A correlação revolucionária entre o cenário do audiovisual e design e a inteligência artificial

Aula aberta no auditório da Famecos mostrou como a IA está transformando como criamos e consumimos conteúdo visual

LabJ
3 min readOct 4, 2023

Por Felipe Silva Teixeira

Tietzmann iniciando a aula aberta sobre inteligência artificial | Foto: Júlia Beatriz Ponzoni Pretto

No segundo dia da Semana Acadêmica 2023 da PUCRS, a aula aberta Filmando com Inteligência Artificial — Ferramentas e Possibilidades, ministrada pelo professor do curso de produção audiovisual, Roberto Tietzmann, trouxe insights sobre o uso da inteligência artificial no campo do audiovisual e design. Tietzmann, também pesquisador especializado em relações entre audiovisual, design e tecnologia, começou a aula com uma breve apresentação pessoal. Ele trouxe consigo uma bagagem de conhecimento que se estendeu por anos de estudo e experiência prática no cenário de inteligência artificial relacionada a imagens.

A primeira abordagem do palestrante foi traçar um panorama atual sobre o uso da inteligência artificial e a correlação entre palavra e imagem. Ele destacou como a IA está transformando radicalmente como criamos e consumimos conteúdo visual, abrindo caminhos para a inovação e a experimentação.

Em seguida, o professor destrinchou os bastidores dos algoritmos da inteligência artificial, desmistificando seu funcionamento e impacto no cotidiano. Em um momento interativo, Tietzmann convidou o público a participar de um teste experimental utilizando o serviço Google Vision. Juntos, eles analisaram as propriedades de imagens de um robô baseado no retrato da Monalisa, revelando como a IA interpreta e processa elementos visuais.

Ao abordar a comparação entre serviços de geração de imagem em IA, Tietzmann apresentou uma visão abrangente das ferramentas disponíveis. Ele destacou as vantagens e desvantagens de serviços como Stable Difusion, Bing AI (Dall-e) e Genmo.AI, demonstrando em quais situações cada um se destaca, dando dicas e instruções para explorar o potencial máximo da IA na geração de imagens.

Outro tópico abordado na aula aberta foi a discussão sobre a criação de cenários imersivos. Tietzmann ilustrou como a inteligência artificial pode ser usada para criar experiências visuais envolventes que transcendem os limites da imaginação. Sua apresentação inspirou os presentes a explorarem novas possibilidades criativas na convergência entre tecnologia e arte.

Tietzmann interagindo com os presentes no auditório da Famecos | Foto: Júlia Beatriz Ponzoni Pretto

No final, o professor abriu espaço para uma rodada de perguntas do público, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas e aprofundassem ainda mais o debate sobre a integridade e veracidade do conteúdo disseminado gerado por inteligência artificial no contexto audiovisual. “A tecnologia avança mais rápido que o bom senso”, refletiu Tietzmann.

A Semana Acadêmica Integrada continua até esta quinta-feira (5). O acesso às atividades é aberto e gratuito, sendo necessário realizar a inscrição previamente através do site da universidade. A programação da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos inclui uma variedade de atividades conduzidas por professores. Confira a programação completa da Famecos aqui.

--

--

LabJ

Laboratório convergente do curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS