Aula aberta destaca o diálogo na comunicação estratégica em diferentes áreas

A palestra reuniu estudantes de diversas disciplinas para explorar a essência do diálogo na comunicação estratégica e seu impacto no mercado atual

LabJ
3 min readOct 5, 2023

Por Felipe Silva Teixeira

Alunos de cursos distintos participaram da aula ministrada pela professora Francielle Falavigna | Foto: Júlia Beatriz Ponzoni Pretto

A aula aberta O lugar do diálogo na comunicação estratégica: do conceito à Prática no mercado, conduzida pela professora Francielle Falavigna, reuniu mais de 25 alunos provenientes de diferentes áreas, como Direito, Engenharia, Economia e Psicologia na noite dessa quarta-feira (4). A palestra abordou a essência do diálogo na comunicação estratégica e como essa prática influencia o mercado atual.

Francielle iniciou a palestra mostrando um vídeo ilustrando como a comunicação afeta a percepção de uma marca. Ela ressaltou que compreender o olhar do consumidor e como gostamos de ser tratados são aspectos fundamentais na estratégia de qualquer empresa.

Destacando as diferenças entre organizações e empresas, a professora provocou a reflexão sobre a comunicação como algo mais do que apenas um meio de ganhar dinheiro. Ela enfatizou que o objetivo deve ser tornar a comunicação uma prática principal, não apenas uma ferramenta secundária.

“Todo diálogo é uma dança, envolvendo locutor, receptor e mensagem”, disse Francielle, ao destacar a forma como os interlocutores estão sempre alternando seus papéis na comunicação contemporânea. A forma como interpretamos uma mensagem e a relevância da alteridade e empatia também foram abordadas, incentivando o público a se colocar no lugar do outro para uma compreensão mais profunda.

Em seguida, a palestrante também argumentou que a comunicação é um processo complexo, que envolve pilares fundamentais, fatores subjetivos, relacionais e contextuais. Ela enfatizou a importância de locutores e receptores partirem do mesmo contexto para uma comunicação eficaz.

Francielle ainda discutiu sobre os processos de comunicação não violenta, com ênfase na promoção de ação consciente baseada em percepções, sentimentos e desejos. Além disso, exemplificou situações cotidianas para mostrar como entender o ponto de vista do outro pode evitar conflitos desnecessários.

A aula aberta ainda abordou que a sociedade atual faz uso da ironia e do sarcasmo em situações sérias, assim como a necessidade de preservar o sentido real das mensagens e como isso afeta a comunicação nas organizações. A professora também desmembrou tópicos da pesquisa de tendências em comunicação interna de 2023, salientando desafios e tendências da área. Para ilustrar, ela ofereceu exemplos de casos de empresas que implementaram estratégias de comunicação interna bem-sucedidas.

Falavigna fala sobre processos de comunicação | Foto: Júlia Beatriz Ponzoni Pretto

Por fim, a professora encerrou a aula com a reflexão de que a concorrência se intensificou e a qualidade se tornou menos variável. Falavigna ressaltou que o papel das marcas evoluiu, e agora, mais do que nunca, o diálogo é fundamental. Ela questionou os participantes a se perguntarem se escutam para responder ou para compreender e como podem se expressar com cuidado diante de pessoas com necessidades diferentes.

A Semana Acadêmica Integrada continua até esta quinta-feira (5). O acesso às atividades é aberto e gratuito, sendo necessário realizar a inscrição previamente através do site da universidade. A programação da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos inclui uma variedade de atividades conduzidas por professores. Confira a programação completa da Famecos aqui.

--

--

LabJ

Laboratório convergente do curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS