Conheça as entidades que compõem o Conselho de Curadores do Desafio Ágora Rio: Mobilidade Urbana

LAB.Rio
LAB.Rio
Apr 15, 2015 · 2 min read

Membros do poder público, da sociedade civil organizada e do segmento acadêmico farão a seleção das propostas recebidas para o Desafio Ágora Rio. São eles:

Rio Como Vamos: Movimento de cidadania que atua no Rio de Janeiro desde 2007, como sociedade civil dedicada ao acompanhamento de políticas públicas.

Transporte Ativo: A associação é uma organização da sociedade civil dedicada à intervenção nas políticas públicas de transporte e ao estímulo do uso de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.

ITDP: O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo. Presente no Brasil desde 2009, tem sede em Nova York e foi fundado em 1985.

CAU-RJ: O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro é uma autarquia federal que tem a função de orientar, disciplinar, fiscalizar e zelar pelos princípios éticos do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo.

PUC-Rio: A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, dedicada ao Ensino, Pesquisa e Extensão em nível de graduação e pós-graduação.

IAB-RJ: O Instituto de Arquitetos do Brasil, regional Rio de Janeiro, é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Presente em todo o país, foi fundado no Rio de Janeiro em 1921.

SECONSERVA: A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos é responsável por centralizar e coordenar o trabalho dos órgãos, autarquias e empresas municipais que atuam na conservação da cidade, tais como a conservação e manutencão da infraestrutura urbana da cidade, incluindo suas praças e parques naturais, além da prestação dos serviços de limpeza urbana e iluminação pública.

SMTR: A Secretaria Municipal de Transportes é responsável pelos projetos de melhoria da qualidade dos transportes a públicos de passageiros, com o objetivo de promover mais segurança e conforto para população. A SMTR regulamenta e fiscaliza os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; Sistema de Transporte Público Local (STPL), em fase de licitação; Transporte Especial Complementar (TEC); transporte escolar; e fretamento de passageiros.

SMAC: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é o órgão central do Sistema Municipal de Gestão Ambiental. Atua no licenciamento ambiental e na fiscalização das atividades potencialmente poluidoras.

SMU: A Secretaria Municipal de Urbanismo é o órgão da Prefeitura responsável pelo Plano Diretor, pelas políticas públicas de planejamento urbano e sustentabilidade.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store