda de custo para apoio à diversidade. Basta se inscrever neste link e torcer para ser um dos 20 selecionados para participar da conferência com tudo pago!".

A DjangoCon é um evento comunitário e sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir diversos grupos de curiosos, apaixonados e "Djangonautas" todos os anos para aprender, compartilhar e se encontrar.

Sabe aquela sensação de que nunca vai acontecer com você? Pois é, foi assim que eu me senti. Porém, a diferença é que mesmo assim, no fundo eu sempre tenho uma esperança de que pode dar certo. Meu ano já tinha começado tão bem, já tinha conseguido o emprego que eu queria, por que não tentar? :)

Me inscrevi e escrevi sobre a minha participação no Django Girls SJC. Sobre a experiência incrível de ter participado do evento e sobre meu novo emprego para trabalhar/iniciar com Django. E que estava super empolgada! :)

Eis que ontem, voltando de uma viagem, super cansada, abri meu e-mail e vi o título da mensagem: "DjangoCon Europe 2016: Result of your scholarship application". É claro que no primeiro momento pensei que seria um e-mail dizendo que infelizmente não tinha sido desta vez, e abri sem nenhuma pretensão. E a primeira frase que eu leio:

"Dear Kátia,

Good news! Your application for the DjangoCon Europe 2016 Scholarship Programme has been successful. YAY! (…)"

"Querida Kátia, boas notícias! Sua solicitação para o Programa de Bolsas da DjangoCon Europe 2016 foi bem sucedida. YAY! (…)"

Na hora, congelei. Não sabia se tinha lido errado, se era alguma brincadeira. :P Foi uma sensação indescritível. Contei ao pessoal do grupo ainda sem acreditar. Mas é verdade. Já me registrei no evento e logo vão me adicionar em uma lista de e-mails com todos os participantes que foram selecionados. :)

Tenho certeza que será uma experiência fantástica! E já prometi para as meninas do Django Girls que vou compartilhar tudo com vocês — este post é o primeiro passo! :)

See you in Budapest! ;)

--

--

Kátia Nakamura

From Brazil 🇧🇷 Based in Berlin 🇩🇪 Computer Scientist 🎓 Engineering Lead | Backend Dev ❤ Travel, photography, technology and leadership