Image for post
Image for post
Imagem retirada do Freepik.

No início de 2020, a pandemia de Covid-19 chegou com força ao Brasil. Dentre as medidas adotadas pelas autoridades, a mais impactante para todos os setores sociais foi certamente o isolamento. Também comumente chamada de quarentena, essa medida exigiu resiliência e criatividade para a manutenção do funcionamento das mais importantes instituições da sociedade brasileira, dentre elas, o Parlamento.

Na Câmara dos Deputados, uma verdadeira força-tarefa foi montada para que um mínimo de atividade legislativa fosse mantido, o que se deu especialmente por meio de tecnologias que permitiram aos deputados e deputadas federais deliberar sobre os temas mais urgentes a partir de suas próprias casas. Nesse contexto, há de se reconhecer a excelência do trabalho técnico realizado pela Câmara, tanto pela sua rapidez quanto pela sua efetividade, uma vez que as ações implementadas garantiram, em exíguo espaço de tempo, as condições necessárias para se evitar um arriscado estado de inércia política. …


Em 1º de Novembro de 2020, completam-se sete anos quando foi proposta a ideia do LABHacker da Câmara dos Deputados, por participantes do 1º Hackathon da Câmara dos Deputados. Com esse marco temporal, é oportuno buscar refazer uma trajetória do Laboratório com seus aprendizados até agora.

Regularmente, outros servidores públicos e pesquisadores ligados às temática de inovação e participação, nos enviam questionamentos acerca da natureza e atividades do LAB. Inúmeras teses e artigos já foram escritos em diferentes anos contando parte da nossa história.

Como contribuição a esse público, este texto — o primeiro de uma série de três artigos — é construído em cima da revisão de arquivos e material produzido, mas é também uma reflexão, um testemunho, uma interpretação pessoal acerca da jornada do LABhacker em todos esses sete anos de existência. …


Certa vez, assistindo a um filme com meu filho, vimos um dos protagonistas se questionar de onde vinha a capacidade criativa de outro personagem da história. Era um filme sobre homens das cavernas e essa cena foi uma das mais engraçadas. Por se ambientar na pré-história, a narrativa criava um terreno fértil para ideias inovadoras e isso acabou seduzindo o nosso protagonista a também explorar a sua própria criatividade. Porém, ao escolher o caminho da competição com o outro personagem, ele chega a deduzir que as ideias só poderiam vir do estômago das pessoas. Daí já dá para supor que as invenções dele não eram das melhores. …


Image for post
Image for post

Atenção: este projeto é um experimento e fez parte de um hackathon.

Este texto é uma continuação do texto anterior sobre as semanas de desenvolvimento do LABootcamp, se você ainda não leu, é só clicar aqui :)

Mais do que apenas falar sobre ferramentas novas, na semana de desenvolvimento do LABootcamp, nós colocamos a mão na massa em um Hackathon interno de 2 dias! O principal desafio era testar as novas abordagens aprendidas ao longo das duas semanas e analisar sua efetividade em projetos futuros.

Depois de um “toró de ideias” entre a equipe, conseguimos chegar no escopo de um projeto que envolve a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nos dados que temos acesso do e-Democracia (se você não conhece as ferramentas, acesse o portal e descubra mais detalhes). …


Image for post
Image for post

A gente não consegue, nem gosta de ficar parado. Além disso, nada como uma imersão para começar o ano bem! Nos inspiramos em bootcamps (treinamentos rápidos) e assim nasceu o LABootcamp, para alinhar a equipe sobre dois temas durante o mês de janeiro: desenvolvimento e design.

Nas duas primeiras semanas, reunimos os nossos desenvolvedores e pedimos que cada um fizesse apresentações de seus pontos técnicos fortes e das áreas que gostariam de explorar no futuro. …


Image for post
Image for post

E aí, galera! Já faz um tempinho que não nos vemos por aqui, né? Mas tudo bem, hoje viemos falar sobre comunicação. Isso mesmo. Comunicação. E, claro, sobre a relação (tão importante) entre a sociedade e o Parlamento. Diz aí, você acha que a Câmara escuta e conversa com você?

Neste ano, a Câmara criou o Conselho Consultivo de Comunicação Social para definir como a Casa deve falar com você! Ele é composto por 5 deputados, 2 servidores e 4 representantes da sociedade civil. …


Image for post
Image for post

No último ano, parte da equipe do LAB esteve imersa no desenvolvimento de um novo formato de participação do Wikilegis, uma das principais ferramentas do e-Democracia, nossa plataforma de participação popular. Nessa quinta (12), tivemos a honra de mostrar o resultado ao mundo!

No ar desde 2013, ano em que a população começou a se engajar mais no cenário político, o Wikilegis surgiu para suprir a necessidade de participação social. …


Image for post
Image for post

Vamos supor que você vai viajar sozinha (o). Assim, você escolhe o destino, as datas, os passeios e os transportes como quiser.

Agora imagine que você vai viajar com seus amigos. As coisas mudam um pouco, né? Cada um tem uma preferência e, muitas vezes, é difícil entrar em um acordo. A situação já complicou, mas pode complicar ainda mais: e se esses amigos não forem tão próximos uns dos outros? Como fazer pessoas com opiniões diferentes e pouca proximidade chegarem a um consenso?

Essa situação ilustra um dos principais desafios para a participação social no processo legislativo, o fenômeno de participação like-minded: discussões políticas on-line em que as pessoas preferem debater só em grupos nos quais as suas preferências sejam compartilhadas e aceitas. Valorizada por diversas empresas, desde sites de busca até redes sociais, essa dinâmica é amplamente presente na internet e conhecida no meio como filter bubble, termo que significa algo como “bolha-filtro”. …


Image for post
Image for post

O LAB alcançou 5.055 curtidas no Facebook. Agora a gente é 5K! Em gratidão, fizemos uma curadoria especial para você. Para cada “K”, preparamos cinco sugestões de palestras, filmes, livros, documentários e projetos inovadores. Confira!

Palestras

Image for post
Image for post

A primeira seleção de conteúdo que preparamos para vocês consiste em cinco sugestões de palestras inspiradoras da plataforma TED. Elas tratam de assuntos como cidadania, política e criatividade, três coisas que têm tudo a ver com o LAB.

Em Por que bons hackers fazem bons cidadãos, explica-se o verdadeiro significado da palavra hacker e o papel desse grupo na sociedade. Exigindo um governo mais aberto, Codificando um governo melhor e Como a Internet irá (um dia) transformar o governo, por sua vez, abordam a importância que têm a opinião e contribuição dos cidadãos para o governo no papel de administrar uma comunidade. Já Designers, pensem grande sugere uma diferente aplicação do design, não preocupada apenas com a estética dos objetos, e sim equilibrando-a com usabilidade, viabilidade técnica e econômica, e inovação. …


Image for post
Image for post

Olá, pessoal! O LABHacker realizou sua rodada de planejamento aberto, o Nós do LAB, do dia 26 de junho a 1º de julho. Como explicado anteriormente, o evento reuniu especialistas de dentro da Câmara e da sociedade civil para identificar problemas na relação Cidadão x Parlamento e pensar em soluções a serem desenvolvidas até o próximo ano pelo LAB.

Três eixos nortearam o evento: Transparência (24/06), Participação Social (26/06) e Cidadania (28/06). …

About

Hackers do LAB

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store