De geek para geek: uma aventura gastronômica

Por Giovana Duarte, Laura Andrade, Malu Mões e Yanca Marques, alunas do 1º JOC

Acidade de São Paulo, em meio a sua diversidade, se destaca pelo pluralismo de temas incomuns em bares e restaurantes. Além de encontrar diversas comidas temáticas, podemos apreciar artefatos inspirados em filmes, séries, HQs e tudo o que envolve o mundo geek. Neles, uma comunidade geek se sente representada. Todos esses que querem conhecer mais sobre essa cultura podem ser jogados nesse programa e encontrar fãs dispostos a apresentar esse universo e debater sobre teorias do mesmo. Nesses lugares, podemos encontrar todas as idades possíveis, somos jovens que vão com os amigos para curtir, adultos que continuam com uma paixão por filmes e HQs marcantes desde uma infância ou até mesmo famílias que fazem questão de levar os filhos desde pequenos para dentro desse Mundo, mostrando que a cultura geek atravessa gerações.

Para saber mais sobre tais locais (como surgiram, suas ideias e como é uma experiência do público ao visitar), confira uma série de reportagens que será postada aqui. Conheça, junto com a equipe No Controle, alguns dos restaurantes temáticos mais frequentados por geeks paulistanos.

Gibi Cultura Geek

Gibi Cultura Geek: onde séries viram drinks

O bar feito de geeks para geeks.

Para quem gosta de super-heróis, mangás, filmes, vídeo game e uma boa música, além de se considerar um geek de carteirinha, o bar Gibi Cultura Geek é um lugar para desfrutar de boa comida juntamente com um ambiente descontraído e diferenciado. Tem uma decoração totalmente voltada para o público amante da cultura geek, dos detalhes de um simples interruptor até sabres de luz e quadros.

Localizado na Vila Mariana, próximo às faculdades, Belas Artes, Fapcom e ESPM, o Gibi Cultura Geek não quer ser apenas mais um bar onde as pessoas vão somente para beber, mas sim um estabelecimento que atraia o público geek, que comparece por gostar da temática e se sentir à vontade. Tanto que esse mundo nerd está até mesmo no cardápio. Ele conta com uma série de drinks, aperitivos e lanches com nomes, formas, cores e objetos que fazem referência a jogos, séries e filmes, como Breaking Bad, Star Wars e Dexter. Contando com dois andares de pura cor, desenhos e referências, o Gibi conquistou fãs fiéis que são frequentadores regulares ou até mesmo aqueles que vão pela primeira vez por terem pesquisados um local com essa temática e que estão lá pela tão comum boca a boca e acabam se interessando por indicação de algum conhecido.

Além de toda a temática que agrada os clientes, eles dão a opção de um aplicativo pelo qual você é apresentado a um repertório de músicas. Ao ser selecionado, em algum momento de sua refeição será possível ouvir a sua música, o que torna toda a experiência mais dinâmica e agradável ao cliente. Durante toda a visitação, há filmes ou séries passando nas TVs.

O atendimento se mostrou de grande qualidade. Ao se conversar com os funcionários, percebe-se que o fato de eles se encaixarem no mundo geek o trabalho fica mais agradável. Um deles revelou que passa até seus dias de folga no Gibi Cultura Geek. Falando com alguns clientes, nota-se o quanto eles se sentem encaixados em um ambiente onde misturam seus personagens e programas preferidos com uma comida boa e os amigos. As comidas variam de pequenas porções até hot-dogs com salsicha alemã, além da especialidade do local, que são os drinks coloridos e enfeitados.

Por ser um dos poucos restaurantes com essa temática tão fiel ao público geek, qjá foi chamado para muitos eventos que exigiam essa temática, como pela Cartoon Network. O Gibi também conta com uma programação de atrações, como a Magic Fridays, onde há uma apresentação do mágico William Oliveira toda sexta feira. Também a Quanta Gente no Gibi, um evento “drink and draw” que ocorre toda primeira quinta-feira do mês. Há também transmissões de eventos geeks.

Para os que não se contentam somente em observar e curtir a decoração, há a venda de produtos como HQs, camisetas, estátuas e colecionáveis.

O bar Gibi Cultura Geek está localizado na Rua Major Maragliano, 364, na Vila Mariana, e funciona de quarta e quinta das 17 às 23h30, de sexta das 18 à 00h30 e de domingo das 16 às 22h30.

Big Kahuna Burguer: sangue, bacon e Tarantino

Muitos geeks sonham em um dia poder trabalhar com algo que envolva os tão amados filmes, séries e HQs de que são fãs. Foi isso que fez Renato Veras Junior, um fanático por Tarantino e amante de hambúrguer e bacon. Ele sempre dizia para os amigos e familiares que, ao se aposentar, abriria um Big Kahuna Burguer — restaurante que aparece nos filmes de Tarantino, principalmente em Pulp Fiction, o favorito do dono da hamburgueria.

Renato já havia registrado a marca quatro anos antes de abrir o restaurante, o que só ocorreu em 2013. Ele destaca que a ideia foi puramente por ser fã, não uma jogada de marketing, e que se surpreendeu ao encontrar diversos outros fãs de Tarantino.

Apesar da temática tarantinesca, a hamburgueria é mais conhecida por “templo do bacon”, devido a presença desse em 80% do cardápio. Ao contrário do que se pode pensar, a ideia de ter um menu voltado para bacon não surgiu pela paixão de Tarantino por esse tipo de comida, mas sim do próprio gosto de Renato.

Quando estava terminando de construir a casa, ele decidiu pintar um porquinho cor-de-rosa, onde se lia “We love bacon”. Apesar da desaprovação dos amigos e familiares, esse virou um dos pontos mais famosos do local. Muitas pessoas ao visitar o Big Kahuna tiram fotos juntas com o porquinho, e, ao perceber que seu amor por bacon não era singular, Renato decidiu investir em receitas com esse ingrediente tão popular.

Foi assim que surgiram hambúrgueres gigantes, petiscos, sorvetes e, até, milk-shakes de bacon. O que também acabou virando uma marca forte da decoração do local, que apresenta desde desenhos na parede até letreiro em neon no bar.

No primeiro ano da casa, eles decidiram comemorar o Bacon Day, o qual já existia, porém ficou famoso em São Paulo por ser comemorado no Big Kahuna. O dia é comemorado um fim de semana antes do dia do trabalho americano. As filas no Big Kahuna chegam a virar a esquina.

Um lugar mágico tanto para quem é cinéfilo quanto para quem é apaixonado por bacon, onde a rua da gastronomia cruza com a rua do universo tarantinesco. Big Kahuna é o ponto de encontro perfeito para amigos e familiares que dividem as mesmas paixões: filme e comida.

O Big Kahuna Burger está localizado na Alameda Lorena, 53 — Jardim Paulista, SP. Aberto de terça a quinta: 12 h — 15 h / 19 h — 23; de sexta: 12 h — 15 h / 19 h — 00 h; sábado: 13 h — 00 h e domingo: 13 h — 23 h.

Encounter Board Game Café: um encontro lúdico

OEncounter, inicialmente, surgiu com a proposta de ser uma loja de jogos de tabuleiro. Seus proprietários, Rafael Machado de Souza Sales e Aline Ferrari El Bayeh Sales, tinham como hobbie o consumo de jogos diferentes dos que conhecemos popularmente — com a dificuldade de encontrar tais jogos no Brasil, Rafael e Aline tinham de importar os produtos. Contudo, em 2014, por diversas razões, a ideia foi abandonada.

Foi quando os sócios tiveram uma nova ideia que ainda envolvesse seus interesses pelos jogos. Surgia então a ideia do Board Game Café, inspirado por outros lugares com propostas parecidas, como o Draughts, em Londres, e, principalmente, o Snakes and Lattes, no Canadá.

Snakes and Lattes Canadá — Imagem rtirada do site The Star

O Encounter trabalha com jogos de tabuleiro modernos, ao contrário dos jogos que a maioria dos brasileiros conhecem, como Jogo da Vida, Banco Imobiliário e Detetive. Rafael coloca esses jogos como clássicos e ainda cita: “São jogos [os clássicos] em que sua tomada de decisão é nenhuma, ou mínima. Os jogos de tabuleiro modernos buscam implementar maior diversão e interação entre os jogadores. Eles evitam, por exemplo, eliminar jogador”. Rafael também conta que os jogos modernos foram evoluindo e melhorando sua mecânica e diversidade: “Se quisermos um jogo mais leve, pra dar risada, tem; quero um jogo pesado, pra ficar pensando? Tem também. Existe uma gama absurda de jogos para atender todo o público”.

A ambientação, que ainda está em processo de construção, é descolada, moderna e “bem industrial”, segundo Rafael, que foi muito influenciado pelos Board Games Café de outros países. Não existe uma comunicação direta com o público geek, já que a ideia do local é atingir, também, o público comum.

