Para além das quatro paredes: construindo sonhos e histórias

Kunla Social
Aug 24 · 3 min read

Conciliar os cuidados com a família e a rotina de um emprego regular é um desafio enfrentado por muitos brasileiros, sobretudo, pelas mulheres. Dentro desse grupo, se encontram pessoas como Debora Tintino Silva de Souza. Mãe de quatro filhos, Wesley, Ryuanna, Christopher e Brayan, seu dia a dia era dedicado ao cuidado com as crianças — até ela conhecer a Kunla.

Ela conta que, inicialmente, teve dúvidas do projeto, mas já vai completar quase um ano como agente de recrutamento e seleção: “Tudo que eu pesquisei sobre a Kunla está se tornando realidade. Para mim está sendo muito, muito gratificante!”.

O trabalho como agente é sua única fonte de renda, e ajuda Debora nas horas de aperto. “Eu trabalho em casa e aí tenho as crianças pra cuidar e levar pra escola. A Kunla me deu essa possibilidade de ficar em casa, fazendo almoço para as crianças enquanto analiso cada um dos currículos”, conta.

A agente passa de dois a três dias avaliando os candidatos, seleciona os que mais se enquadram na vaga e envia de oito a dez currículos, que serão analisados pela empresa. O emprego permite que Debora coloque em prática o que aprendeu no curso técnico de administração. “Nunca trabalhei na área. Isso para mim está sendo como se fosse um pontapé inicial. Analiso como se eu fosse o empregador, como se fosse pra mim. Ligo e faço perguntas referentes à experiência e como o candidato se comportaria em cada caso”, explica.

Entre os candidatos avaliados por Debora, Eduardo Viana de Almeida chamou a atenção da Cataguá Construtora. Eduardo acabou contratado pela empresa para trabalhar em um stand de vendas em Mogi Guaçu. “Foi uma ótima oportunidade, estou trabalhando agora depois de ficar um ano desempregado”, afirma. Eduardo ainda elogiou a agilidade do processo envolvendo as duas empresas: “A Debora selecionou meu currículo e mandou para a empresa. Depois, fui informado por WhatsApp onde e quando seria a entrevista e deu tudo certo. Acho que a parte que mais me chamou a atenção foi a simplicidade”.

“O quanto isso fez sentido pra gente”

A Cataguá Construtora, desde 1986, permite que seus clientes tenham cada vez mais histórias para contar e tem muito orgulho disso. Transformar a vida das pessoas ao redor está nos objetivos da empresa, e isso pode ser visto em seu envolvimento no programa Minha Casa Minha Vida. O programa governamental se propõe a reduzir as barreiras entre a população de baixa renda e a casa própria através de financiamentos, baixos juros e subsídios. Mas nada disso seria possível sem alguém para construir as habitações, como a Cataguá.

Além da satisfação de seus clientes, a empresa também se preocupa muito com o seus funcionários e tem o reconhecimento da Great Place To Work. “Somos a terceira melhor empresa para se trabalhar de Piracicaba e região há três anos, em um ranking que compara as empresas médias. Então é um ambiente muito bacana, em que tudo é pensado em conjunto”, comenta Aline Carneiro, RH da Cataguá.

Foi para integrar este ambiente de trabalho que a Cataguá Construtora procurou a Kunla para uma vaga de recepcionista. A missão comum de transformar vidas imediatamente chamou a atenção da empresa. Aline relembra que “a proposta nos chamou atenção por ser uma ideia fora da caixa, e a gente também busca isso no nosso dia a dia. Sem contar o lado social, que acaba ajudando outras pessoas”.

Aline Carneiro conta que, ao receber os currículos, pôde perceber que o perfil desejado já havia sido selecionado: “Eu recebi os primeiros currículos e, quando comecei a entrevistar os candidatos, vi que de fato já havia sido triado o perfil, que é uma dificuldade que temos com agências comuns. Quando eu comecei a fazer as entrevistas, quando cheguei até o candidato aprovado e vi que o perfil batia exatamente com o que estava buscando, percebi o quanto isso fez sentido pra gente”.


Já conhece a Kunla Social?

Somos um negócio inclusivo que conecta empresas com agentes autônomas de recrutamento e seleção que atuam dentro de suas comunidades.

Conhece empresas buscando profissionais? Indique a Kunla!

Kunla Social

Written by

A Kunla é um negócio inclusivo que conecta empresas e agentes de recrutamento e seleção que atuam dentro de comunidades. Acompanhe nossas histórias!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade