Conheça as entidades que compõem o Conselho de Curadores do Desafio Ágora Rio: Mobilidade Urbana

Membros do poder público, da sociedade civil organizada e do segmento acadêmico farão a seleção das propostas recebidas para o Desafio Ágora Rio. São eles:

Rio Como Vamos: Movimento de cidadania que atua no Rio de Janeiro desde 2007, como sociedade civil dedicada ao acompanhamento de políticas públicas.

Transporte Ativo: A associação é uma organização da sociedade civil dedicada à intervenção nas políticas públicas de transporte e ao estímulo do uso de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.

ITDP: O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo. Presente no Brasil desde 2009, tem sede em Nova York e foi fundado em 1985.

CAU-RJ: O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro é uma autarquia federal que tem a função de orientar, disciplinar, fiscalizar e zelar pelos princípios éticos do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo.

PUC-Rio: A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, dedicada ao Ensino, Pesquisa e Extensão em nível de graduação e pós-graduação.

IAB-RJ: O Instituto de Arquitetos do Brasil, regional Rio de Janeiro, é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Presente em todo o país, foi fundado no Rio de Janeiro em 1921.

SECONSERVA: A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos é responsável por centralizar e coordenar o trabalho dos órgãos, autarquias e empresas municipais que atuam na conservação da cidade, tais como a conservação e manutencão da infraestrutura urbana da cidade, incluindo suas praças e parques naturais, além da prestação dos serviços de limpeza urbana e iluminação pública.

SMTR: A Secretaria Municipal de Transportes é responsável pelos projetos de melhoria da qualidade dos transportes a públicos de passageiros, com o objetivo de promover mais segurança e conforto para população. A SMTR regulamenta e fiscaliza os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; Sistema de Transporte Público Local (STPL), em fase de licitação; Transporte Especial Complementar (TEC); transporte escolar; e fretamento de passageiros.

SMAC: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é o órgão central do Sistema Municipal de Gestão Ambiental. Atua no licenciamento ambiental e na fiscalização das atividades potencialmente poluidoras.

SMU: A Secretaria Municipal de Urbanismo é o órgão da Prefeitura responsável pelo Plano Diretor, pelas políticas públicas de planejamento urbano e sustentabilidade.