Rafael conta que novas maneiras de abraçar o público estão sendo desenvolvidas e compartilha futuros programas que o Encounter planeja oferecer aos clientes: “Estamos buscando parcerias para eventos. A gente não sabe se vai conseguir ter este mês de junho, mas queremos ter noites voltadas para o público LGBT, noites temáticas para os fãs de Star Wars, fazer campeonatos. Além das noites de games designers, para a galera poder vir e testar com o cliente, palestras relacionadas com games, então aos poucos a gente começa a ajustar nosso calendário para atrair mais o público”.

Rafael também enfatiza a falta de lugares com propostas parecidas com a do Encounter. “São Paulo, do tamanho que é, nunca é muito. Ter três ou quatro lugares desse tipo, eu só posso dizer que são lugares que se complementam, lugares que a mesma tribo busca conhecer.”

O Encounter Board Game Café é um lugar em que o público pode desfrutar não apenas de um cardápio delicioso, em que os preços variam de 20 a 48 reais, mas também conhecer novos jogos e se divertir com a família e os amigos. O Board Game Café conta com uma variedade próxima de 300 jogos de tabuleiros modernos, que atingem grupos grandes, pequenos, duplas e iniciantes. Monitores auxiliam na escolha e ensinam as regras paras os clientes. O preço para jogar, à vontade, é 20 reais por pessoa.

Rafael acredita que o mercado ainda vá se desenvolver e que novas ideias surgiram, assim como novos jogos e novas empresas, já que existe uma média de 8 a 10 jogos sendo lançados por mês, no Brasil. No momento, Rafael e sua sócia, Aline, não planejam expandir a ideia do Encounter para outros lugares. “O foco é arrumar a casa”. Eles também não enxergam uma franquia, por receio de perder a essência que se baseia o board game, além de pensar a dificuldade de abrir uma franquia em outros estados e conseguir atingir o público no lugar certo: “Como eu chego no bairro certo em outros estados? Como eu trato o carioca, por exemplo? É diferente no atendimento ao paulista.”, mas consideram que a possibilidade nunca possa ser descartada.

O Encounter Board Game Café está localizado na Rua dos Pinheiros, 1022 — Pinheiros, SP e está aberto as terças-feira, do 12h às 15h; de quartas às sextas, do 12h às 15h e 18h às 00h; sábados das 16h às 00h e domingos, das 14h às 22h.

Viagem além da gastronomia

Big Kahuna, Gibi Cultura Geek, Encounter Board Game Café, locais onde estão presentes e fantasias: o cenário de filme se torna real, os desenhos mais clássicos se tornam bebidas extraordinárias e jogos de tabuleiros ganham dos celulares. Universos mágicos construídos com alguns metros quadrados, boa comida e, claro, muita imaginação. Temos alguns que são voltados para filmes, para séries, outros para jogos — tabuleiros ou eletrônicos, ou para todas essas atividades juntas. Seson One, Jeti’s Burger, Ludus Luderia, Taverna Medieval, Saloon, Marvel Bar e Burguer e muitos outros são exemplos de diversidade de temas mais voltados para geeks que encontramos nos, mas limitados, lugares em São Paulo.

Jeti’s Burger — Reproduções do site Catraca livre.

Em uma cidade com mais de 12 milhões de pessoas, alguns restaurantes, bares e cafés voltados para um público geek ou em busca de lugares diferenciados ainda é muito pouco. Olhar para todos esses lugares e pensar em geeks paulistanos loucos por nerdices é inevitável, mas eles atraem muito mais do que apenas um público específico.

Quais são nossos amigos e amigos? Loucura de ir para um lugar diferente? Todos, ao menos uma vez, já tivemos essa sensação, já quisemos sair dos lugares “muito eu mesmo” e encontre um espaço onde a noite criar diversão certa. Todos estes lugares abrem como portas para o público semper de braços abertos e dispostos a conquistar mais corações, com suas funções e gestões e cardápios cheios de referências, um grupo de amigos, um casal, uma família inteira ou um solitário na noite paulistana.

Gibi Cultura Geek

A equipe No Controle trouxe apenas uma ponta do iceberg que é esse mundo relacionado a uma cultura geek, tanto para ressaltar a presença lugares lugares para mostrar todos os interessados ​​que são para todos, não importa se você é geek de carteirinha, se você Está em busca de sua carteira de geek, é que você quer um novo lugar para a sua noite de sexta-feira ou se tem vontade de tomar um café jogando RPG de tabuleiro.

RPG de Tabuleiro — Encounter Board Game Café