Dos aviões ao vírus: a comunicação e a gestão das crises

Aula organizada pela decana da Famecos, Rosângela Florczak, reflete sobre as formas de comunicação em situações de emergência

LabJ
2 min readOct 5, 2023

Por Fran B. Geyer

Professora e alunos debatem sobre a comunicação no caso Airbus 447 | Foto: Gabriel Wunderlich

O tema da comunicação de crises é cada vez mais relevante segundo a professora Rosângela Florczak. Nos últimos quatro anos, emergências, como a da Covid19 ou as causadas pelos climas cada vez mais agressivos, estiveram na pauta. Nesse sentido, informar previamente as pessoas que serão atingidas de alguma forma pode minimizar os prejuízos: “Se sabemos que vai acontecer, porque não se prevenir?”, questionou.

A professora destacou que o Brasil não tem uma tradição de prevenção. A atitude de tomar cuidado é muitas vezes alvo de críticas, ao contrário do que acontece em países como Nova Zelândia e Chile, que tomam cuidados e se comunicam claramente com a população durante momentos de instabilidade. “A crise é emocional. Precisamos entender como as pessoas se sentem em meio às crises”, explica Rosângela.

A estudante de Jornalismo Camila Naegelen apresentou o caso da pandemia de Covid-19, destacando as diferenças na comunicação de países como a Nova Zelândia e do Brasil. Os resultados de uma gestão bem-sucedida podem ser vistos nos efeitos minimizados da crise, já uma gestão confusa e desconexa, como a feita no Brasil, tem resultados desastrosos. “O risco foi democrático, atingiu o mundo inteiro”, concluiu Rosângela.

A estudante de Relações Públicas Brendha Barcelos apresentou o caso Airbus 447 (Air France 2009), que vitimou 228 pessoas após cair próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha. A aluna detalhou que a culpa pelo acidente foi parcialmente da Airbus, empresa que produziu o avião, porém, ao contrário da Boeing, a empresa tomou passos para gerir a crise desde o início, evitando novas ocorrências. Mesmo assim, as famílias passaram por momentos de angústia e ilusão.

Essa palestra foi parte da Semana Acadêmica Integrada, que continua até esta quinta-feira (5). O acesso às atividades é aberto e gratuito, sendo necessário realizar a inscrição previamente através do site da universidade. A programação da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos inclui uma variedade de atividades conduzidas por professores. Confira a programação completa da Famecos aqui.

--

--

LabJ

Laboratório convergente do curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS