GovJam São Paulo

Inspirados por um tema global secreto, centenas de pessoas participaram do evento, durante uma onda de inovação que rodou o mundo por 32 cidades e 5 continentes.

Imagem do último dia. Fonte: GovJamSp

48 horas para governo e cidadãos colaborarem em soluções inovadoras para o setor público, e o LAB.Rio esteve lá participando.

O que é?

O GovJamSp teve sua segunda edição nos dias 31/5, 1 e 2/6, em uma parceria do IgovSp e Instituto Tellus, e funciona de acordo com os conceitos do Global GovJam.

O Global GovJam é um evento que aplica o conceito e energia do Global Service Jam e Global Sustaintability Jam para o mundo do governo e setor público.
Trabalhando em torno de um Tema em comum, pequenos times trabalham 48 horas na construção de abordagens inovadoras e soluções voltados para os desafios enfrentados pelo setor público. Ao final da maratona os participantes compartilham seus resultados com o resto do mundo. — Fonte: Site GovJamSp

Locais onde foram realizados ao redor do mundo

Locais que sediaram o Global GovJam 2016

O que é um Jam?

Veja uma explicação traduzida do Global Service Jam:

Imagine uma sessão de improviso (Jam) na música. Você chega, traz seus instrumentos, suas habilidades e cabeça aberta. Alguém coloca um tema e você começa a improvisar. Você não fica analisando e discutindo demais, você improvisa. Você acrescenta em cima das ideias dos outros e joga com o que aparecer. Juntos, vocês constroem algo que ninguém conseguiria fazer sozinho.
Ao mesmo tempo, você aprende novas ideias, descobre mais sobre o seu trabalho e quem trabalha com você, melhora sua habilidades e ainda se diverte. E quem sabe, uma ou duas ideias podem ir para o próximo álbum. Ou quem sabe vocês improvisaram tão bem que decidem formar uma banda.
O Global Service Jam funciona do mesmo jeito. Mas você não improvisa com música, e sim com ideias.

Programação dos dias

O primeiro dia foi de encontros, credenciamento e apresentação do desafio global. Os representantes das instituições realizadoras deram o contexto e motivaram a galera, mostrando com o que tem trabalhado e possibilidades. Nesse dia os grupos já foram formados e trabalharam em cima do desafio apresentado. [veja a apresentação do Dia 1]

O segundo dia foi o mais intenso. Pela manhã, para usar o princípio da empatia, colocando a pessoa no centro da solução, e buscando gerar insights, os grupos foram para a rua entrevistar pessoas. Nesse mesmo dia foi feita toda a parte de ideação e o primeiro pitch (apresentação de um minuto). [veja a apresentação do Dia 2]

O terceiro dia foi bem mão na massa e bem corrido, pois a meta era até as 15h ter todos os vídeos dos protótipos no ar. Os grupos afinaram suas propostas e prepararam as apresentações. [veja a apresentação do Dia 3]

Fonte: Site GovjamSp

Protótipos apresentados

Ao final do terceiro dia foram feitas apresentações dos protótipos das ideias. Os mesmos foram colocados no site do Global GovJam por cidade e também, no caso de São Paulo, no canal do Youtube do GovJam São Paulo.

A seguir um dos exemplos criados, para ver os outros 5, veja aqui.

Exemplo de um vídeo de protótipo realizado em São Paulo. Grupo “Sai da fila”.

Importante destacar que todos os projetos apresentados estão licenciados sob a licença Creative Commons Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike, o que permite compartilhar, sem fins comerciais, desde que citada a fonte.

#queremosnorio

Foram dias incríveis vendo pessoas do governo e da sociedade cocriando soluções juntas. Independente de ir para a frente ou não um projeto, estar num ambiente propositivo e integrado assim, possibilita mudanças de modelos mentais e formas de pensar. Todos e todas na mesma sala são pessoas em última análise, entendendo as dificuldades e buscando soluções.

Nós no LAB.Rio estamos animados para trazer um encontro desses aqui no Rio. E ai, animou? Quer participar?

Clique no link a seguir e se cadastre na lista de emails para ficar por dentro dos próximos episódios.

Fotos

Algumas fotos para ver como foi o clima

Fotos: IGovSP
Like what you read? Give LAB.Rio a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.