Dicas para seu Barril de Cachaça

Barril de Carvalho de 2 litros / Fonte: Coisas de Boteco

Dicas para começar a usar seu novo barril:

Muita pessoas assim que adquirem um barril colocam uma cachaça branca dentro para envelhecimento mas o barril acaba vazando ou a cachaça some. Isso acontece porque a madeira ainda não está acostumada com soluções aquosas e possui frestas que devem ser fechadas.

Comprou um barril novo? Comece por aqui.

Preencha o barril de água até a boca por pelo menos 20 dias. Você deve abrir o barril e ir recolocando a água durante os dias conforme ela for evaporando.

Após este processo as frestas estarão fechadas e o seu barril estará pronto pra primeira cachaça. É recomendado que a primeira cachaça seja de baixa qualidade (ou até álcool etílico) pois o barril também precisa se acostumar com uma solução alcoólica e para o gosto de madeira nova não ficar tão forte na cachaça.

Após 15 dias jogue a cachaça fora e aí sim você pode colocar uma cachaça branca de boa qualidade para aproveitar a característica de cada tipo de madeira.

Num barril pequeno de 2 a 6 litros você não precisa deixar a cachaça envelhecer por mais de 1 ano e meio, pois como o barril é menor a cachaça já está em constante contato.

Não é indicado deixar o barril em ambientes de churrasqueira com muito calor ou até mesmo no sol, assim a madeira irá ressecar e a sua cachaça vai evaporar. Prefira ambientes mais úmidos e com abrigo de sol, mesmo tomando este cuidado você ainda terá uma perda de 10% a 15% do líquido que for colocado dentro. Isso é normal!

Fonte: Sítio Nova Vida

Tipos mais usados de madeira e seus efeitos no armazenamento da cachaça:

Carvalho
Envelhece a bebida reduzindo sua acidez, deixando sabor e perfumes característicos (lembram baunilha), além de tornar amarelada a cor do líquido.

Amburana, também conhecida por umburana ou imburana
Assim como o carvalho, envelhece a bebida, ao mesmo tempo em que diminui sua acidez, deixando-a com aroma e sabor levemente adocicados, além da cor amarelada.

Bálsamo 
Imprime cor dourada, e dá gosto e aroma marcantes.

Castanheira-do-Pará
Torna a cachaça mais suave, deixando sua cor levemente bronzeada, com aroma e sabor característicos do fruto.

Jequitibá-Rosa 
Reduz a acidez da aguardente, preservando o aroma e sabor originais. Até mesmo a cor é mantida quase original, bem clara.

Araucária
A que melhor preserva a cor, o aroma e o sabor originais da bebida.

Se você seguir estes passos aproveitará muito mais o seu barril. Saúde!